Catering o que é? Como trabalhar na área?
Catering é uma das carreiras que mais cresce no campo das artes culinárias. Muito promissora, a carreira vem crescendo com a expansão do turismo, além do considerável crescimento no mercado de serviços gastronômicos sob demanda.
Vamos entender melhor essa carreira e como ela pode ser a escolha como profissão.
Catering: o que é?
Um caterer organiza a preparação, entrega e apresentação de alimentos para os clientes. Se você já participou de uma festa de casamento, já viajou de avião, jantar de formatura, recepção de casamento ou um bar mitzvah onde houve o preparo e apresentação de comida lindamente preparada, as chances são de que o evento tenha sido atendido por um profissional de catering.
Leia também
Catering: o que faz?
Existem três tipos principais de caterers que incluem:
Caterers móveis
Caterers de hotel/restaurante
Caterers particulares
Os caterers de cada tipo atendem a uma variedade de necessidades para seus clientes. Observe que, em alguns casos, as necessidades dietéticas e religiosas podem participar do evento ser atendido e precisa ser cuidadosamente observado.
1. Os caterers móveis
Frequentemente serão encontrados em uma feira, uma esquina, um trailer de comida e bebida em um canteiro de obras, em um quiosque de shopping ou praça de alimentação e, às vezes, nos lobbies de algumas empresas.
Esses tipos de caterers oferecem itens pré-embalados que variam de sanduíches a saladas e podem até entregar refeições para a clientela de negócios ocupada demais para sair do escritório para almoçar.
2. Caterers de hotéis/restaurantes
Geralmente são ligações entre o cliente e a equipe da cozinha para planejar um evento.
Suas responsabilidades incluem a preparação do menu, o arranjo de banquetes, a configuração da tabela, a entrega de decorações e a organização de pessoal de serviço extra, conforme necessário.
3. Caterers particulares
Possuem seus próprios negócios, contratando fornecedores conforme necessário. Esses fornecedores são frequentemente contratados para recepções de casamento, festas de aniversário, aniversários comerciais e pessoais, eventos de férias comerciais, festas de aposentadoria, além de muitos outros eventos.
Eles são responsáveis por todos os aspectos da ocasião, incluindo menus, aluguel de louça de pratos e jantares e organizando a equipe de garçons apropriada. Eles também costumam ser responsáveis por organizar uma equipe de limpeza para entrar após o término do evento.
Catering: cursos e formação
O catering requer uma forte ética de trabalho, bem como paciência, excelentes habilidades de comunicação, habilidades de supervisão e um ótimo olhar para os detalhes. Excelentes habilidades organizacionais, bem como a responsabilidade fiscal, também ajudarão um fornecedor a obter sucesso nesta carreira.
Os requisitos legais também precisam ser atendidos por caterers. Isso inclui um alvará de funcionamento, seguro de responsabilidade civil e as licenças de negócios apropriadas exigidas pelo estado ou município.
Um bom começo na profissão, além dos cursos na área, é começar como MEI e ir evoluindo o negócio à medida em que você vende mais.
Você é adequado para ser um caterer?
Os caterers têm personalidades distintas. Eles tendem a ser indivíduos artísticos, o que significa que são criativos, intuitivos, sensíveis, articulados e expressivos. Eles são não estruturados, originais, não conforme e inovadores. Alguns deles também são empreendedores, o que significa que são aventureiros, ambiciosos, assertivos, extrovertidos, enérgicos, entusiasmados, confiantes e otimistas.
Como é o local de trabalho de um caterer?
Um fornecedor pode trabalhar em uma variedade de locais, tanto em ambientes fechados quanto ao ar livre.
Alguns exemplos são canteiros de obras, lobbies de negócios, hotéis, banquetes e recepções de casamento e casas particulares das pessoas.
É uma carreira que exige muito, com constante atendimento ao público e resolução de problemas.
Os caterers estão em demanda?
Enquanto as empresas de catering precisam lidar com recepções de casamento, festas, banquetes, funções corporativas, serviços de alimentação e outros eventos, oportunidades significativas de emprego e ganho no campo são amplamente para caterers que gerenciam seus próprios negócios.
A maior parte do crescimento do emprego nesse setor ocorre à medida que os funcionários dessas operações se mudam para outras carreiras ou se aposentam.
Há muita demanda para a área de turismo, que vem crescendo nos últimos anos e deve continuar crescendo.
Como se tornar um caterer?
Os caterers geralmente têm os mesmos requisitos educacionais que chefs e cozinheiros. Embora a Escola Culinária não seja obrigatória para obter sucesso no campo da catering, pode ser um forte ponto de partida na obtenção de uma posição com um negócio já estabelecido.
Vários programas de graduação em artes culinárias estão disponíveis em faculdades, cursos técnicos, e mais.
O que acham da carreira de catering? Vocês trabalhariam na área? Compartilhem nos comentários suas opiniões!
Sobre o autor
André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.
Veja também
Como fazer um plano de carreira para seus funcionários?
10 Empregos para você trabalhar de casa!
10 Trabalhos com Horários Flexíveis! Escolha o seu!
30 empregos que podem te ajudar a fazer mais dinheiro