CMO, o que é?
O CMO ou Chief Marketing Officer é também conhecido como Diretor de Marketing de uma empresa. Responsável por administrar a equipe de marketing de uma empresa, um CMO tem se tornado cada vez mais importante para o bom desempenho de uma empresa. Vamos então explicar um pouco mais sobre esta posição e este profissional.
CMO: o que é?
Um Chief Marketing Officer (CMO) é responsável por supervisionar o planejamento, desenvolvimento e execução das iniciativas de marketing e publicidade de uma organização. Reportando-se diretamente ao CEO, a principal responsabilidade do CMO é gerar receita aumentando as vendas por meio do marketing bem-sucedido para toda a organização, usando pesquisa de mercado, preços, marketing de produto, comunicações de marketing, publicidade e relações públicas.
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CMO e seu significado expandido
Em muitos casos, a função do CMO é expandida para incluir gerenciamento de vendas, desenvolvimento de novos negócios, desenvolvimento de produtos, gerenciamento de canais de distribuição e atendimento ao cliente. O CMO garante que a mensagem da organização seja distribuída em todos os canais e para públicos-alvo, a fim de cumprir os objetivos de vendas. Hoje, isso significa buscar novas maneiras de entregar mensagens, como plataformas móveis, vídeo e mídia social.
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Habilidades e requisitos de um CMO
Como profissional de marketing de nível sênior, um Diretor de Marketing deve ser analítico e criativo e possuir amplo conhecimento em uma variedade de disciplinas, como produção, tecnologia da informação, jurídico e financeiro. Os CMOs geralmente planejam, dirigem e coordenam os orçamentos de marketing de acordo com as metas organizacionais.
Conjunto de habilidades
Excelentes habilidades analíticas
Capacidade demonstrada de liderar e inspirar uma equipe
Excelente comunicação e habilidades interpessoais
Flexibilidade
Defesa do cliente apaixonado
Conhecimento profundo dos princípios de marketing, gestão de marca, produto e serviço
Compreensão profunda das mudanças na dinâmica do mercado
Espírito empreendedor
Educação de um CMO
Normalmente, é necessário um diploma de bacharel e dá-se preferência a um grau avançado em marketing ou negócios, preferencialmente adicionando um MBA em seus currículos. Além disso, a maioria dos CMOs tem aproximadamente 10 anos de experiência completa em marketing ou desenvolvimento de negócios em posições de responsabilidade crescente – com foco na expansão de marketing – bem como três a cinco anos de experiência em funções de liderança.
Certificações e qualificações relacionadas para um CMO
Profissionais de marketing e negócios que desejam avançar para uma posição de CMO podem melhorar suas perspectivas inscrevendo-se em um programa de MBA com especialização em Marketing. Os cursos normalmente incluem marketing estratégico, estratégias de comportamento do consumidor, gerenciamento de marketing e pesquisa de mercado avançada.
Onde trabalham os diretores de marketing?
Os diretores de marketing normalmente trabalham em um ambiente corporativo. Como um profissional de marketing de nível sênior em um dos degraus mais altos do último corporativo, muitas pessoas os admiram. Para isso, o CMO precisará inspirar várias equipes para alcançar grandes resultados.
10 perguntas comuns da entrevista de emprego para um CMO
Ao se dirigir para uma entrevista para um cargo de CMO, certifique-se de vir preparado para discutir sua visão criativa e suas qualificações. Reveja alguns dos trabalhos atuais da empresa explorando sites, materiais colaterais, redes sociais e outras fontes e esteja pronto para fazer recomendações para melhorar o trabalho.
Aqui estão algumas perguntas para as quais você deve se preparar:
Que papel o marketing pode desempenhar para ajudar a empresa a superar as realidades econômicas atuais?
Como você definiria o sucesso na função para a qual está sendo entrevistado?
Que habilidades você traz que ainda não temos?
Como você utiliza a análise de marketing para impulsionar seus resultados?
Você pode dar um exemplo recente em que foi responsável por mudar a estratégia de sua marca que teve um impacto mensurável na receita? Como você chegou a essa mudança?
Ao entrar em uma reunião com uma de suas equipes, o que é mais importante transmitir: o que eles têm que fazer (os resultados criativos) ou por que eles têm que fazer (os motivos comerciais)?
Em quais mentores ou empresas você busca inspiração?
Como você aproveita as ferramentas e tecnologias mais recentes para produzir os melhores resultados?
A “diferenciação” é suficiente ou a empresa deve se concentrar na “inovação”?
Como você garante que está usando o dinheiro orçado para envolver o público certo?
Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas!
Sobre o autor
André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.
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