Coach profissional e pessoal, o que faz?
Antes de definirmos o coach profissional e o pessoal, vamos primeiro ver por que ele é tão popular hoje. Em meio a mudanças e desenvolvimentos contínuos, as pessoas raramente ficam presas simplesmente porque não possuem informações importantes ou procedimentos precisos de um curso ou livro. Em vez disso, geralmente ficam presos no modo como pensam e se sentem sobre si mesmos ou sobre suas situações na vida e no trabalho. Quais os principais motivos para isto estar acontecendo?
O que o coaching faz: o contexto do coach
Uma explosão no uso das telecomunicações globais abriu novos mercados em todo o mundo e isso aumentou drasticamente a concorrência entre as empresas.
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Para ser mais competitivo, as empresas estão se tornando mais responsivas às necessidades dos clientes, inclusive reorganizando e descentralizando as estruturas organizacionais mais planas.
Além disso, as organizações estão se tornando muito mais sensíveis aos diferentes valores, opiniões e perspectivas no novo mercado e ambientes de trabalho.
Consequentemente, para trabalhar de maneira eficaz, as organizações e os funcionários devem estar continuamente abertos e se adaptar ao feedback de seus mercados e outros ambientes. (Isso é chamado aprendizado contínuo.)
Os resultados dessa rápida mudança incluem desafios e problemas mais complexos em nossas vidas e trabalhos.
Os meios tradicionais para enfrentar esses desafios e problemas não estão funcionando tão bem quanto necessário.
Por exemplo, o estilo tradicional de liderança descendente e autocrático não é compatível com a possibilidade de permanecer aberto a feedback e aprendizado.
Problemas complexos não podem ser resolvidos por especialistas e gurus que lideram os seguidores por meio de abordagens altamente analíticas e racionais.
As sessões de treinamento de uma só vez, como seminários e workshops, não são tão eficazes para ajudar os alunos a aprender continuamente com suas experiências.
Consequentemente, as empresas estão exigindo que os serviços de treinamento e desenvolvimento sejam muito mais eficazes para ajudar as pessoas a “aprender a aprender” (aprendizado contínuo) e aplicar esse aprendizado no local de trabalho.
Todos esses problemas estão ocorrendo ao mesmo tempo em que muitos de nós estão buscando mais significado em nossas vidas.
O que o coach faz?
Talvez uma definição de coaching também explique como o coaching aborda os principais problemas que muitos de nós enfrentamos em nossas vidas e trabalhos. Estudamos uma variedade de modelos de treinamento, inclusive durante estudos e pesquisas em nível de mestrado e doutorado. Aprendemos que existem muitos modelos de treinamento e que esse número está aumentando rapidamente (embora muitos dos modelos de treinamento pareçam ter muito em comum).
Também fomos treinados em uma variedade de modelos de treinamento e lemos muitos livros de treinamento e outras publicações sobre treinamento. Aprendemos que existem tantas definições de coaching quanto profissionais e escritores. Não existe uma abordagem padronizada e amplamente aceita para o coaching.
Por exemplo, alguns treinadores veem o coach como um especialista que ajuda o cliente, em parte, transmitindo conhecimento especializado ao cliente, enquanto outros treinadores afirmam que o coach não precisa ter nenhum conhecimento sobre a meta do cliente. Alguns coaches afirmam que o coach lidera a experiência de coaching, enquanto outros afirmam fortemente que o relacionamento de coaching é um dos iguais em que a direção do coaching é completamente determinada pela natureza e pelas necessidades do cliente.
Alguns treinadores afirmam que o papel do treinador inclui o papel de mentor, enquanto outros treinadores afirmam fortemente que há uma enorme diferença entre os papéis de treinador e mentor. Alguns treinadores afirmam que o treinador capacita o cliente, enquanto outros treinadores afirmam que apenas o cliente pode se capacitar.
Alguns treinadores afirmam fortes diferenças entre as práticas de coaching, aconselhamento, orientação e terapia. Essas diferenças entre as visões dos treinadores dependem muito de seus valores pessoais, dos modelos de coaching dos quais trabalham e do foco específico do coaching, por exemplo, ser coaching de desempenho, coaching pessoal ou empresarial, coaching de desempenho, coaching executivo, treinamento de liderança, etc.
Existem vários tipos de conversas de coaching. Um tipo pode ser usado para resolver um assunto curto e específico. Outros tipos incluem sessões contínuas para orientar e apoiar mudanças duradouras entre os clientes. Tradicionalmente, o coaching é realizado em pares, ou seja, o coach trabalha individualmente com o cliente. O treinamento também pode ser realizado em grupos, incluindo onde um treinador treina vários clientes no grupo ou onde os membros do grupo se treinam.
O que o coach profissional e pessoal faz?
Definimos coaching pessoal e profissional como trabalhando em parceria entre coach e clientes para fornecer estrutura, orientação e suporte aos clientes para:
Dar uma olhada completa em seu estado atual, incluindo suas suposições e percepções sobre seu trabalho, eles mesmos e outros;
Estabelecer metas relevantes e realistas para si, com base em sua própria natureza e necessidades;
Tomar ações relevantes e realistas para alcançar seus objetivos; e
Aprender continuando a refletir sobre suas ações e compartilhando feedback com outras pessoas ao longo do caminho.
Principais benefícios do coaching
O coaching pode beneficiar quase qualquer pessoa em quase qualquer situação. Os benefícios que o cliente obtém de suas experiências de treinamento dependem muito do que eles escolhem para trabalhar em seu treinamento. No entanto, existem alguns benefícios principais que os clientes podem alcançar, independentemente dos objetivos em que trabalham. Independentemente dos objetivos dos clientes, o coaching pode ajudar os clientes a:
Aprender de forma mais eficaz, ajudando-os a tomar ações em andamento sobre as metas atuais do mundo real e compartilhando feedback com outras pessoas ao longo do caminho (essa é realmente a maneira que os adultos aprendem melhor).
Resolver problemas complexos, ajudando os clientes a reinterpretar ou reformular continuamente seus problemas e continuar a tomar ações para resolvê-los também.
Encontrar mais significado ajudando-os a participar de maneira mais sincera e realista do aqui e agora, ajudando-os a viver vidas mais autênticas.
Princípios comuns a várias escolas de coaching
Apesar das muitas perspectivas sobre o coaching, parece haver alguns princípios comuns a muitas abordagens ao coaching, incluindo:
As pessoas têm um potencial grande ou até ilimitado.
As pessoas desenvolvem-se primeiro de dentro de si mesmas – o aprendizado começa com elas mesmas.
O desenvolvimento inclui toda a pessoa, seus pensamentos e sentimentos, cabeças e coração.
As pessoas podem desenvolver muita coisa examinando atentamente suas suposições e perspectivas sobre si mesmas e seu mundo ao seu redor.
Metas e direção do coaching devem vir principalmente, ou completamente, da natureza e das necessidades do cliente.
O questionamento é muito eficaz para ajudar os clientes a examinar suas suposições e perspectivas.
O papel das ações e da experiência é fundamental para o aprendizado e o desenvolvimento. Sem prática, não há conhecimento.
Métodos e ferramentas típicas de coaching
Os treinadores usam uma variedade de métodos, ferramentas, formas e exercícios em sua prática. O uso desses métodos e ferramentas depende muito dos valores e foco do coach e das necessidades e natureza únicas do cliente. Eles incluem, por exemplo:
Conjunto claro de padrões e ética que orientam a natureza e o escopo do relacionamento de coaching.
Acordos e contratos para estabelecer entendimento e compromissos claros entre coach e cliente
Vários formulários e listas de verificação para coletar rapidamente informações sobre o cliente em relação a informações de contato, histórico etc.
Inventários e exercícios para ajudar os clientes a esclarecer seus valores e visão por si mesmos.
Ouvir profundamente para realmente entender a natureza e as necessidades do cliente.
Perguntas de sondagem para ajudar o cliente a entender suas próprias suposições e perspectivas sobre si e seu mundo.
Desafios diplomáticos para levar o cliente adiante.
Refletir e resumir para capturar conclusões e aprender para o treinador e o cliente.
O estabelecimento de metas é feito mutuamente com o cliente para garantir uma direção clara e contínua, resolução de problemas, sucessos e desenvolvimento para os clientes.
Forte afirmação e validação para defender a iniciativa, o compromisso e as ações do cliente.
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Sobre o autor
André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.
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