Como colocar palavras chave no LinkedIn?

Em Recursos Humanos por André M. Coelho

Quer saber como atrair mais pessoas para visitar seu perfil do LinkedIn? O segredo para aumentar o tráfego de visitantes no seu perfil do LinkedIn é aplicar técnicas eficazes de Otimização de mecanismos de busca (SEO). E umSEO eficaz para o seu perfil do LinkedIn não é tão difícil quanto parece.

A importância das palavras chave no LinkedIn

Basicamente, o LinkedIn é um banco de dados muito grande de perfis que usa campos-chave para ordenar (ou “indexar”) toda a coleção de dados.

Como a maior parte da receita do LinkedIn é gerada por recrutadores que usam o LinkedIn para encontrar candidatos, o LinkedIn conhece as melhores palavras-chave para SEO pessoal.

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As boas notícias? A maioria dos termos que você digita no LinkedIn é pesquisável por outros usuários – o que significa que você não pode errar ao incluir adequadamente palavras-chave que representam, é claro, os cargos e habilidades apropriados para você, encontrados em anúncios de vagas.

No entanto, se você também entender (e alavancar) o método de indexação do LinkedIn, estará em uma posição melhor para aumentar seu tráfego. Portanto, você deseja adicionar mais palavras-chave, tomando medidas para aumentar a densidade de palavras-chave em campos específicos, conforme descrito abaixo.

Como ter um LinkedIn de sucesso?

Aqui estão 5 dicas para SEO eficaz do LinkedIn (e mais visualizações) em seu perfil:

1. Preste atenção ao seu título profissional.

A mensagem de marca mais importante em seu perfil do LinkedIn também é a mais crítica quando se trata de SEO.

Ao lado do seu nome, seu título profissional, a frase que aparece abaixo do seu nome, é o campo com a melhor classificação no índice.

O que isto significa? As palavras-chave listadas no campo Título terão um impacto maior, aumentando sua classificação entre outros usuários pelos mesmos termos.

Agora você sabe por que usar o título “trabalho atual” padrão não é uma boa ideia!

Como exemplo, considere alternar:

Vice-presidente de vendas da Empresa XYZ (sua posição atual)

Para:

Vice-presidente de vendas. Crescimento da receita em soluções de tecnologia ativadas para nuvem. Desenvolvimento de produtos e liderança de operações de vendas (sua posição atual com mais palavras-chave adicionadas para uma explicação mais completa)

Essa estratégia impede que a Empresa XYZ se torne um termo de pesquisa altamente relevante no perfil desse usuário, permitindo que outras palavras-chave (desenvolvimento de produtos, operações de vendas, tecnologia ativada para nuvem, crescimento da receita) atraiam mais tráfego.

O LinkedIn permite que você use 120 espaços para o título, e usar o máximo de 120 possível é inteligente.

Palavras chave do LinkedIn

Use as palavras chave no LinkedIn para aumentar suas chances de ser empregado. (Foto: LinkedIn)

2. Considere adicionar palavras-chave ao seu cargo.

O campo Cargo no LinkedIn também é um campo altamente indexado (como é o nome do seu empregador). No entanto, se o seu cargo atual for muito vago, você poderá perder a chance de obter mais tráfego.

O que funciona bem nesse caso é adicionar conteúdo ao seu cargo, tomando cuidado para não alterá-lo. Por exemplo,

“Associado de Operações”

Pode se tornar:

“Associado de Operações – Gerente de Operações da Divisão de Termografia”

A segunda versão explica mais detalhadamente a verdadeira função do trabalho para alguém fora da organização.

Outro exemplo:

“Consultor Sênior”

Se torna:

“Consultor Sênior, Gerenciamento de Projetos de TI”

Mais um:

“Analista Financeiro”

Se torna

“Analista Financeiro – Auditoria e Compliance”

Em cada exemplo, a segunda versão fornece mais detalhes de palavras-chave e uma explicação mais clara do trabalho. Atualmente, o LinkedIn permite 100 espaços para o seu cargo e, como de costume, usar o maior número possível de palavras-chave apropriadas é inteligente.

3. Use sua seção Sobre para conteúdo adicional de palavras-chave.

Embora não seja considerada uma parte altamente indexada do LinkedIn, sua seção Sobre (anteriormente chamada de “Resumo”) deve, no entanto, conter um texto atraente, além de uma alta porcentagem de palavras-chave relevantes para sua meta:

“Como diretor de TI, meu objetivo é satisfazer as partes interessadas e falar o idioma de nossos usuários do setor comercial, implementando tecnologias para aumentar a velocidade do processamento e acelerar a transformação dos negócios. Liderei equipes de projetos de TI de até 110 na prestação de serviços e trouxe os custos de hospedagem caem 32%, mesmo durante um rápido crescimento “.

Outro exemplo:

“Nas funções de gerente sênior e diretor de vendas, construí a confiança entre os clientes e capturei as tendências do mercado no setor de petróleo e gás … com novos canais de vendas e alianças que aumentaram a receita em 123%. Gosto do desafio de criar uma vantagem competitiva através aumento do reconhecimento da marca e orientação da equipe de vendas de alto desempenho “.

Esse tipo de idioma na área de Sobre emprega um conteúdo de palavra-chave mais robusto do que um resumo do currículo – o que é um dos principais motivos para você não duplicar seu currículo no seu perfil do LinkedIn.

4. Adicione projetos e outras seções “extras” no LinkedIn.

Muitas vezes negligenciada como uma ótima estratégia para adicionar mais detalhes (e palavras-chave). Seções como Projetos, Certificações ou Honras e prêmios podem ser usadas para inserir mais palavras-chave.

Se você decidir usar essas seções, mantenha suas palavras curtas e densas em palavras-chave. Por exemplo, a certificação para uma linguagem de software específica pode indicar “Desenvolvedor Java” com as iniciais da credencial.

Um COO do setor imobiliário também poderia adicionar vários Projetos intitulados “Imóveis Comerciais – Belo Horizonte” para demonstrar proficiência na supervisão dos esforços de construção de grandes cidades.

Na seção Honras e prêmios, você pode adicionar elogios que começam com o cargo que você deseja (“Executivo de vendas sênior vencendo o executivo do ano por 5 anos”).

5. Escolha suas “habilidades” e continue coletando “endossos”.

Uma das seções mais incompreendidas do LinkedIn, a área de Habilidades e especialidades começou como um grupo de palavras-chave diretamente pesquisáveis. Agora, ele evoluiu para uma ferramenta de SEO que pode atrair tráfego sério, mas apenas se for usada corretamente.

Os termos que você adiciona a Habilidades e conhecimentos levam em consideração mais a capacidade de pesquisa do LinkedIn quando você os aprova. Portanto, faz sentido adicionar palavras-chave e obter (e aceitar) recomendações nelas.

Uma ressalva: verifique se os termos adicionados nesta seção são realmente palavras-chave. Dada a escolha entre uma “habilidade difícil” (como “Gerenciamento de Projetos”) e um traço de caráter (como “Liderança”), os empregadores podem preferir procurar competências específicas.

Linkedin: o que colocar?

Estas são apenas algumas dicas para aumentar o fator de SEO do seu LinkedIn (pois existem campos e estratégias mais críticos que podem ser usados ​​para gerar tráfego!). Mesmo que você não entenda os conceitos de SEO, lembre-se de que adicionar mais conteúdo ao seu perfil quase sempre resulta em mais visitantes – especialmente quando você utiliza palavras-chave para atrair o interesse do empregador.

O que vocês colocam nos seus perfis do LinkedIn?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

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