Como conquistar e manter clientes?
O objetivo dos negócios é criar um cliente, com a empresa tendo apenas duas funções básicas: marketing e inovação. Marketing e inovação produzem resultados; o resto são custos. Eu duvido seriamente se algum executivo ou líder de negócios não concordaria com essa afirmação. No entanto, mesmo com muito escrito sobre o tema das vendas e do marketing é surpreendente o pouco que isso realmente irá ajudá-lo com o aspecto mais importante do negócio: conquistar e manter os clientes.
A razão para isso é simples. A grande maioria de nós está em mercados altamente competitivos, o que significa que cada transação tem um vencedor e muitos perdedores. Por esse motivo, você deve ser consistentemente melhor e mais inteligente ao criar clientes do que seus concorrentes.
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Isso pode parecer um desafio assustador, e talvez seja, mas pode ser realizado com estratégia inteligente e execução consistente. Por exemplo, todos sabem que precisam se diferenciar, mas poucos são inteligentes e disciplinados o suficiente para realmente fazê-lo. Em vez disso, optam por atalhos que nunca funcionam. Então, deixe-me dizer-lhe o que funciona para conquistar e manter clientes.
Conquistar e manter clientes se baseia em resolver problemas
Todo negócio bem sucedido começa da mesma maneira: resolvendo um problema. A chave é encontrar o caminho certo. Apenas tenha em mente que você não saberá como você fez até depois do fato, então vá com seus instintos e, se não funcionar, tente girar para outra coisa. É o mesmo se você está comercializando um produto, um serviço ou ambos. Peguemos o exemplo do iTunes e do iPhone. Os smartphones já existiam com diversas tecnologias diferentes, alguns até mais modernos do que o primeiro iPhone. Só que a Apple reuniu tudo que cada smartphone tinha de melhor em apenas um celular com um ambiente integrado através de uma loja virtual, algo que foi bem inovador entre as marcas que existiam. Isso tornou mais fácil o desenvolvimento de aplicativos e a venda de produtos e serviços digitais, algo que outras empresas vieram a copiar depois.
Como atrair conquistar e manter clientes passa por determinar sua proposição de valor única
Eu garanto que a maioria de seus negócios são definidos muito amplamente para ter uma proposta de valor de cliente verdadeiramente única. É por isso que eles provavelmente vão falhar. Você provavelmente irá ficar sem dinheiro, mas a causa subjacente será que você não segmentou o mercado o suficiente para criar um nicho exclusivo. Uma abordagem de nicho vai te permitir escalar a empresa e florescer. É um dos grandes paradoxos dos negócios. A segmentação permite pequenas empresas possam concorrer com as gigantes do mercado. Como com tantas coisas nos negócios, quando se trata de foco no mercado, menos é mais para conquistar e manter clientes.
Envolva seus principais clientes-alvo no seu negócio
É triste o modo como os empresários e os proprietários de pequenas empresas estão muito concentrados em construir suas próprias marcas pessoais e tentar se dar um nome para si mesmos nas Redes Sociais quando, na realidade, a única coisa que eles deveriam estar se comunicando é a sua vantagem competitiva única. Não importa se você gera conteúdo popular que se torne viral se não for alcançado o único motivo pelo qual os clientes devem se envolver com você. Em vez de fazer a mesma coisa que todos os outros estão fazendo, venha com a maneira mais eficaz de envolver com seus principais clientes-alvo, colocando todos seus esforços no seu alvo e procurando criar interesse nessas pessoas..
Entregue os bens aos clientes com qualidade
É certo que não é possível criar credibilidade e desenvolver uma reputação excepcional a menos que você exceda as expectativas que definiu nas mentes dos clientes, mas considere isso: ninguém nasce muito bem em nada. Todos nós temos que começar em algum lugar, e ninguém aprende a caminhar sem cair de bruços algumas vezes.
Lembre-se de que tornar-se o melhor em algo leva um tempo. É preciso muita prática. Mas também lembre-se de que o objetivo maior é ganhar e manter os clientes. Então, se você tropeçar ao longo do caminho, apenas continue dizendo aos seus clientes que você fará o que for preciso para ganhar a confiança deles e manter seus negócios e depois fazê-lo.
Você sabe, as empresas mais bem sucedidas no mercado quase faliram em algum lugar ao longo do caminho. Mas o que separa os empresários bem-sucedidos dos não sucedidos é a pura perseverança. Fique com isso. E lembre-se, quando se trata de negócios, menos geralmente é mais.
Sobre o autor
André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.
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