Como dar feedback para um colega de trabalho ruim?
Existem poucos processos na força de trabalho moderna que são mais delicados do que os feedbacks. Seja da forma que for, esse processo é sempre complicado, vindo de um superior, um colega de trabalho, ou até da própria família. Não deveria ser assim, afinal os feedbacks existem desde sempre nos meios acadêmicos, no ramo da saúde, e até nas escolas..
Mas mesmo as melhores técnicas tornam inevitáveis que algumas situações estranhas possam surgir quando um empregado é solicitado a rever um par e o feedback é negativo. Se você já se encontrou em tal situação, você pode atestar a dificuldade em lidar com isso: Porém, algumas dicas podem te ajudar a dar o feedback negativo para um colega de trabalho, tornando a experiência melhor e mais produtiva para todos os envolvidos.
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Seja objetivo como um exemplo de feedback profissional
Esta é possivelmente a coisa mais difícil para você julgar, então faça o seu melhor para remover quaisquer sentimentos pessoais da equação. Você precisa estar pronto para defender as posições que você toma e estar preparado para justificar sua revisão para o RH da empresa ou outros membros da equipe. Tenha em mente que fornecer um feedback negativo provavelmente resultará em maior escrutínio, então você precisa ter certeza de que está fornecendo uma avaliação honesta e justificável. Além disso, lembre-se de que esta revisão pode ter algumas conseqüências desagradáveis, então, se você estiver escrevendo uma revisão particularmente negativa, você pode querer pensar nela primeiro.
Como fazer um feedback individual anônimo?
A maioria das avaliações pelos pares em avaliações de desempenho são completamente anônimas. Avaliações anônimas permitem que você seja mais sincero e detalhado em sua revisão sem qualquer receio de retribuição. Além disso, elas permitem que o destinatário receba e interprete a revisão de forma mais objetiva e aceitável. Sempre que você é capaz de remover quaisquer sentimentos pessoais ou atribuições de culpa, o processo de revisão flui mais suavemente.
Seja construtivo ao dar o feedback negativo
Ao dar um feedback negativo, é importante ter um propósito por trás das suas palavras. Em última análise, o processo de feedback existe como um meio de melhorar todos os aspectos da vida profissional, incluindo objetivos de desempenho, compensação e felicidade geral. Então, quando você for dar um feedback para um par, você precisa garantir que o feedback que você está oferecendo se esforça para melhorar um (ou mais) desses elementos para o seu colega. Enumerar uma coleção de comportamentos negativos não atinge o objetivo do feedback; Aproveite o tempo para formular um argumento construtivo que contribua para a melhoria geral do espaço de trabalho.
Não ofereça soluções para quem recebe o feedback negativo
A maioria dos feedbacks feitos por colegas de trabalho são configurados para que os colegas tenham a oportunidade de fornecer feedback para o gerenciamento e recursos humanos. Normalmente, esse feedback é interpretado e entregue como parte de um processo de revisão de desempenho maior. Como tal, geralmente é o gerente que trabalhará com o revisor no desenvolvimento de um programa que ajudará a melhorar o desempenho (se necessário). Como tal, seu papel deve realmente ser restrito a identificar o problema sem oferecer soluções. A verdade seja dita, você provavelmente não tem visibilidade em outras questões que possam afetar o desempenho, então faça o seu melhor para manter o que você está sendo pedido para fazer.
Vale lembrar que isso é também real para feedbacks negativos que não façam parte de um programa de avaliação da empresa. Quando for dar o feedback para alguém, ofereça sua ajuda para encontrar uma solução, mas deixe a quem recebe o feedback a decisão de como ele fará para mudar e melhorar a situação.
Não espere que te peçam um feedback
Isso pode soar um pouco agressivo, mas você realmente não precisa esperar por um convite formal para fornecer feedback aos seus colegas. Se algo não estiver funcionando bem para você, você tem todo o direito de se aproximar do seu colega para discutir com ele/ela. Como sempre, fornecer feedback é mais eficaz quando é dado com a intenção de melhorar uma situação. Pense bem, planeje, e escreva seu feedback para os melhores resultados.
Como vocês dão feedbacks negativos? Quais estratégias funcionam melhor para vocês?
Sobre o autor
André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.
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