Como decidir entre duas ofertas de trabalho?

Em Motivação no trabalho por André M. Coelho

Você construiu um currículo estelar, mandou ver a entrevista, e recebeu a oferta de emprego. Parabéns! Mas você fez isso mais de uma vez. E agora?

Se você tiver múltiplas ofertas de trabalho em cima da mesa, decidir qual é a certa para você pode ser a parte mais avassaladora do processo de procura de emprego. Aqui está um plano passo-a-passo para ajudar você a tomar uma decisão plenamente informada.

Cave mais fundo por informações

Em primeiro lugar, reúna o máximo de informações possíveis sobre a posição e empresa. Vá além das respostas, muitas vezes revestidas de açúcar que você ouve durante o processo de entrevista. A internet é um ótimo lugar para começar a encontrar notícias, informações financeiras, e as expectativas para a visão de futuro da empresa.

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Mas, mais importante, peça às pessoas em suas redes pessoais e profissionais sobre o que eles sabem sobre a organização ou as pessoas para quem você estará trabalhando. Especialmente, faça perguntas difíceis de obter respostas para, tais como qual é o volume de negócios, se houve demissões recentes, por que seu antecessor deixou o cargo e mais.

Enquanto o processo de descoberta pode ser tedioso, pode lhe dar uma visão valiosa e descobrir algumas bandeiras vermelhas importantes.

Considere o cenário geral

É fácil de ser cortejado por um salário alto ou responsabilidades emocionantes, mas é fundamental olhar para o quadro completo de qualquer trabalho.

O maior erro que as pessoas fazem é aceitar um emprego apenas pelo título ou dinheiro sem considerar os custos de oportunidade, a cultura da empresa, equilíbrio trabalho-vida, ou oportunidades para crescer. Os candidatos a emprego devem realmente pensar sobre qual oportunidade melhor corresponde ao seu estilo de vida e objetivos globais.

Escolhendo a oportunidade certa

Ao se deparar com duas ofertas de trabalho, seja paciente e pense bem no caminho a seguir antes de se comprometer. (Foto: www.manprobs.com)

Alguns fatores importantes a serem considerados incluem:

Finanças

Suas considerações financeiras devem ser muito mais do que apenas uma comparação salário por salário. Avalie todo o pacote de remuneração: bônus, participação nos lucros, benefícios de saúde e planos de previdência privada. Estes podem fazer grandes diferenças no que você realmente ganhará. Por exemplo, se uma empresa oferece para fazer contribuições substanciais para a sua previdência privada, isso pode valer mais dinheiro no longo prazo do que um salário-base mais elevado, uma vez que os fundos são investidos e impostos descontados.

Investigue os programas de reembolso de estudos, o que pode fazer uma enorme diferença financeira, se você está pensando em voltar para a escola ou focando em uma especialização. Considere também os custos indiretos, como transporte para a empresa. Você pode considerar solicitar as ofertas por escrito para que você possa comparar diretamente as suas opções e usá-las para negociar um acordo melhor com as diferentes empresas, tendo em mente que elas estão disputando você e não o contrário.

Tempo

Determine qual será o seu cronograma típico em cada trabalho e se ele vai funcionar para você. Além de suas horas diárias no escritório, considere também tempo de transporte, as horas extras que são esperadas e viagens. Quais são as políticas de férias e licença médica? Se você está pensando em ficar grávida, mesmo se ainda falta um bom tempo para isso, também olhe para a política de licença de maternidade.

Pessoas

Lembre-se: você estará gastando mais tempo com seus colegas de trabalho do que com a maioria de seus amigos e familiares. Assim, pense sobre o quão bem você se conecta com cada grupo de supervisores ou colegas de trabalho.

Outra boa sugestão é a vibe que você recebe do departamento de RH. Por exemplo, se o contratante estiver ansioso para ter sua resposta e não conversar e nem dialogar contigo, pode ser um sinal de que eles não estão dispostos a oferecer um diferencial sem que você peça. por outro lado, uma vaga de emprego em que todos os supervisores e administradores participam do processo de seleção pode ser muito mais interessante, inclusive se eles fizerem uma oferta melhor que a inicial.

Comparando com calma ofertas de emprego

Não perca a cabeça com as informações que obter: coloque tudo em um papel e seja racional ao comparar as ofertas de emprego. (Foto: www.linkedin.com)

Cultura

Não há uma resposta “certa” aqui, mas é fundamental explorar as principais diferenças entre as empresas. Por exemplo, algumas empresas grandes prestam serviços no local, tem academias dentro das instalações, refeições gratuitas e até permite animais de estimação para que seus funcionários nunca tenham que sair do escritório. Enquanto isso, outros funcionários trabalham mais de 60 horas por semana e são colocados em um “zona vermelha” e aconselhados por um “mentor de carreiras”. Você quer uma cultura em que as pessoas vão ao happy hour depois do trabalho, ou onde os funcionários são estritamente centrados no trabalho? Se você está esperando para colocar em horas extras, você quer um lugar onde as pessoas ficam no escritório à noite, ou levam seus laptops para casa?

Vendo o ambiente físico que você estará trabalhando pode ser um indicador-chave da cultura da empresa. Caminhe ao redor do edifício, por dentro e por fora, e peça para ver o seu escritório. As pessoas estão perto de você falando, sorrindo, colaborando? É o edifício perto de restaurantes na hora do almoço? Você vai se sentir seguro ao caminhar para o seu carro durante a noite? Pense e analise friamente tudo isso.

Desenvolvimento Profissional

Este trabalho provavelmente não será o último, então pese-o pelo seu valor como um trampolim para o seu próximo trabalho. O desenvolvimento profissional e oportunidades de educação continuada estão lá dentro e fora da empresa? As organizações maiores, muitas vezes oferecem mais estrutura e oportunidades de desenvolvimento profissional, mas uma pequena startup ou empresa pode permitir-lhe mais flexibilidade e assumir mais responsabilidades rapidamente.

Certifique-se de considerar onde você quer estar em 5 ou 10 anos. Se um trabalho vai levar você nessa direção e outro não, você vai querer levar isso em sua decisão. Pode haver valor em aceitar um emprego em um nível inferior com uma empresa de prestígio para começar bem e construir a experiência tão valorizada pelo mercado.

Tome tempo para analisar

Soa como um monte de informações para processar? Bem, é verdade. Muitas vezes, colocar as informações em papel pode ajudá-lo a olhar para o quadro geral de uma forma organizada, menos avassaladora.

Faça uma planilha listando os 10 a 15 fatores que você mais valoriza. Classifique cada fator em como é importante para você em uma escala de 1 a 5. Depois, a taxa de como cada trabalho ocupa em cada categoria, sendo tão abrangente e honesto consigo mesmo quanto possível. Em seguida, multiplique o fator de importância pela classificação para obter uma classificação ponderada.

Escute seus instintos

Ainda preso? Minha parte favorita do conselho de tomada de decisão vem da minha mãe, e eu uso em quase todas as decisões difíceis. Escolha um resultado e dedique-se mentalmente para essa decisão. Imagine-a mais detalhadamente possível, ligando para a empresa que você escolheu e aceitando a oferta. Passe através do momento de dizer a seus amigos e família sobre sua decisão e indo para o escritório para o seu primeiro dia de trabalho.

Em seguida, avalie como você se sente. Você está animado? Enjoado? Indiferente? Pense sobre esse sentimento instintivo e o que ele está dizendo a você. Não despreze a sua intuição. Preste atenção a quaisquer sinais ou bandeiras vermelhas que surgiram durante o processo de candidatura e entrevista, e não subestimando mesmo pequenos detalhes.

Conte-nos sobre a sua experiência de escolher entre dois empregos. A sua decisão estava errada? Como você decidiu? Houve alguma coisa que você não considerou, mas deveria?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

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