Como fazer meu chefe ouvir minhas ideias?

Em Aconteceu na empresa por André M. Coelho

Você provavelmente se considera um excelente funcionário, estudante, colaborador ou participante ativo. Mas ainda podem existir pessoas na sua vida que simplesmente tendem a não ouvir suas opiniões, as coisas que você tem a falar, suas opiniões e contribuições. O que será que pode estar acontecendo para alguém não estar te ouvindo, principalmente quando essa pessoa é seu chefe?

Ouvir é uma arte que começa com você

É irônico, mas realmente verdade. Seja um bom ouvinte em primeiro lugar e o restante virá naturalmente. Eu sei que soa contra-intuitivo, mas se você apenas se calar e ouvir, você vai acabar tendo pessoas sempre ao seu lado.

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Como exemplo, imagine que você está na reunião de equipe e tem uma ideia brilhante sobre como lidar com a queda das receitas. Ou o seu chefe está descarregando em você informações sobre o gerente de operações da fábrica em outra cidade. Você provavelmente vai querer ficar na mesa de conferência e obter de todos a atenção, o que é uma má ideia. Muitas vezes é apenas o melhor morder a língua e não fazer nada. Todos nós já trabalhamos com”alguém” que constantemente interrompe, que tem que ter a última palavra, que apenas não pode deixar um tópico para trás, um argumento ou realmente qualquer coisa passar. Não seja essa pessoa. Seja o ouvinte e todos terão algo para aprender com você. Como fazer isso, requer treino e reconhecer as habilidades básicas de um bom ouvinte, que descrevemos melhor abaixo.

Procure primeiro compreender

Se você se concentrar na compreensão (em vez da refutação), você vai ser muito mais engajado com o que está sendo dito. Faça perguntas para expandir as ideias de seu chefe. Ajude-a a percepção de ganho. Ele vai apreciar o espaço para desenvolver ideias. Você precisa formular as questões intrigantes, que motivam não apenas seu chefe a ouvir suas sugestões, mas a de todos na equipe.

Aprendendo a ser ouvido

A etapa mais importante para fazer alguém te ouvir é aprender ouvir os outros e dar a atenção necessária às ideias que eles oferecem. (Foto: www.stefanparmark.com)

Não derive do assunto

Se você está pensando em sua lista de compras ou se você lembrou que tem que levar seu carro para a oficina, você não está engajado em ouvir. Desligue suas notificações dos aparelhos eletrônicos. Ponha a sua tecnologia à distância. Esteja completamente no momento e apenas ouça. E se você se encontrar à deriva, faça uma pergunta esclarecedora. Peça desculpas e volte a se concentrar no assunto principal. Fazer anotações constantemente pode ser uma ótima estratégia para manter sua concentração em alta.

Que haja silêncio

É incrível como nos sentimos obrigados a preencher o espaço com o som de nossa voz. Que haja um silêncio constrangedor. Há poder no silêncio e, mais importante, tempo para refletir e entender. Na verdade, aqueles que preferem a introversão irão apreciar o tempo para refletir. Não tente falar durante os silêncios: talvez estes sejam os momentos mais importantes para encontrar uma grande solução para problemas.

Reflita

Faça perguntas para expor ideias. Procure a transparência. Existe algo que você não entende? Você realmente entende a lógica do pensamento do outro? As perguntas mais básicas são aquelas que proporcionam as soluções mais eficientes: quando, por que, quanto, o que, quem, como. Perceba suas perguntas como provocativas e não como formas de guiar uma solução para todos.

Verifique as suposições

É incrível a rapidez como a nossa mente funciona e como o nosso diálogo interno saltará imediatamente para o pior cenário, pensando em ideias que não poderão mais funcionar. Verifique as suas hipóteses com perguntas, explorando diferentes cenários antes de descobrir que a solução sugerida pode não funcionar.

Não interrompa

Se você está interrompendo, você não está ouvindo. É como dizer para o outro: “a minha ideia é muito melhor do que a sua, então cale a boca”. Deixe que todos cheguem até o final na apresentação das ideias antes de sugerir as suas próprias.

Considerações Finais

Ouvir e ser ouvido é uma prática constante que deve ser treinada para se atingir a perfeição. Se você já conhece técnicas e estratégias para tal, compartilhe nos comentários abaixo e torne esse post muito mais rico em informação!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

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