Como gerir sua carreira de forma flexível?
Não existe um caminho simples, linear, para o nirvana em sua carreira nos dias de hoje. Mas isso não impede os funcionários de gritar aos quatro ventos, esperando que barulho suficiente irá mostrar-lhes o caminho. Um tiro direto de um cargo como zelador para um escritório de canto nunca existiu realmente e é discutível. No entanto, é inegável que os trabalhadores de hoje estão em uma trajetória de carreira em e eles não tem certeza se que eles gostam do passeio. Esse é o caminho da carreira flexível, que toma várias formas e caminhos. Vamos entender um pouco sobre como adotar essa filosofia na sua vida profissional.
Leia também
Entendendo a gestão de carreira
Então, o que “gestão de carreira” significa, afinal? É ela uma filosofia formal, um programa de desenvolvimento estruturado, uma aliança desde o início com um parceiro de RH ou um coach de carreira que vê o panorama de sua carreira? É totalmente detida pelos empregados e, em caso afirmativo, qual é o papel dos gestores no processo? Está relacionada com ou inteiramente removida das oportunidades de promoção?
Uma coisa é certa: a gestão de carreira significa um monte de coisas diferentes para pessoas diferentes. Mesmo dentro de uma empresa, muitas vezes não é claro se é uma filosofia, uma prática ou um processo.
“Gestão de carreira”, é um desafio maior agora do que jamais foi, tanto para empresas quanto apra funcionários. Orçamentos reduzidos de treinamento, os esforços de comunicação, gestores com equipes maiores e mais virtuais trabalham juntos para construir obstáculos para o feedback, o desenvolvimento personalizado e até conversas um-contra-um entre empregado e patrão. Tudo isso contribui para um ambiente de gerenciamento de carreira ainda mais difícil para os funcionários que realmente querem o apoio e direção em suas carreiras.
A fuga das responsabilidades
Em muitos casos, as empresas desistiram de persuasão, treinamento e ameaçam os seus gestores com a tarefa de desenvolver suas equipes. Os gerentes, por sua vez, raramente recebem treinamento proativo mais sobre como treinar, dar feedback, gerir o desempenho ou orientar as discussões de desenvolvimento de carreira, com o seu pessoal. Então, sem nenhuma responsabilidade e nenhum treinamento sobre como fazer, onde são empregados são deixados?
Assumindo o poder sobre sua carreira
Por onde começar? Assumir a responsabilidade de direcionar sua carreira pode ser um fardo pesado. Mas o conselho daqueles que conhecem bem a gestão é colocar ferramentas em suas mãos que lhe permita comunicar, compartilhar, aprender e crescer com o outro. Isso significa que você pode assumir mais de um caminho, dar várias direções possíveis para sua carreira e não se prender apenas às formalidades e estratégias que sua empresa querer de você.
Descubra o poder dos-sites de internet como a Khan Academy, redes sociais, blogs e fóruns. Abrace o fato de que mesmo se sua empresa não permitir o acesso a sites de mídia social, os funcionários estão em seus smartphones acessando-os neste minuto mesmo, então faça conexões via Linkedin e Facebook e Twitter. Comece com algo que impulsiona a comunicação orgânica e dessa forma, crie uma rede virtual e pessoal de conhecimento, com pessoas que compartilham ideias, pensamentos e carreiras com você.
A partir desse começo, você cria uma teia que vai além da sua carreira, principalmente para aqueles que estão presos dentro do ambiente formal e corporativo. Você vai se sentir puxado por duas forças, uma interna (a empresa) e uma externa (sua rede). No meio do cabo de guerra, você vai poder balançar entre as forças e escolher vários dos possíveis caminhos.
Aperfeiçoando seus caminhos na carreira
Cursos, estudos, hobbies, livros, empreendimentos, investimentos. Tudo isso faz parte de quem você é e, consequentemente, de sua carreira. Ao diversificar, flexibilizar e não depender de uma carreira sólida, você amplia horizontes, expande suas possibilidades e pode flexibilizar em qualquer direção na hora que bem entender. Isso tudo, sem perder o foco, pois a força da corporação ainda te puxa um pouco rumo a um caminho mais linear, mas ele toma uma forma menos sólida e mais líquida, podendo assumir formas diferentes de acordo com seu momento na vida.
Uma última dica sobre a gestão de carreira flexível
Comece cedo. A demanda de funcionários capazes de se comunicar, partilhar e aprender uns com os outros no trabalho, capazes de ver além de sua própria posição e de suas profissões, só vai aumentar. Aproveitar o poder deste mundo novo e usá-lo para dirigir o tipo de desenvolvimento profissional que você adota só irá ajuda-lo a obter melhores posições para negociação, promoções e mais, ajudando-o a alcançar seus objetivos estratégicos.
O que vocês acham de gerir a carreira com maior flexibilidade? Como vocês visualizam este tipo de gestão? Compartilhem suas ideias conosco nos comentários abaixo.
Sobre o autor
André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.
Veja também
Como crescer na carreira policial?
Carreira profissional: o que é e qual seguir?
Como subir na carreira começando com um emprego de baixo nível?
O que é e como fazer um mapa de carreiras?