Como NÃO levar trabalho para casa?
Pode ser incrivelmente difícil terminar o trabalho em um tempo específico e deixar por isso mesmo. Já não são oito horas normais; agora parece que nós trabalhamos com muito mais freqüência porque nós adoramos o nosso trabalho, temos responsabilidades que precisam ser manipulados ou porque somos workaholics. É quase como se sentir culpado de deixar o trabalho para trás e nos concentrar em nós mesmos, nossos entes queridos ou em nos divertirmos.
Pode parecer contraproducente, mas parar de trabalhar em um determinado momento pode realmente ajudar a melhorar a produtividade. Você pode se sentir mais fortalecido e mais disposto a enfrentar as responsabilidades do trabalho durante o horário definido. Então, quais são algumas maneiras que você pode parar de trazer trabalho para casa com você (literalmente e figurativamente) para um melhor equilíbrio entre a vida profissional e pessoal?
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Aprenda a delegar trabalho
Uma das maiores coisas que você tem que fazer é aprender a delegar. Por exemplo, eu prefiro fazer tudo sozinho, por isso foi difícil para mim até mesmo pedir a alguém para buscar um copo de água para mim. No entanto, aprender a delegar pode ajudá-lo a fazer mais coisas em menos tempo. Não hesite em passar determinadas tarefas para outra pessoa no trabalho ou pedir a um de seus entes queridos para fazer uma tarefa que você precisa feita em casa. Você pode se sentir mal por isso, mas a maioria das pessoas realmente não tem nenhum problema em ajudar. Apenas certifique-se de dizer obrigado e deixá-los saber que você aprecia o esforço.
Desligue o telefone durante o tempo com os entes queridos
Sempre que estiver com os entes queridos, desligue ou esconda telefones, tablets e qualquer coisa que possa te atrapalhar a estar com essas pessoas. Isso te impede de fazer uma chamada de telefone “rápida” ou responder a alguns e-mails ou mensagens dos colegas de trabalho no WhatsApp. Desligue o telefone quando você está gastando tempo com seus entes queridos. Não só isso vai ajudar a melhorar o seu equilíbrio trabalho-vida, mas também a pessoa vai gostar de ter a sua atenção.
Diga a seus entes queridos quando você teve um dia difícil de uma forma criativa
Não deixe que seus entes queridos se perguntar o que está acontecendo com você, se você parece um pouco mal-humorado ou para baixo quando você chegar em casa. Na maioria das vezes eles pensam que te incomodam de alguma forma. Deixe-os saber que você teve um dia difícil, mas tenha uma postura diferente na hora de falar sobre esse dia pois ao falar sobre ele, você tem a tendência a piorar o estresse ao invés de melhorar.
Que tal então falar sobre o que aconteceu de bom durante o dia? Lembre-se quando você estudava e sua mãe te perguntava todos os dias depois da aula: “o que você aprendeu hoje?”. Ela queria que você ficasse feliz, que visse o lado bom de aprender pelo orgulho que ela tinha de você. Compartilhar os momentos bons do seu trabalho irá funcionar da mesma forma.
Sem exceções e sem reclamações, apenas diga o que aconteceu de bom no dia para sua família. Apenas a melhor coisa naquele dia, mesmo que fosse apenas uma boa xícara de café. Sua noite começará de forma positiva e isso mudará como você enxerga os problemas, tornando-os pequenos perto de tudo de bom que acontece. O objetivo é deixar mais problemas no escritório e desfrutar do seu tempo em casa. É fácil se queixar do material de baixa qualidade em seu dia de trabalho. É mais difícil encontrar os momentos positivos.
Redirecione sua energia negativa
Somos todos culpados disso. Em algum momento, todos nós descontamos alguma coisa em alguém que não tinha nada a ver com o nosso mau humor. Não é justo para essa pessoa e nem é justo para nós mesmos. Estabeleça uma válvula de escape onde você pode canalizar essa energia negativa. Normalmente, a melhor maneira de fazer isso é através de alguma forma de exercício, seja kickboxing ou andar de bicicleta, ou um hobby, como jogos de tabuleiro ou mecânica. Quando você redirecionar a energia negativa, você é muito menos provável de descontar em alguém que não merece.
Estabeleça um conjunto de horas de trabalho
Esta é uma das coisas mais difíceis de fazer para workaholics. No entanto, é uma das melhores maneiras de evitar levar o seu trabalho para casa com você. Defina uma certa quantidade de horas em que você vai começar o trabalho cumpra essas horas. Permita-se o resto do tempo para recarregar, relaxar e se divertir um pouco. Você pode ter um problema com isso no início, mas depois de algum tempo você vai perceber que é mais gratificante do que prejudicial.
Deixe o trabalho em seu trabalho
Muitos daqueles que levam o trabalho para casa com eles não precisam. Claro que pode ajudá-los a fazer mais, mas isso vai cortar em tempo para si mesmo e para seus entes queridos. Ao invés de trazê-lo para casa, fique uma hora a mais no trabalho e pronto. Quando você trazê-lo para casa com você, há uma quantidade ilimitada de tempo que você pode acorrentar-se a esse trabalho e que você pode continuar fazendo até que você vá para a cama. Permita-se uma hora extra, mas depois, deixe o trabalho para trás quando você sair pela porta do escritório.
Planeje o seu dia
Uma das melhores maneiras para que você seja capaz de ser mais produtivo e ainda criar um equilíbrio entre vida profissional e pessoal é planejar o seu dia por meio de uma lista de afazeres. No final de cada dia, faça uma lista de coisas a fazer e do que precisa ser feito no dia seguinte, e cumpra, sem exceções. Evite adicionar tarefas adicionais, se possível. Enquanto você realiza as tarefas, corte os itens da lista para ajudar a motivá-lo e incentivá-lo a fazer apenas o que realmente precisa ser feito.
Defina limites
Quando se trata de trabalho, tenha em mente que geralmente é sempre outra coisa que você pode ter feito: mais um e-mail para enviar, mais alguns telefonemas para fazer, um punhado de arquivos para terminar, etc. Você precisa definir alguns limites senão você pode entrar em estafa e você e sua produtividade vão sofrer. Ao invés de olhar para o trabalho como uma coisa negativa, considere não trazer trabalho para casa com um presente para si mesmo e para aqueles que o rodeiam.
Chefia as pessoas no trabalho, não em casa
Só porque você detêm o poder no escritório não significa que você pode começar mandando nas pessoas ao redor em suas horas de folga. Tomar a iniciativa e ser assertivo no trabalho são ótimas qualidades de liderança, mas isso fora do escritório vai levar a um confronto.
Ninguém gosta de ser dito o que fazer, especialmente em um ambiente onde todo mundo é suposto de estar em um campo de jogo nivelado. Pense na sua casa como uma chance de libertar-se de todas as responsabilidades e preocupações associadas com ser responsável. Deixe seus amigos e família participar na tomada de decisões. Eles vão apreciar a sua atitude cooperativa e você terá uma chance de relaxar.
Deixe a fofoca na copa
Não importa o quão estruturada ou profissional uma corporação é, drama muitas vezes aparece naquelas conversas de corredor ou na copa, onde as pessoas vão beber água ou seu café. Desde brigas entre funcionários até casos secretos de amor, histórias e rumores circulam e, muitas vezes, você não pode deixar de ser pego pelos detalhes complicados. Não importa o quão suculenta é a fofoca, tente não morder ela demais.
Tome dias de folga para descanso
Agora, todos temos direito a um número de “dias de folga” ao longo do ano, seja nos feriados, recessos, férias ou folgas do trabalho. Use-os. Dias de folga não são projetados para permitir que você leve para casa com um laptop da empresa e termine todas as coisas que você foi incapaz de completar, livre de distrações no trabalho. Pior é se você se dizer ainda disponível para os colegas de trabalho, deixando e-mail e telefones para contato.
Nos dias de hoje, as folgas são projetadas para dar-lhe uma pausa; para deixá-lo recarregar e descansar para que você esteja pronto para enfrentar o caos de trabalho mais uma vez. Todos nós precisamos de tempo de inatividade, não importa o quão bem sucedido somos ou não, então desligue o telefone, desligue o PC e o celular, pegue uma cerveja gelada e relaxe. E antes de sair do trabalho, deixe as coisas organizadas para os colegas, deixando que eles saibam também o que não foi terminado.
Saiba quando dizer não
Chega um momento na carreira de cada pessoa quando os limites de sua carga de trabalho estão sendo ultrapassados. Não importa o quão simpático o seu empregador parece, ele inevitavelmente vai tentar te convencer a fazer tanto quanto é humanamente possível. A palavra chave é: humanamente. Nós somos apenas humanos e há limites para a quantidade de trabalho que podemos realizar. Não há problema em dizer não e recusar projetos e trabalhos propostos.
Dizer não, não significa que você falhou a sua empresa ou com a sua vida. Dizer não significa que você tomou o controle da situação e percebeu suas limitações. Malabarismo é uma coisa, ser atingido por bolas de malabares aleatórias ao tentar pegá-las é outra. Saiba dizer a diferença e acabar com a loucura. Uma sobrecarga no trabalho significa um estouro no tempo pessoa.
Reduza o ritmo
Deixe tarefas mais simples para a última hora de trabalho. Comece a desligar os eletrônicos e fazer trabalhos simples, como organizar sua rotina de trabalho do dia seguinte. Ao voltar para casa, comece a reduzir seu ritmo. Ouça músicas relaxantes. Não tente acelerar demais o carro, não estresse no congestionamento. Faça o processo que chamamos de Ventilação.
Ventilação é a arte de esvaziar a cabeça e todos nós fazemos isso. Uma vez que você chega em casa depois do trabalho, beija seus filhos, cumprimenta seu cônjuge, dê-se uma janela de 15 minutos para ventilar. Você deve conversar isso com antecedência com as pessoas que moram com você, mas deixe o prazo em 15 minutos. Durante esse tempo, chegue em casa, arrume suas coisas, coloque roupas mais confortáveis, chinelos e relaxe, bebendo uma água ou um suco, comendo uma fruta saudável. Após os quinze minutos, comece a falar sobre a melhor parte do seu dia. Você vai se sentir mais leve e sua família também sentirá isso.
Nós queremos saber como vocês fazem para não levar o trabalho para casa. Compartilhem nos comentários suas técnicas e estratégias. O espaço é aberto a todos vocês!
Sobre o autor
André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.
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