Como saber se meu currículo é bom para o mercado de trabalho?
Cada empregador precisa de experiências diferentes ou conjunto de habilidades de seus trabalhadores. Mas, apesar de sua experiência profissional, você só terá o maior impacto se você conseguir o emprego que você quer. E, por fim, se você vai ser pago o que você vale a pena. E para te ajudar a analisar seu currículo e preparo para o mercado de trabalho, aqui estão as sete qualidades em demanda. Estas irão ajudá-lo a transformar tais comportamentos como naturais em sua vida e assim, conseguir o emprego que você quer.
Leia também
- Emprego após concluir um curso do SENAI \ Pronatec! Como conseguir!
- Onde procurar o primeiro emprego?
Inteligência
Produtividade e contribuição de um empregado serão determinados pelo seu nível de inteligência, que é a capacidade de planejar, organizar, estabelecer prioridades, resolver problemas e fazer o trabalho. Também se refere ao seu nível de bom senso e capacidade de lidar com os desafios diários. O mais curioso você for, mais inteligente que você, supostamente é. Portanto, comece a fazer muitas perguntas, encontrando as respostas que tanto procurava.
Capacidade de liderança
Isto significa que você tem um desejo de aceitar a responsabilidade e assumir o comando. Vá em frente e comece a oferecer-se para as atribuições, especialmente as que ninguém mais quer. E o que você faz, não dê desculpas. Ninguém se importa.
Integridade
Este é”provavelmente a mais importante qualidade única para o sucesso a longo prazo na vida e no trabalho. Para ter isso, você precisa ser honesto com os outros e consigo mesmo. Isso também irá demonstrar ao seu empregador que você é leal.
Agradabilidade
Goste ou não, trabalho em equipe é a chave para o sucesso do negócio e se você não pode mostrar que você pode trabalhar bem com os outros, isso vai ser um problema. Os empregadores estão procurando pessoas que podem se juntar a equipe e ser parte da família de trabalho”
Competência
Esta é a característica que define empresários para além de outras pessoas inteligentes: a capacidade de fazer o trabalho. Isso significa que você pode definir prioridades, separar o relevante das tarefas irrelevantes e concentrar-se única e exclusivamente até que o trabalho esteja completo.
Coragem
Isto significa que você está disposto a correr riscos e aceitar desafios, mesmo quando há um alto grau de incerteza e a possibilidade de fracasso. Demonstrar isso em uma entrevista de emprego é ótimo e fácil, perguntando francamente e fazendo perguntas diretas sobre a empresa, a posição, e o futuro que você pode ter com a organização.
A força interior
Se você tiver força interior, você tem uma capacidade de perseverar em face da adversidade, e você vai ser persistente quando as coisas não saem como planejado. Fique calmo e tranqüilo e seu empregador vai notar.
Considerações finais
Não desista e peça sempre um feedback de suas entrevistas. A partir delas, fica mais fácil direcionar seu aprendizado e saber o que está precisando de alguma melhora para o mercado de trabalho. Só faz a diferença aquele que quer fazer. Portanto, queira e corra atrás!
Sobre o autor
André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.
Veja também
Currículo em branco para preencher e imprimir: como preencher?
Vale a pena sair do Brasil para trabalhar em um emprego “pior” no exterior?
Habilidades e competências profissionais. Exemplos para o currículo!
O que colocar no currículo quando não tem experiência?