Cuidado com os sites de concursos que só querem vender apostilas!
Em nossa pesquisa, descobrimos que muitas pessoas que buscam comprar e/ou se matricular em programas de educação online estão hesitantes e às vezes, envergonhados de perguntar algumas questões fundamentais. Em alguns casos, encontramos pessoas que estavam preocupados que fazer muitas perguntas podem fazê-los soar muito inexperientes, e, portanto, mostrar pouco conhecimento.
Além disso, cursos para concursos e sites que vendem apostilas apelam, em sua maioria, para o desespero do aluno que, em sua insegurança, acaba trocando os pés pelas mãos e buscando ferramentas que ajudam pouco ou quase nada em suas vidas. Isso vale também para aquelas apostilas de bancas de jornais, raramente atualizadas e muito dificilmente, de boa qualidade.
Leia também
- Vale a pena pagar para conseguir um emprego pela internet?
- 7 Coisas que sua empresa precisa mais do que dinheiro
Separando o joio do trigo
Educação online tem se tornado popular há alguns anos já, mas é uma área relativamente nova de ensino e que muitos adultos que trabalham estão apenas começando a explorar e se engajar. Você deve fazer algumas das perguntas ao avaliar a compra de educação online para você mesmo ou para sua família. Embora seja sempre melhor falar com uma pessoa em tempo real, recomendamos que você tirar suas dúvidas por escrito, e mesmo que estes sejam respondidas em uma conversa por telefone com vendedores, peça-lhes para confirmar suas respostas por e-mail. Isso é mais válido ainda para apostila pois se o produto não cumprir o que promete, você terá documentadas todas as informações para ter seu dinheiro de volta.
Os itens a incluir na sua avaliação de apostilas online e as das bancas de jornais são:
- Qual a instituição que fez a apostila?
- Quem estava envolvido na confecção da apostila?
- De quando é a apostila?
- Ela está atualizada com questões e os cursos mais recentes?
- A empresa que produziu a apostila é registrada?
- Conhece alguém aprovado e que recomenda a apostila sem ganhar nada com isso?
- Existe algum suporte ou ferramenta online junto à apostila?
- Algum curso está associado à apostila? Se sim, qual? Quantos alunos o curso aprovou no último concurso?
- Caso falte algum suporte, tenho contato fácil com a empresa que fez a apostila?
Continuando com os cuidados
Estas são apenas uma amostra do tipo de perguntas que você deve incluir em sua decisão de compra de educação online ou presencial, principalmente quando estamos falando apenas de materiais mas haverá muitos outros que estão mais diretamente ligados à sua situação individual. Como observado anteriormente, o tempo para fazer estas perguntas é antes da compra
Outro componente da sua lista deve ser uma pesquisa online para opiniões sobre o produto. Certifique-se de que os sites são opiniões de usuários e não de empresas. Leia a história através do site, a história da organização e gestão do site.
Recomendamos que você classifique a prioridade de cada uma de suas perguntas com o nível de importância que elas representam em seu processo de decisão. Hoje, temos a sorte de ter mais opções de educação online do que nunca, por isso em caso de dúvida, expanda sua pesquisa. Você vai acabar descobrindo que muitas das apostilas são copiadas de outras, apenas para fazer dinheiro fácil online.
Test drive
Além de todas as questões financeiras críticas referentes à sua própria situação, nós também pedimos a todos para pedir para ver uma demonstração da apostila, a plataforma e programa de aprendizagem. É muito importante você poder testar a qualidade do suporte e do material com o qual você terá contato. Só assim, você conseguirá analisar o suporte de forma crítica e decidir se aquele produto realmente atende às suas necessidades ou se é só mais um que está tentando pegar seu dinheiro.
Não deixe o desespero ou propagandas enganosas te pegarem. Os melhores sites de apostilas são aqueles que focam no conteúdo, no suporte ao aluno, e não aqueles que apelam para seu lado emocional. Então, cuidado, pesquise, e só assim, invista melhor seu dinheiro.
Sobre o autor
André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.
Veja também
Como encontrar um advogado especialista em concurso público?
Qualquer um pode mesmo ganhar dinheiro com a internet?
10 materiais de concurso que todo concurseiro precisa ter
Como ganhar dinheiro programando?