Curso de pedagogia: como é? Como é a carreira?
Carreiras na pedagogia podem estar entre as maneiras mais gratificantes de fazer a diferença na vida dos outros. Ganhar um diploma em educação é um primeiro passo importante para se tornar um educador.
Mas mesmo que você não planeje ensinar em um ambiente tradicional de sala de aula, um diploma de pedagogia pode ser um trampolim para uma ampla variedade de carreiras na educação, incluindo administração educacional, aconselhamento escolar ou até mesmo serviço social.
Pedagogia: carreira e opções
Não há dúvida de que os pedagogos têm o poder de transformar a vida de seus alunos dentro da sala de aula, mas existem outras carreiras da pedagogia que podem melhor se adequar às suas habilidades e interesses. Pronto para colocar seu futuro em foco? Saiba mais sobre várias carreiras educacionais diferentes abaixo.
Leia também
1. Trabalhar como professor
O ensino é certamente a carreira mais conhecida para os alunos que se formam em pedagogia, e é uma ótima opção se você gosta de trabalhar com crianças ou adultos em um ambiente de sala de aula. Os professores preparam e educam seus alunos para o mundo.
A matéria deles depende da idade para qual você está instruindo, desde matemática e leitura básica até os cursos especializados para Educação de Jovens e Adultos. Os professores também têm a capacidade de trabalhar em diferentes ambientes; principalmente escolas tradicionais, mas também opções online.
Responsabilidades do trabalho do pedagogo professor:
Os professores criam planos e provas para educar os alunos sobre disciplinas específicas, dependendo da idade e da habilidade dos alunos. Analisar e relatar o progresso de volta aos pais também é um professor de responsabilidade deve concluir, além de criar e reforçar regras para a sala de aula.
Opções de trabalho do professor:
Você pode optar por se especializar em educação especial, educação infantil ou educação de jovens e adultos. Você também pode considerar um diploma duplo em um assunto como história, ciência ou matemática e ensino médio. Se você quer se tornar um professor, mas não quer ensinar em uma sala de aula tradicional, você tem opções. Você pode ensinar on-line, em uma instalação residencial ou como parte da alfabetização ou de outros programas sem fins lucrativos relacionados à educação. Se você deseja ensinar na faculdade e na universidade, geralmente precisará obter pelo menos um mestrado. Independentemente do caminho de ensino que você escolher, você certamente fará uma diferença real e duradoura na vida dos outros!
2. Carreira na administração e coordenação pedagógica
Alguns professores que procuram uma oportunidade de crescimento em sua comunidade escolar podem buscar um diploma avançado para se tornar um administrador educacional. Um mestrado em Administração de Educação, por exemplo, pode prepará-lo para ajudar colegas professores a alinhar seus planos de aula com materiais e requisitos distritais, estaduais e federais, além de projetar programas independentes, como um programa de segurança escolar.
Estes processos também podem ocorrer em ambientes empresariais e hospitalares, onde o pedagogo atuará na gestão e facilitação dos processos de ensino e aprendizagem dentro desses ambientes, junto a uma equipe multidisciplinar.
Responsabilidades da administração e coordenação pedagógica:
Um administrador da educação é responsável por todas as tarefas administrativas de uma escola, incluindo orçamentos, horários, ações disciplinares e planejamento de eventos. Ter muita atenção aos detalhes, excelentes habilidades organizacionais e uma paixão por se conectar com alunos e professores, são habilidades importantes para um administrador da educação.
Opções de trabalho da administração e coordenação pedagógica:
As opções de emprego em potencial para um administrador da educação incluem diretor, vice -diretor ou reitor, mas também podem se estender a áreas como planejamento de currículo avançado, desenvolvimento profissional e orientação instrucional para outros professores. Podem atuar também dentro de equipes multidisciplinares em hospitais e nas equipes de RH e treinamento dentro de empresas.
3. Aconselhamento pedagógico
Os conselheiros escolares ajudam os alunos social, academicamente e emocionalmente, além de guiá-los ao longo de seu caminho para a faculdade ou para a força de trabalho. Obter um mestrado em aconselhamento escolar é um bom primeiro passo para obter uma certificação, se especializando na área.
Responsabilidades de aconselhamento escolar:
Como conselheiro escolar, você desempenhará um papel fundamental no desenvolvimento dos alunos e os ajudará a alcançar todo o seu potencial fora da escola. As responsabilidades trabalhadoras de um conselheiro escolar incluem ouvir as preocupações de um aluno em um sentido acadêmico e emocional, os alunos do assessor no processamento de problemas, criando planos para resolver problemas e ajudar nas oportunidades de faculdade ou emprego para ajudar um aluno a ter sucesso na vida.
Opções de trabalho de aconselhamento escolar:
Um conselheiro escolar pode trabalhar em um escritório ou em uma sala de aula e pode ajudar com várias séries, geralmente o ensino fundamental e médio.
4. Serviço social escolar
Um assistente social escolar é uma parte importante do sistema educacional, pois ajuda os problemas de comportamento nos alunos e, finalmente, ajuda em seu sucesso educacional. E, de acordo com os dados do governo, há uma necessidade crescente de assistentes sociais.
Responsabilidades do Serviço Social Escolar:
Os assistentes sociais trabalham com professores e administradores da escola para identificar questões de comportamento em estudantes que podem levar a comportamentos agressivos, bullying ou ausências. Eles então trabalham com os alunos e suas famílias para abordar a raiz do problema e desenvolver estratégias para melhorar o desempenho acadêmico e o desenvolvimento social dos alunos.
Opções de trabalho ddo Serviço Social Escolar::
Uma assistente social da escola geralmente trabalha em um ambiente de escritório em uma escola e trabalha com inúmeras idades de estudantes.
Qual o salário de um pedagogo?
Os salários dos pedagogos variam de acordo com a localização geográfica e o tamanho da instituição para a qual estão fornecendo seus serviços. Geralmente complementam a renda através de aulas e orientações particulares.
O salário médio da profissão gira entre 2 e 3 salários mínimos. Ganhar mais na área significa ter, pelo menos, um mestrado para também das aulas no ensino superior.
O que acham da carreira em pedagogia? Vocês já são pedagogos ou querem seguir na carreira? Compartilhem nos comentários!
Sobre o autor
André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.
Veja também
Fazer faculdade a distância vale a pena?
Como ser um bom aluno?
10 motivos para não fazer faculdade
Auxílio educação: como funciona?