10 dicas para cadastrar empresa no Google
Seu Google Meu Negócio informa muito às pessoas sobre o seu negócio: O que você faz, onde você está localizado, o que as pessoas pensam sobre seus serviços ou produtos e muito mais. Embora ajude as pessoas fisicamente a encontrarem você, sua listagem no Google Meu Negócio também pode afetar seus rankings no Google Maps e nas pesquisas do Google.
Negócios com um Google completo e preciso serão muito mais efetivos em converter clientes em vendas.
Estas 10 dias te ajudarão a percorrer os primeiros passos rumo ao sucesso neste caminho.
1. Comece por cadastrar sua empresa no Google
O primeiro passo é configurar (ou reivindicar) seu Google Meu Negócio. Vá para a página do Google Meu Negócio e clique em “Iniciar agora” no canto superior esquerdo.
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Você sabia que alguém pode listar sua empresa no Google? Esse fato pode parecer um pouco assustador, mas não tema, como o proprietário pode reivindicar sua listagem. Depois de fazer isso, você terá acesso para editar e atualizar suas informações, postar informações oportunas e gerenciar comentários. O processo de reivindicação requer algumas etapas, mas é uma obrigação no mundo de marketing de hoje.
2. Complete sua listagem do Google Meu Negócio
Preencha todos os campos relevantes que o Google oferece. Você deseja certificar-se de que o perfil seja o mais completo possível e que todas as informações são precisas.
O impacto de listagens imprecisas ou inconsistentes não é uma coisa que você pode pagar. Uma listagem completa do Google Meu Negócio inclui:
Nome comercial: o nome legal / oficial do seu negócio.
Endereço: endereço completo do seu negócio.
Número de telefone: um número com um código de área local é recomendado. Esse é um sinal extra para o Google que você é realmente local. Certifique-se de que o número que você usa para o seu Google Meu Negócio também é exibido em seu site.
Categoria: escolha uma categoria relevante. Isso ajudará o Google a decidir que busca sua listagem local pertence.
Website: URL do seu site.
Horário de funcionamento: as horas que sua empresa está aberta. Durante dias em que você tem horas incomuns, como feriados ou eventos especiais, você pode definir horários especiais.
Descrição: o que você oferece, o que o diferencia, sua história, ou qualquer outra coisa que seja útil para os clientes saberem. O limite permitido é de 750 caracteres. Tenha em mente que apenas os primeiros 250 caracteres aparecem no painel de conhecimento, por isso priorize suas informações. Finalmente, sem links ou html.
Fotos: mostre seus produtos e serviços para pessoas que estão procurando o que você oferece. Considere a contratação de um fotógrafo aprovado pelo Google para criar um tour virtual de 360 visualizações da sua empresa para os clientes. De acordo com o Google, as listagens que têm uma turnê virtual e fotos geram o dobro do interesse daquelas sem.
Dependendo do seu setor, pode haver campos adicionais, como menus para restaurantes.
Uma listagem completa torna o mais fácil possível para os clientes em potencial encontrar e entrar em contato com o seu negócio. Além disso, mais completar sua listagem é, mais favorável que você receberá do Google ao classificar você nos resultados.
3. Certifique-se de que suas informações estão corretas no Google e em outros lugares
Uma coisa que o algoritmo do Google olha para verificar a legitimidade de uma listagem é uma consistência em como ele está listado em diferentes sites. Enquanto isso parece simples o suficiente – seu endereço é o mesmo a cada vez que você entra em algum lugar – é fácil para pequenas diferenças escorregarem. Talvez você tenha escrito a parte da descrição de uma forma, e o endereço de outra.
Escolha uma maneira padrão de escrever seu endereço, um número de telefone consistente para usar e verifique se todas as listagens correspondem uns dos outros e as informações fornecidas em seu site. E trabalhe em obter o seu site listado em tantos diretórios relevantes quanto possível.
4. Evite ofensas que podem penalizar seu negócio no Google
Qualquer trabalho que você faça para otimizar seu site ou listagem local será para nada se você incorrer em uma penalidade. O Google suspende listagens de negócios para uma gama de ofensas. Ser suspenso é estressante, confuso e ruim para os negócios, então é melhor evitar fazer qualquer coisa que coloque você em risco disso.
Leia através das diretrizes do Google para o Google Minhas Listagens para que você tenha uma compreensão completa do que não fazer. Algumas das principais coisas para evitar são:
Usando uma URL que redireciona para a URL do seu site, em vez da própria URL real.
Tentando adicionar palavras-chave desconfortáveis no campo Nome da empresa.
Ter várias listagens locais para o mesmo local de negócios.
Usando qualquer endereço para o seu negócio que não seja uma loja física ou um espaço de escritório onde você se encontra com os clientes.
É tudo sobre senso comum. Evite tentar jogar o sistema ou obter listagens extras, e você provavelmente ficará no lado certo do Google.
5. Incentive os comentários no Google Meu Negócio
Você notará que as empresas locais listadas no mapa de uma pesquisa local geralmente têm classificações de estrelas ao lado de seu nome. O Google quer fornecer as informações mais úteis para seus usuários, e os usuários querem encontrar o negócio próximo que parece o melhor. Em ambos os casos, beneficia que sua empresa tenha uma classificação de alta estrela.
Pergunte aos seus clientes felizes para levar alguns minutos para lhe dar uma crítica no Google. Inclua um incentivo aos materiais promocionais que você distribua ou coloca em sua loja. Uma cutuca gentil ou um lembrete de quanto isso significa para sua empresa pode tornar seus clientes fiéis que muito mais propensos a ter tempo para dizer algumas palavras gentis sobre você.
6. Seu site e conteúdo devem ser otimizados para pesquisa no Google
Todo o conselho de SEO habitual que ajuda a fortalecer a autoridade do seu site aos olhos do Google Statters aqui também. Portanto, não se concentre em otimizar apenas sua listagem local. Otimize seu site também.
Certifique-se de que você:
Incorpora palavras-chave relevantes nas metatags e copia em cada página, onde você pode fazê-lo naturalmente.
Adicione marcações a ao seu site.
Crie conteúdo com um foco local.
Procura oportunidades locais de ligação.
7. Poste com frequência no Google Meu Negócio
Assim como com outras plataformas de mídia social, agora você pode postar diretamente no Google Meu Negócio. Suas postagens aparecem na guia “Posts” da sua listagem, mas também podem ser visíveis no seu Google Maps ou no resultado da pesquisa do Google, dependendo da relevância.
Através do Google Posts, você pode fazer anúncios, criar eventos, destacar produtos e executar promoções. A informação nestes postos é aquela que os clientes precisam para ficar envolvidos com você, o que é, o que os leva a te escolher sobre os concorrentes. Além disso, cada tipo de postagem tem um botão de chamada para ação, tornando a experiência de descoberta uma nova oportunidade de engajamento.
A postagem, usando uma variedade de tipos de posts, em um horário regular é a melhor prática. Certifique-se de que fazer as postagens do Google Meu Negócio utilizando o recurso “Ofertas” nos posts do Google para conduzir o tráfego gratuito. Posts sob a categoria de “Ofertas” estão recebendo exposição e destaque.
O novo layout do Google introduziu um espaço dedicado para os clientes ver um carrossel de ofertas do seu negócio. Em diretrizes do Google, as ofertas podem incluir uma descrição de uma promoção, um código de cupom ou termos e condições que são úteis para o seu público. Você pode oferecer até 10 ofertas exclusivas no carrossel.
Desde junho de 2017, uma vez que os posts do Google lançam para todas as empresas com um Google Verificado, meu negócio listando a comunidade de SEO, os posts do Google foram uma estratégia recomendada promovendo mensagens de negócios no Google. Embora ainda acreditemos que os posts do Google valem o seu tempo e esforços, com o tempo vimos que essas postagens estão recebendo menos e menos exposição, visualizações e cliques.
Certifique-se de que você está aderindo às diretrizes do Google ao criar ofertas. Uma oferta pode incluir uma descrição da promoção, um código de cupom ou quaisquer termos e condições úteis para o seu público. Você pode listar até 10 ofertas exclusivas no carrossel, fornecendo uma lista de escolhas.
8. Utilize perguntas e respostas no Google Meu Negócio
Perguntas e respostas, FAQ, ou Q&A é um ótimo recurso para a pesquisa local do Google. É muito legal! Assim como soa, o Q&A permite que as pessoas façam perguntas sobre o seu negócio e você pode responder a essas perguntas. O Google Meu Negócio é a oportunidade perfeita para ouvir diretamente de “as pessoas” e você pode responder a eles. Ganha-ganha.
Uma coisa que você deve fazer é proativa e criar uma lista de perguntas frequentes para evitar o Google do Google Meu negócio Q&A. Verifique com seus representantes de vendas e sua equipe de atendimento ao cliente para identificar as perguntas que as pessoas perguntam com mais frequência e, em seguida, coloque essas perguntas e respostas sobre a sua listagem do Google Meu Negócio.
9. Use o Google Meus Mapas com instruções de direção.
Google Meus Mapas é uma estratégia avançada de nível para ganhar espaço, você pode obter:
Menções nos mapas do Google
Links e incorporações localmente otimizados
Direções de condução para a sua localização de áreas reparáveis
Rankings de busca locais melhorados
10. Responda às avaliações dos clientes.
Os comentários em sua página do Google Meu Negócio podem ser um fator decisivo em se um comprador se encaixa ou não com sua marca.
Ao fazer uma decisão de compra, as pessoas olham para os outros por suas opiniões. Todos nós fazemos isso. E nós fazemos isso com frequência. Queremos aprender com as experiências daqueles que compraram diante de nós. Responda sempre aos seus comentários. Avaliações positivas dão uma boa impressão do seu negócio e devem ser fáceis de responder.
Muitas empresas tímidas deles, esperando que eles passem despercebidas. Mas você precisa responder a esses comentários. As pessoas que deixam por merecer, e as pessoas lê-las precisam disso.
Há muitas maneiras pelas quais os clientes podem encontrar o seu negócio, mas não há como negar que uma listagem no Google Meu Negócio é um gateway incrivelmente poderoso para o seu site. Posiciona suas importantes informações comerciais na frente dos olhos dos clientes em potencial que estão procurando por seu produto, serviço ou experiência. Ele ajuda com o seu SEO local, oferece uma chance de se envolver com seus clientes através de comentários ou posts, e fornece insights úteis sobre os caminhos de compra dos seus clientes.
Um site forte que é otimizado para os seus clientes e mecanismos de pesquisa será muito mais provável que o faça na lista dos três primeiros em uma pesquisa local do Google.
Se você estiver interessado em usar o Google Meu Negócio e seus outros recursos para melhor marcar sua empresa, sinta-se à vontade para fazer perguntas e ter suas dúvidas respondidas nos comentários abaixo!
Sobre o autor
André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.
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