Dicas de produtividade para pessoas com TDAH!
TDAH é a sigla para Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Este distúrbio é diagnosticado e identificado por uma equipe profissional, formada pelo psiquiatra e pelo psicólogo. Para quem convive com o TDAH, completar uma tarefa pode ser repleto de desafios. Distrações, como email, Internet, TV e outras tarefas não faltam. Pessoas com TDAH muitas vezes enfrentam um desafio especial em permanecerem produtivos, especialmente em ambientes orientados por distrações (como o escritório ou até mesmo uma sala de aula).
Estratégias para ser mais produtivo com TDAH
O maior desafio para quem tem o TDAH é conseguir produzir melhor. Para ajudar essas pessoas a superarem este obstáculo, listamos algumas dicas que ajudarão bastante a melhorar sua produtividade.
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Empregue a regra dos dois minutos
A procrastinação é uma grande barreira para a produtividade para os indivíduos com TDAH, e leva a noites mal dormidas e prazos não cumpridos. Isso significa começar qualquer ação que dure até dois minutos agora. Porque quando você começa a fazer algo, é muito mais fácil continuar fazendo outras tarefas relacionadas depois.
Escolha um organizador de tarefas que funcione para você
Estrutura é essencial para alguém com TDAH. Sem ela, pode ser difícil de alcançar a máxima produtividade. No entanto, planejamento e manutenção de um calendário, que são exemplos de estrutura, pode fazer a pessoa sentir-se constringida e desinteressada. É por isso que é tão importante escolher um organizador de tarefas que se adapta às suas necessidades pessoais, e um que você vá realmente usar.
Arranje tempo para planejar
Reserve algum tempo cada dia para planejar fornece o foco e a produtividade máxima. A recomendação é dedicar de 10 a 15 minutos por dia para o planejamento.
Temporize suas tarefas
Usando um cronômetro ou alarme pode te ajudar de várias maneiras. Em primeiro lugar, se alguém está adiando uma tarefa, definir um cronômetro e apenas trabalhar nessa tarefa por um determinado período de tempo pode ajudá-lo a progredir e garantir que não vá ser muito doloroso trabalhar nessa tarefa particular. Uma vez que o alarme tocar ou o tempo passar, você pode passar para a sua próxima tarefa. Em segundo lugar, se estiver trabalhando em uma tarefa agradável, pode ser útil definir um alarme para que o dia todo não seja gasto em uma só atividade. Você pode usar a técnica pomodoro ou apenas um alarme para qualquer tarefa, seja trabalhando em um projeto para o seu trabalho, tarefas do dia a dia na rua ou arrumando a casa.
Comece pequeno
Para evitar ficar sobrecarregado com novas ideias e tarefas, comece pequeno. Vamos dizer que você está tentando incorporar o planejamento em sua rotina. Todos os dias, passe 10 minutos no planejamento para três dias/semanas (o que você achar mais confortável). Depois de consolidar esse hábito, adicione mais tempo para a sua rotina de planejamento ou trabalhe em uma nova atividade
Organize de forma mais inteligente
Considere o que você precisa organizar para fazer a maior diferença na sua eficiência. Organizar a parte mais importante do escritório pode impulsionar você a trabalhar de forma mais inteligente e não a trabalhar mais. Meus arquivos estão no meu computador? Meu material de referência está na estante? E minha agenda? E minha bolsa, minha pasta, meu notebook? Onde está tudo que você precisa para trabalhar bem?
Seja super-seletivo quando se desfazendo da bagunça
Desordem e desorganização podem ser obstáculos para a produtividade se você está perdendo ou perde tempo procurando as coisas. Em vez de perguntar: “Para o que eu posso usar isso?”, pergunte-se “Como posso viver sem isso?”/”Posso deixar de usar isso para fazer as mesmas tarefas?”. Assim, você consegue filtrar melhor os objetos e coisas que precisa para o seu trabalho.
Evite ser multitarefa
Se algo é muito fácil para você, fazer duas tarefas ao mesmo tempo é uma boa ideia. Se uma tarefa é desconhecida e complexa, no entanto, dê para ela toda a sua atenção. Por exemplo, conversar e ao mesmo tempo, aprender a dirigir é perigoso, mas depois que você se torna um motorista qualificado, você pode fazer isso com segurança.
Entenda o escopo de um projeto
Perfeccionismo é outro estraga produtividade para as pessoas com TDAH. Saber os requisitos de um projeto ajuda a avaliar quanto esforço colocar nele. A recomendação é fazer apenas o que é pedido em projetos pequenos ou não-importantes. Salve o “fazer de tudo” para projetos importantes que farão você obter um aumento, uma promoção, ou te tornar notado na sua equipe.
Prometer de menos e entregar demais
É comum para os indivíduos com TDAH a subestimar o tempo que vão demorar para terminar um projeto. Normalmente, leva duas vezes mais tempo que o previsto inicialmente.
Regule as interrupções
Você pode passar o dia todo no email, telefonemas e internet. Além disso, uma interrupção ou lembrete de que há algo a mais que você precisa completar irá levá-lo para longe da tarefa mais imediata. Para parar com essas distrações que fragmentam sua produtividade, verifique emails e retorne chamadas várias vezes por dia. Com a Internet, defina exatamente o que você precisa antes de começar a navegar. Então, se você encontrar outras informações interessantes, você pode lembrar-se de que isso não é o que você está procurando. Não hesite em mandar as pessoas para longe de seu ambiente de trabalho. Feche a porta do seu escritório ou encontre um lugar tranquilo para ler.
Conte com um parceiro de produtividade
Suporte ajuda tremendamente com a produtividade, e pode vir de várias formas. Por exemplo, se você e seu parceiro comprometem-se a planejar o seu dia por 15 minutos, e avisando um ao outro sobre o término da tarefa os ajuda a permanecer no caminho e não se esquecer sobre o planejamento do tempo. Amigos ou colegas podem ser parceiros de produtividade e mantê-lo responsável. Indivíduos com TDAH podem ajudar uns aos outros também.
Você tem TDAH? Como faz para melhorar sua produtividade? Compartilhe nos comentários abaixo!
Sobre o autor
André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.
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