5 dicas para redução de custos logísticos
Todos nós queremos um custo de logística reduzido e existem inúmeras maneiras de fazê-lo. Os métodos de redução do custos de logística podem variar desde a criação de melhores processos até a melhora nas relações entre fornecedores. Vamos dar 5 dicas simples para a redução considerável nos custos de logísticas para um melhor desempenho.
Projeto de redução de custos logísticos deve incluir uma organização do armazenamento
Você pode começar com a identificação e eliminação de espaços abertos de forma organizada. Aumente a densidade de armazenamento utilizando todo o espaço disponível. Isso também diminui o custo do frete e reduz os danos. A execução desta simples tarefa proporciona os seguintes benefícios: eficiência, utilização de ativos da empresa, precisão e redução na porcentagem de erros.
Leia também
Como otimizar os custos logísticos com um estoque de segurança?
O transporte de estoque de segurança às vezes aumenta os custos de armazenamento, mas quando você considera a alternativa e calcula quanto dinheiro, tempo e relacionamentos você pode salvar com essa opção, parece justo. A execução desta dica com eficiência proporciona uma melhor relação com os compradores, menor possibilidade de perda financeira para pedidos não entregues (multas ou devolução de dinheiro, por exemplo), e poupança de tempo e dinheiro por conta de opções de reserva.
No passo a passo para reduzir seus custos logísticos você deve incluir a automação
A automação facilita a vantagem competitiva muito necessária no mundo de hoje e tornou-se um fator determinante para o crescimento de uma empresa. A automação de logística tem vários benefícios, tais como a análise mais aprofundada das necessidades, demandas, e trabalho logístico, mais escolha e poder de decisão, além de melhor atendimento aos clientes.
A redução de custos logísticos pode ser atingida com mais precisão e visibilidade
Uma das melhores maneiras de reduzir os custos de logística é melhorando a precisão e a visibilidade do inventário em toda a cadeia de suprimentos. Inventário inexato mascara os resultados reais de inventário, o que resulta em clientes insatisfeitos. Além do menor valor de inventário e de clientes mais satisfeitos, uma maior precisão de estoque pode levar a um melhor desempenho em outros processos de logística, tais como um processamento mais rápido, menor custo de estoque e a consequente entrega de um melhor serviço ao cliente
A distribuição centralizada contribui para menores custos de logística
Ter produtos em um número desnecessariamente elevado de armazéns torna o gerenciamento de inventário complicado. Em vez disso, é melhor ter um centro de distribuição em um importante centro logístico que possa atender uma área muito grande ou, possivelmente até o mundo inteiro de apenas um local. Isso proporciona eficiência de custos, uma cadeia de suprimento simples e mais poupanças e economias.
Como vocês reduziram os custos logísticos das empresas de vocês? Que dicas dariam para quem precisa reduzir esses custos?
Sobre o autor
André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.
Veja também
Redução de salário, quais as regras?
Morar no exterior: 10 dicas importantes
Estratégia competitiva: o que é? Exemplos!
Reduziram meu salário? Pode?