Digital Influencer, o que é? Quanto ganha? Como se tornar um?
Tornar-se um influenciador digital soa bem, não é? Um dos principais atrativos para as marcas buscando publicidade no mundo digital é o fato de que os influenciadores vem com seus próprios seguidores de mídia social leais, idéias criativas e uma boa visão de dados demográficos alvo.
A autenticidade e confiabilidade de um influenciador efetivo lhes proporciona a capacidade de persuadir os clientes a comprarem um produto. As marcas geralmente são muito grandes e distantes demais para criar a mesma conexão direcionada à personalidade com os clientes.
E é aí que você entra. Então, como você pode se tornar um influenciador digital?
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Digital influencer: o que é?
Um influenciador digital é um criador de conteúdo online focado ou de nicho, ou seja, uma pessoa ou grupo de pessoas capaz de agregar pessoas em torno de suas próprias ideias e divulgações. Estas podem vir na forma de fotografias, postagens em blogs, vídeos, montagens, palestras, oficinas, cursos, e muito mais.
Digital influencer: como começar?
Começar como um digital influencer não é algo simples, e vai exigir dedicação, tempo, e uma boa dose de trabalho de sua parte. Mara para começar, listamos alguns dos elementos principais que um digital influencer precisa conhecer para se dar bem nesse mercado.
Liste suas paixões
Primeiro, descubra o que você quer falar e o tipo de marcas que deseja atrair. Encontre um nicho pelo qual você seja apaixonado e sinta que você pode agregar valor. Uma vez que você se posiciona em uma determinada área, será mais fácil para as marcas verem o que você é e o que você representa e como você pode contribuir. Estima-se que 20% a 50% das decisões do consumidor sejam influenciadas pelas recomendações de boca-a-boca, e é exatamente isso que os influenciadores se tornaram: embaixadores de marca confiáveis, dando endossos pessoais de produtos. Ser apaixonado não é algo que você pode fingir, então entenda profundamente e encontre seu nicho para que você possa ser autêntico.
Crie uma lista
Agora é hora de começar a pesquisar. Depois de escolher sua paixão, você precisa encontrar empresas e marcas que serão receptivas à sua mensagem. Compile uma lista de marcas com as quais você pode entrar gradualmente em contato com o tempo. Depois de ter feito o trabalho e ter certeza de que profissionalizou sua marca pessoal, pode contactar as marcas com as quais gostaria de colaborar É importante que você coloque um trabalho duro em seus contatos com as empresas, pois as primeiras impressões são importantes e você precisa convencer as marcas de que você pode agregar valor à elas.
Ofereça seu conteúdo
A próxima grande coisa é o conteúdo. Todos sabemos o quão importante é o conteúdo. Torne-se uma autoridade ou um líder de pensamento na área de sua paixão e confie em criar conteúdo que ofereça perspectivas diferentes ou algo interessante. Este conteúdo é o que você usará para construir um seguimento e para demonstrar às marcas que você tem algo legal para dizer sobre um assunto. Você também pode trazer marcas que estão em sua lista em seu conteúdo e se concentrar em alguns de seus produtos ou serviços. Seja consistente com seu conteúdo e publique trabalhos de alta qualidade com frequência.
Use as mídias sociais
Não é nem preciso dizer, mas você precisa provar sua proeza em mídias sociais e mostrar que você pode ser um bem digital para qualquer marca. Ser capaz de usar as mídias sociais de forma eficaz é uma grande vantagem. Basicamente, você precisa estar visível, mas não apenas transmitindo vídeos ao vivo para o mundo todo ou marcar as pessoas em todos os comentários. Forneça valor e se envolva com seu público. Você não quer estar atrasado.. Se você está dizendo coisas que as pessoas querem ouvir e fazendo conexões significativas com seu público, então você será conhecido por todos os motivos corretos. Envolva-se em conversas, descubra que perguntas as pessoas estão perguntando e tópicos em que as pessoas estão falando em sua área. Compartilhe frequentemente e tente ajudar outras pessoas em suas jornadas. Ter um seguimento forte e fundamental com certos dados demográficos é atraente para as marcas, e se você pode trazer isso para a mesa, fantástico.
Combine redes digitais e humanas no seu networking
É uma ótima ideia sair e conversar com pessoas em eventos de rede e indústria também. Você pode estabelecer conexões fortes e criar relacionamentos com pessoas em eventos, então tenha seus cartões de visita prontos. Isso pode levar a mais oportunidades de marketing de influenciadores em sua área de nicho e você pode colaborar com outros. Certifique-se de que você é acessível e sua autenticidade irá melhorar. Use sua personalidade única para se envolver com pessoas e estabelecer contatos. Uma vez que você se relacionou com alguns contatos de qualidade, acompanhe-os online. Deixe-os um vídeo personalizado, uma chamada telefônica ou uma mensagem privada nas redes sociais para manter seus relacionamentos em movimento e fazer check-in de tempos em tempos. Permanecer visível e acessível significa que as pessoas irão até você e você poderá compartilhar o trabalho que você criou com eles.
Quanto ganha um digital influencer?
É difícil dizer quanto ganha um digital influencer. Vai depender muito do ramo em que ele atua, os tipos de serviços e produtos que ele agrega ao próprio material, a região do mundo onde esse digital influencer atua, e muito mais. No começo de carreira, geralmente o influenciador digital vai mais gastar dinheiro do que ganhar em equipamentos, divulgações, diversos outros materiais, cursos, oficinas, etc. Até começar a render algum dinheiro, pode demorar anos.
O importante nesse processo é aproveitar ao máximo seu nicho, buscando participar de outros blogs, sites, e canais que também são da sua área. Você deve capitalizar as oportunidades, usando as participações em podcasts, vídeos, e entrevistas como situações propícias para fazer seu nome crescer. Busque educar as pessoas sempre. A partir daí, você começa a obter oportunidades para palestras, cursos, e oficinas.
Acima de tudo, abrace sua identidade como influenciador digital e busque fazer sua promoção. Envolva, interaja e crie relacionamentos significativos com seu público e colegas para que você possa mostrar marcas que você tenha um forte acompanhamento e uma valiosa contribuição para fazer em sua área de nicho.
Você é ou está tentando se tornar um digital influencer? Como está fazendo esse processo?
Sobre o autor
André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.
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