Dinâmica roda da vida, como aplicar?
A dinâmica da roda da vida é uma ferramenta popular de avaliação de treinamento porque é uma ferramenta de diagnóstico simples, porém poderosa. A Roda da Vida é baseada na noção de que existem categorias específicas que formam a pedra angular da sua experiência de vida geral. Vamos percorrer o processo.
Categorias da dinâmica roda da vida
Embora o nome que você der a essas categorias da Roda da Vida possa variar, essas áreas são geralmente as mesmas para cada um de nós.
As categorias incluem:
Saúde: sua saúde física e bem-estar (também pode incluir sua saúde emocional).
Leia também
- Marketing de relacionamento: quais os componentes, vantagens e desvantagens?
- Exatas, humanas, ou biológicas? Diferenças e como se decidir!
Relacionamentos: inclui seu principal relacionamento íntimo, família e amigos.
Social: inclui comunidades religiosas / espirituais e outras atividades em grupo.
Financeiro: sua capacidade de gerenciar seu dinheiro com eficiência, economizar, orçar e investir.
Profissional / comercial: esta é a sua categoria de trabalho, que pode se transformar em uma roda de negócios.
Crescimento pessoal: embora nem todos possam ter uma área de foco para o desenvolvimento pessoal, qualquer pessoa interessada em autorrealização possui.
Espiritualidade: pode ser sua própria categoria ou simplesmente a força motriz por trás de todas as suas Áreas de Foco.
Essas são as categorias básicas da Roda da vida da maioria das pessoas.
Categorias adicionais da Roda da Vida podem incluir:
- Estado mental
- Atitude
- Criatividade
- Contribuição
- Estilo de vida
- Lazer
Ou qualquer outra coisa que possa desempenhar um papel dominante em sua vida.
Como selecionar as categorias da roda da vida?
A chave é determinar as áreas que são mais importantes para você.
No entanto, todos temos a tendência de focar em determinadas áreas em detrimento de outras.
Portanto, suas áreas de foco devem incluir seus pontos fortes e fracos.
A razão pela qual todas as áreas-chave são importantes é que muitas delas atendem às necessidades humanas básicas. E, como destaca Maslow, quando não atendemos a essas necessidades básicas, nossas vidas ficam desequilibradas (ou seja, exibimos comportamento neurótico).
A roda da vida como dinâmica de autoconhecimento
Depois de identificar as principais categorias da sua roda da vida, o responsável pela dinâmica instrui a visualizar as áreas como pedaços de uma torta. O círculo inteiro representa sua vida geral e cada peça representa uma área de foco diferente.
Agora é aqui que fica interessante: todos nós tendemos a ter certas áreas em que somos mais proficientes e todos nós temos a tendência de passar um tempo nessas áreas, negligenciando nossas áreas de fraqueza.
Você pode, por exemplo, fazer um excelente trabalho, comer direito, se exercitar e manter-se ativo (sua categoria Saúde), mas é horrível em viver de acordo com as suas possibilidades, pagar seu cartão de crédito, economizar para o futuro e encontrar mais maneiras de agregar valor (sua categoria financeira).
O exercício Roda da Vida traz essas discrepâncias à sua mente consciente.
Desafie suas crenças
Geralmente, a razão pela qual deixamos de crescer em áreas específicas de nossas vidas se deve a crenças limitantes do subconsciente e a uma mentalidade fixa. Antes de você passar por esse processo, é importante abordar sua mentalidade sobre sua inteligência, suas habilidades, suas habilidades e sua personalidade.
A razão pela qual muitas pessoas não conseguem obter tração com esses tipos de exercícios de treinamento é que elas começam com muitas noções preconcebidas.
Eles respondem perguntas com base no que acham que “deveriam” responder, em oposição ao que é verdadeiro para eles.
A chave para superar essa tendência é limpar sua mente antes de fazer este exercício. Você quer deixar suas crenças para trás. É preciso buscar se enraizar no corpo e não na mente. Fazer isso ajuda a afrouxar os auto-conceitos de sua mente. Meditação, exercícios de respiração, entre outros, podem te ajudar a encontrar um ponto de equilíbrio.
Usando a roda da avaliação da vida
Se você deseja criar sua própria Roda da Vida agora, vamos aos passos simples para fazer:
Identifique as principais áreas de foco em sua vida. Você pode usar a lista acima para começar.
Classifique como você está se saindo em cada área de 1 a 10, onde 10 é excelente e alcança o domínio, e 1 é que você não poderia estar piorando.
Determine duas ou três ações que você pode executar para melhorar as áreas nas quais você é mais fraco (e, idealmente, faça o mesmo para todas as suas áreas).
Uma vida gratificante é marcada por uma sensação de equilíbrio e crescimento interior.
Quanto mais eficaz você for em cada uma das suas áreas de foco, mais satisfação você terá na vida.
A roda da vida é uma ferramenta útil
Mesmo sem a promessa de maior satisfação, a Roda da Vida pode ser muito reveladora. A Roda da Vida pode forçá-lo a examinar seus pontos cegos e chegar até onde você precisa fazer grandes melhorias para apoiar você e seus entes queridos.
Utilizado semanalmente, mensalmente ou trimestralmente, pode ajudá-lo a criar um momento positivo e a fazer as correções necessárias.
Dinâmica da roda dos negócios: uma variação da roda da vida
Agora, se você é um empreendedor, vamos abordar sua roda de negócios, começando pelas áreas de foco.
O seu negócio, mesmo que você seja uma operação individual, não possui categorias específicas que são vitais para o crescimento e a sustentabilidade da sua empresa a longo prazo?
Essas áreas de foco são aspectos do seu negócio que sempre precisam de monitoramento, gerenciamento e desenvolvimento.
Quais são essas áreas de foco para o seu negócio?
Aqui estão algumas categorias gerais:
- Marketing, Vendas, Marcas
- Operações, Finanças, Administração, Contabilidade, Jurídico
- Atendimento ao Cliente
- Inovações, P&D, desenvolvimento de produtos e serviços
- Liderança, Desenvolvimento de Equipas, Gestão
- Digital, Web
Quantas categorias você cria para o seu negócio dependem de suas necessidades.
O guru da administração Peter Drucker destacou três categorias principais dos negócios: Marketing, Inovação e Operações. Se você quiser simplificar, pode começar com apenas esses três.
O marketing representa como criar novos negócios, atraindo novos clientes.
A inovação consiste em encontrar maneiras de atender melhor seus clientes por meio de seus produtos e serviços.
As operações são como você administra seus negócios.
Geralmente, quanto maior o negócio, mais complexo ele é e, portanto, a necessidade de mais Áreas de Foco.
Por exemplo, Marketing, Vendas e Branding podem representar três áreas distintas para um executivo de marketing.
O marketing pode ser dividido em categorias como Eficácia da publicidade, Planejamento estratégico, Compra de mídia, Promoções, Mídia digital e assim por diante.
Para um pequeno empresário ou um empresário individual, em regra, menos é o preferido. Há poder na simplicidade.
Lembre-se de que cada área identificada exigirá planejamento, rastreamento, monitoramento e execução constantes dos resultados.
Como coach de negócios, acho incrivelmente valioso ajudar meus clientes a esclarecer sua Roda de Negócios e estabelecer uma ou duas metas estratégicas claras para cada área de foco. Operando em um turbilhão de ocupações, essa clareza ajuda a discar o que é mais importante.
Avaliação da roda dos negócios
Seguindo o mesmo procedimento descrito acima, identifique as principais áreas de foco para o seu negócio. Em seguida, classifique o seu desempenho em uma escala de 1 a 10.
Depois de esclarecer suas áreas de foco, pergunte:
“O que tem que acontecer para fazer melhorias consideráveis nesta área?”
Se você classificou sua categoria de marketing em 4, o que tem de acontecer para elevar a 8 nos próximos 90 dias?
Fazer essa pergunta ativará sua mente a pensar em estratégias de melhoria, em vez de simplesmente suprimir sua frustração ou manter a culpa inconsciente por um desempenho inferior.
Por fim, esse processo foi projetado para colocar você em uma mentalidade proativa e orientada a resultados. Ele permite que você encontre continuamente maneiras de melhorar, crescer e evoluir – tanto dentro da sua empresa quanto em você mesmo.
Como vocês fazem uma roda de negócios ou roda da vida?
Sobre o autor
André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.
Veja também
Quanto pequenas empresas devem investir em marketing?
O que é mindset?
O que fazer depois de aposentar?
10 livros sobre autoconhecimento