10 erros ao escolher um concurso público
O trabalho no governo é o sonho de muitos, mas tristemente apenas alguns vão passar em um concurso público. São os hábitos que ajudam a separar os vencedores dos perdedores. E a escolha de um concurso certo, que se encaixe nos seus planos, pode dar o pontapé inicial a uma carreira de sucesso no setor público.
Para te ajudar na escolha certa, vamos falar agora dos erros mais comuns que muitos cometem ao escolher concursos públicos.
1. Perder o foco no concurso público
O foco é a chave para levar as coisas certas. Quando você começa a se preparar para alguma prova de concurso, há muita distração que pode atrair você. Estes vão quebrar sua concentração, e te atrapalhar a escolher o concurso certo.
Leia também
- Salários dos funcionários públicos? Pesquise por nome!
- Técnico judiciário, o que faz? Concurso e o que estudar!
É importante que você permaneça focado no que quer para sua carreira. Continue lembrando-se de que seu objetivo é acima de todos os outros prazeres temporários.
2. A pressão de passar no concurso público
Nos anos da juventude, há pressão por todo seu redor. A pressão familiar, a pressão dos pares, são algumas delas. As pessoas muitas vezes sentem um desejo constante de viver até as expectativas das pessoas ao seu redor.
Até certo ponto, essa pressão pode ajudá-lo a empurrar seus limites, no entanto, se levado além de um limite, isso pode dificultar o progresso.
Então lembre-se que você não precisa deixar essas pressões dominarem você. E nunca deixe que ela tome conta e escolha os concursos que você quer fazer, ou você já começará errado.
3. Procrastinar os estudos para o concurso público
Afastando as coisas para amanhã é um dos muitos maus hábitos que desempenham um papel fundamental na jornada de sucesso das pessoas.
Quando se trata de concursos públicos, geralmente há pouca diferença de tempo entre a notificação e a data do exame. Não deixe que isso te pegue de surpresa, e comece a estudar bem antes da abertura do edital, baseado nas provas anteriores. Você acabará melhor preparado mais rápido, ficando á frente de seus pares.
4. Confiar em muitas fontes de material para concursos públicos
Quando se trata do material de preparação, há amplos recursos disponíveis. Você pode ter muitas sugestões sobre o que estudar e de onde estudar. No entanto, a única sugestão que queremos dar-lhe é – confiar nos recursos menos possíveis que têm um legado, bem como os que são um nome confiável no setor.
Muitas fontes acabam em nada – mas confusão e fracasso. Pesquise quem já teve sucesso no mercado anteriormente e os siga para conselhos e estudos.
5. Perder a esperança de passar no concurso
Perseverança e paciência podem realmente ser um diferencial quando se trata de sucesso. É preciso a orientação certa e abordagem para poder passar em um concurso público de primeira. É extremamente bom se você puder fazer isso, mas se não, então você também deve manter seu espírito alto.
No caso de você ser sério sobre o seu objetivo, sugerimos que você continue tentando até você esgotar todas as suas chances.
6. Apenas aplicar para os concursos públicos “ideais”
Enquanto não há nada de errado em querer usar seu diploma ao máximo ou ter uma carreira específica em mente, os objetivos às vezes levam tempo. Infelizmente, muitos empregos lá fora, mesmo empregos de nível de entrada, exigem anos adicionais de experiência de trabalho que nem todos podem ter. Isso inclui muitos cargos públicos, que podem exigir uma experiência que você ainda não tem.
Veja alguns dos concursos como um degrau para outro com um salário melhor. Use os concursos para cargos que pagam menos como uma opção de estabilidade e aprendizado para novas tentativas.
7. Não pesquisar o cargo público o suficiente
Uma sólida compreensão do cargo público permitirá que você veja se você é um bom candidato. Isto quer dizer que você deve pesquisar um cargo não apenas para saber o salário, mas também as atribuições, ambiente profissional, exigências, etc. Isto te ajudará a saber se o cargo é realmente algo que combina com seu perfil.
8. Ser desorganizado para escolher um concurso
A desorganização leva a pessoas que esquecem prazos ou esquecer até para quais concursos se inscreveram. Uma boa ideia é criar pastas no seu computador para cada concurso que está estudando. Se você está estudando para diferentes concursos, pode fazer sentido criar diferentes pastas para conteúdos dos diferentes concursos.
9. Não filtrar seus perfis nas redes sociais antes do concurso
As empresas e os governos pesquisam o candidato em potencial e verificarão as mídias sociais ou links relacionados a eles antes de escolherem contratar a pessoa. Fotos inadequadas, piadas odiosas ou outros conteúdos podem te atrapalhar em etapas mais avançadas dos concursos.
Não deixe para depois, e já filtre seus conteúdos agora.
10. Tenha uma mentalidade otimista para o concurso público
Além disso, alguns candidatos podem ouvir e podem saber que o número de cargos públicos é limitado, por isso não ser desanimado e tente pensar que há um grande número de empregos que ainda estão esperando para serem pesquisados e solicitados. Pense positivo: sempre haverá um concurso para você se candidatar e ser aprovado.
Portanto, tente procurar o tipo certo de trabalho, procurando por recursos on-line e offline. Para que isso aconteça, é necessário que o candidato seja positivo e tenha uma abordagem otimista durante todo o processo de busca de emprego.
E se precisar de uma força ou ajuda, deixe nos comentários, pois estamos aqui para isso!
Sobre o autor
André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.
Veja também
Concurso IBGE: o que estudar?
Como encontrar um advogado especialista em concurso público?
Concurso da Polícia Penal: matérias e conteúdo da prova!
O que significa homologar em um concurso? Qual o prazo?