Extrato analítico Caixa Econômica, como obter?
Um extrato analítico é um extrato completo de movimentações financeiras de uma conta. Clientes CAIXA ou aqueles que possuem uma conta de FGTS por serem trabalhadores com carteira assinada podem obter o extrato analítico em agências da CAIXA para poder ter detalhes das movimentações financeiras de suas contas do FGTS e saber todas as entradas, valores, e rendimentos da conta.
Por que é importante o extrato analítico da CAIXA?
O extrato analítico da CAIXA é importante para o trabalhador poder monitorar os depósitos de seu empregador ou empregadores em suas contas. O trabalhador também deve usar o extrato para monitorar o rendimento de sua conta do FGTS, podendo assim também se planejar para o uso do FGTS em financiamentos imobiliários, sabendo quanto poderá usar para comprar um imóvel.
Leia também
- Resíduo de fundo de garantia, entenda!
- Como fazer a senha do FGTS? E o que fazer se eu perder a senha?
Quais informações estão disponíveis no extrato analítico da Caixa Econômica Federal?
No extrato analítico do FGTS, estão disponíveis informações sobre os depósitos e movimentações financeiras realizadas na conta FGTS do trabalhador que está consultando o extrato. Informações incluem datas de depósitos, saques, transferências e rendimentos da conta do FGTS. São inclusos também os valores de cada uma dessas transações na conta. O uso da conta do FGTS para financiamentos imobiliários ou o saque também estarão registrados no extrato analítico.
O que fazer se houver algum erro no extrato analítico?
Se houver alguma transação errada, como um saque ou transferência não autorizado, depósitos faltando ou atrasados, o trabalhador deve levar o extrato até o sindicato de sua categoria ou um advogado trabalhista para uma análise do que está ocorrendo e auxílio para os procedimentos corretos e necessários para a correção do problema e ressarcimento, no caso de qualquer problema.

Retire o extrato do FGTS analítico e completo para ter todas as informações sobre o benefício. (Foto: Veja)
Como tirar o extrato analítico do FGTS?
Para tirar o extrato analítico do FGTS, você pode acessar a página do FGTS pela internet, na página da CAIXA, ou pelo aplicativo do FGTS. É possível também monitorar as movimentações através de mensagens do celular, que comunica qualquer nova movimentação na sua conta do FGTS. O extrato pode ser acessado, salvo e impresso tanto por computador, tablet, ou smartphone.
O passo a passo é simples:
- Acesse o site da CAIXA ou aplicativo do FGTS em seu smartphone ou tablet
- Clique ou toque no botão “Consultar extrato completo do FGTS”
- Insira o número do NIS (PIS/PASEP) da carteira de trabalho no campo indicado na tela. O mesmo número pode ser encontrado no Cartão Cidadão.
- Digite sua senha ou clique/toque em “Cadastrar Senha”
- Após inserir ou cadastrar a senha, clique/toque em “Extrato Completo”
- Escolha o período mais longo e retire o extrato
- Escolha imprimir o extrato ou salvar como PDF
Simples, não?
Como acompanhar o seu FGTS?
É recomendado ao trabalhador acompanhar de perto o seu FGTS. O site do FGTS permite várias opções.
Mensagem de celular
O trabalhador pode receber mensagens de celular com avisos de SMS informando os depósitos mensais na conta do FGTS, atualizações monetárias, liberação de saque e ajustes na conta.
Online/App
O trabalhador pode acessar o site do FGTS na CAIXA ou usar o App do FGTS para Android e iOS para acompanhar lançamentos através de um extrato mais detalhado, que vão incluir:
- Dados cadastrais do empregador
- Dados cadastrais do empregado
- Data da última atualização realizada no saldo
- Saldo
- Todos os lançamentos verificados na conta (débitos e créditos) relativos ao mês corrente mais os seis meses anteriores
Caso tenha ficado alguma dúvida sobre como obter o extrato analítico do FGTS, deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder o quanto antes.
Sobre o autor
André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.
Veja também

O que é RDT FGTS?

FGTS atrasado na demissão – O que fazer?

Fui demitido! Posso sacar FGTS de emprego anterior?

Cartão do cidadão Caixa – para que serve?