Família e a empresa: como conciliar trabalho e vida pessoal?
Para balancear trabalho e família, você deve equalizar ambas e não neglicenciar uma em detrimento de outra. Criar esse balanço não vem sempre naturalmente e precisa de organização e disciplina. Os benefícios de uma família feliz e uma carreira bem sucedida valem os esforços. Se você está buscando formas de equilibrar a família e a empresa, considere então algumas das idéias deste artigo.
Em primeiro lugar, estabeleça prioridades. Mesmo que você sinta que seu trabalho e família são importantes, você deve decidir o que vem primeiro quando ambas precisam de cuidados, criando um conflito. Você não deve neglicenciar uma para cuidar da outra. Então, determine qual é mais essencial naquele momento. Por exemplo, se seu filho estiver doente mas você precisa ir trabalhar, você deve escolher ficar com seu filho, pois a doença é mais importante que um dia de trabalho. Em contraste, preparar uma reunião já agendada deve ter prioridade sobre um dia no parque. Apenas você pode decidir o que é necessário para cuidar de seu trabalho e família. Não se sacrifique se descobrir que uma obrigação de trabalho entra em conflito com o comprometimento com a família. Decida o que vem em primeiro lugar determinando o significado de cada e então, aprenda da experiência.
Leia também
Crie uma lista de objetivos familiares e estabeleça um limite. Isso criará um paralelo ao trabalho para priorização de objetivos. Você tem de cumprir suas responsabilidades no trabalho, mas nem sempre fará o mesmo em casa. Muitas vezes, deixamos de lado muitos planos pela rapidez com que lidamos com nossas famílias. Exemplos incluem viagens ou reformas em casa. Escrevendo tais objetivos e fazendo um agendamento, você se compromete a fazê-los. Só não se esqueça de fazer isso em grupo, não sozinho.
Ao analisar seu calendário de trabalho, beneficie sua família assim como o trabalho, enquanto suas obrigações mudam. Se você pode ter mais tempo com sua família porque o trabalho permite, então tire vantagem disso. Haverá momentos quando o trabalho te consumirá e você se sentirá como se negligenciasse sua família. Só tenha certeza de que esses momentos de desequilíbrio são compensados de acordo e que você consiga novamente o equilíbrio entre sua carreira e a família.
Desenvolva suas habilidades de gerenciamento do seu tempo para que seja possível dar o tempo necessário para a família. Se organizando bem, não haverá motivos para não dar tempo para sua família. Habilidades de administração do tempo também significam aprender como terminar seu dia no trabalho e começar o dia em casa. Ou seja, significa aprender a dizer não quando alguém te pedir para ajudar em um projeto que você não consegue colocar em sua programação.
Mantenha as linhas de comunicação abertas com sua esposa ou marido e não tenha medo de comunicar suas preocupações sobre a falta de equilíbrio entre a casa e o trabalho. Não tenha medo de ouvir quando for acusado do mesmo. Ao ouvir e comunicar o que está acontecendo, vocês podem chegar a soluções melhores e mais eficientes. Esteja sempre de braços e ouvidos abertos para sugestões.
Sobre o autor
André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.
Veja também
Como separar seu lado pessoal do profissional?
Gestão de tempo, o que é e como fazer?
Como agir no primeiro dia de trabalho?
Como administrar o tempo no dia a dia e na vida pessoal?