Habilidades fundamentais para quem quer abrir um negócio!
Se você está começando no seu próprio negócio, você precisa executar de tudo, desde de servir os clientes a preparar as suas contas e isso é muitas vezes uma exigência difícil para qualquer um. Abaixo estão listadas as habilidades básicas necessárias na gestão de uma empresa e como você pode desenvolver o seu conjunto de habilidades acima do básico necessário para o começo de um novo negócio.
Habilidades de liderança
Nós gostamos de acompanhar os líderes. Os melhores negócios em execução são não só a comercialização de produtos e serviços, mas também, compostos de líderes fortes no leme que sabem o que estão fazendo.
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Eles vão motivar sua equipe para um bom desempenho para atender aos objetivos globais da empresa. Esses líderes não vão procrastinar em sua tomada de decisão e vão levar a empresa adiante na direção certa.
Algumas pessoas são líderes natos e sabe, exatamente o que é necessário para executar um negócio bem sucedido, mas a maioria de nós não são e, portanto, programas de treinamento têm sido desenvolvidos para melhorar as habilidades de liderança para conduzir a estratégia, liderar equipes de pessoas, liderar a mudança de programas de gestão e ajustar e gerenciar a política da empresa que está associada com a mudança. Faça a diferença liderando, não apenas mandando.
Competências Estratégicas de Planejamento de Negócios
Cada empresa segue um plano, mesmo se ele não está escrito em um documento. Mas o desenvolvimento e implementação da mudança estratégica é uma habilidade que todos os proprietários de negócios precisam. A realização de uma auditoria estratégica e escrever um plano de negócios é o primeiro passo para esta disciplina.
Pensar estrategicamente em perspectiva é uma habilidade rara entre os empresários e gestores como a maioria das pessoas estão focadas nas operações diárias e lidando com os problemas dos clientes para serem capazes de sentar e pensar sobre o futuro. E antes que eles saibam, mais um ano se passou e o progresso real pouco teve como efeito.
Aplicando a estratégia em seu negócio irá ajudá-lo a ter metas claras de longo prazo que atendam os objetivos de longo prazo (e não apenas a sobrevivência ou a um aumento de 1% nos lucros).
Habilidades de Marketing
Talvez no coração de todo negócio bem sucedido está uma pessoa real de marketing que realmente entende que os clientes pagam as contas e fazem crescer o negócio. Completamente e totalmente o funcionamento de seu negócio para suas necessidades de clientes é que as empresas bem-sucedidas vêm. Qualquer pessoa pode administrar um negócio em tempos de prosperidade, mas as empresas que prosperam durante uma recessão são aquelas que entendem claramente o que seus clientes querem e fornecem produtos e serviços que correspondem exatamente a essas necessidades.
Marketing é uma habilidade fundamental para ter e entregar o que as pessoas querem comprar é um requisito óbvio para a execução de um negócio, mas muitas pessoas não compreendem verdadeiramente como fazer o marketing de um negócio corretamente. Marketing de organizações lideradas sempre reverte a tendência e tende a produzir mais receitas e lucros do que os seus concorrentes.
Há muitos livros excelentes de introdução ao marketing que valem a pena, além de cursos de formação gratuitos online. Fontes não faltam, é só você ter a sede de conhecimento e o interesse em ser bem sucedido.
Vendas e Relacionamento com o Cliente
Vender é quase uma forma de arte e todos provavelmente já vendeu algo em suas vidas já. Se você vai uma entrevista para um emprego (onde você tem que vender a si mesmo) ou de vendeu uma casa no passado, você já pode ter as habilidades bases necessárias.
As habilidades necessárias nas vendas são realmente entender o processo de venda, desde o contato inicial para a conclusão da venda. Vale a pena dar uma olhada em sites de sucesso para ver como o processo de venda é realizado e que muitos sites falham porque eles simplesmente não finalizam suas vendas. Boas habilidades de vendas raramente deixam um encontro sem uma venda ou, pelo menos, um compromisso e apenas soltando alguns folhetos fora em um cliente prospectivo não vai chegar a essa venda.
O processo de vendas tem seis etapas básicas como se segue:
- Prospecção de novas direções;
- O contato inicial com o prospecto;
- Apresentação de materiais de vendas;
- Lidar com objeções;
- O fechamento da venda;
- Acompanhamento/serviço de pós-venda.
Como mencionado anteriormente, manuseio e fechamento da venda são provavelmente as áreas mais importantes, mas aqueles que não tem um passado de vendas têm mais dificuldades com isso. Uma equipe comercial bem montada e com a liderança de um grande vendedor pode fazer muita diferença.
Habilidades de Comunicação
Comunicação eficaz é uma habilidade que empresários bem sucedidos possuem quer seja com seus funcionários, diretores ou clientes. A maioria das pessoas escreve diariamente, mesmo que seja um curto-mail, mas a palavra escrita muitas vezes pode ser mal interpretada. Usando as palavras certas no contexto certo é fundamental, mas, talvez, a escrita é o último recurso, porque falando diretamente com as pessoas geralmente tem uma melhor resposta positiva.
Comunicações escritas são escritas em mensagens publicitárias e é melhor contratar um bom redator, em vez de tentar fazer isso em casa. Muitas pessoas acreditam que eles são redatores, mas isso raramente é o caso. Usando as palavras certas pode aumentar as taxas de resposta por 2 ou 3 vezes e habilidades de se comunicar bem são fundamentais para melhorar a chamada para respostas de ação.
Se você está em uma reunião ou conhece alguém em um evento de networking, como você lida com a situação vai decidir como a outra pessoa age de acordo com o que você está dizendo. Você precisa não só ser confiante, mas mostrar que você tem o conhecimento do seu assunto. Nem todo mundo vai precisar de habilidades reais de falar em público, mas lembre-se que se você precisa apresentar para um público mais amplo que eles querem aprender com você.
Há uma abundância de cursos para desenvolver suas habilidades de comunicação, mas apenas imergindo-se com outras pessoas em uma base diária, vai melhorar a sua confiança para se comunicar.
Gestão de Pessoas e RH
Se você tem ou está pensando em contratar funcionários, você precisa ser capaz de definir objetivos, motivá-los a realizar os padrões, mas também acompanhar e implementar todas as leis trabalhistas e regulamentos associados.
Isto vem como parte de habilidades de liderança e funcionários precisam estar cientes de onde a empresa está indo, qual a sua parte está dentro da empresa e que é exigido deles.
Finanças e Contabilidade
Talvez a maior dor de cabeça na gestão de uma empresa é ser capaz de gerir o seu fluxo de caixa. O dinheiro é a alma de qualquer negócio e rentáveis empresas falham e vão à falência se ficarem sem dinheiro e não poder pagar aos seus fornecedores ou seus funcionários. Suprimentos logo secam e eles não têm nada para vender e os empregados saem e encontram um emprego alternativo.
Você deve ter desenvolvido um plano de negócios com a previsão financeira antes de começar, e isto pode ser uma ferramenta útil para gerenciar seu fluxo de caixa. A maioria dos bancos oferece algum tipo de banco online para que você possa gerenciar suas contas bancárias diariamente e saber quais os pagamentos são devidos e quando você vai receber as suas faturas de vendas.
Tire um tempo longe do negócio de planejar com antecedência, mesmo que seja apenas um par de semanas. É fundamental para que você não receberá nenhuma surpresa desagradável ao longo do caminho.
Você também deve estar ciente de alguns dos detalhes em seu negócio, tais como o preço de venda de cada produto, o custo de cada produto e, portanto, da margem de lucro. Se você acredita que o dinheiro está secando, então você deve falar com o seu banco ou contador em uma tentativa de obter alguma ajuda antes que seja tarde demais.
Conseguir algum fundamento básico em habilidades de contabilidade é outro essencial para a execução de um negócio bem sucedido. Cursos online, livros e até consultores financeiros podem te ajudar nessa tarefa.
Esquecemos de alguma habilidade? O que mais vocês recomendariam para um negócio que está começando? Compartilhem suas ideias nos comentários abaixo.
Sobre o autor
André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.
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