A importância do constante treinamento
A formação verdadeira de um trabalhador ocorre após o processo de recrutamento e seleção. Este processo de treinamento visa melhorar as competências, capacidades e conhecimentos dos funcionários para fazer um trabalho particular e encaixá-lo na função para a qual está designado. Um bom treinamento nunca tem fim, com o constante aprendizado dos funcionários e seu crescimento pessoal e profissional dentro de uma empresa.
O treinamento é fundamental para o desenvolvimento organizacional e sucesso da parte humana de um empreendimento. É proveitoso tanto para empregadores quanto aos trabalhadores de uma organização. Um funcionário vai se tornar mais eficiente e produtivo quando bem treinado. Isso não significa que um treinamento é a solução para todos os problemas de uma empresa. A necessidade ou não dele só é constatada quando é assumida a necessidade de melhorias, adaptações ou o aprendizado de novas capacidades dentro do ambiente de trabalho.
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O constante treinamento estrutura-se sobre quatro fundamentos básicos:
- Novos funcionários recebem sempre um treinamento. Esta formação busca a familiarização com a missão, visão, regras, regulamentos e as condições de trabalho de uma organização. É a inserção do indivíduo à cultura organizacional pré-estabelecida.
- Os empregados existentes são treinados para atualizar e aprimorar seus conhecimentos, mantendo-se em dia com as necessidades de mercado e como funcionários competitivos perante os concorrentes.
- Se há alguma melhora ou alteração tecnológica, seja em processos ou em aparelhos físicos mesmo, o treinamento é dado para lidar com essas mudanças. Os funcionários são treinados sobre o uso de novos equipamentos e métodos de trabalho.
- Quando a promoção e crescimento na carreira tornam-se importante, o treinamento é dado para que os funcionários estejam preparados para compartilhar as responsabilidades do trabalho em níveis superiores.
Esta estrutura de constante treinamento traz benefícios permanentes a um ambiente empresarial, como:
- Melhora a moral dos funcionários, ajudando o empregado a obter segurança e satisfação no trabalho. Empregados mais satisfeitos tem um melhor estado de espírito, contribuindo cada vez mais para o sucesso organizacional. Um empregado satisfeito e bem treinado também tem uma tendência muito menor a faltas ao trabalho e ocasionam uma menor taxa de rotatividade no ambiente de trabalho.
- Um funcionário bem treinado vai estar bem familiarizado com o trabalho e vai precisar de menos de supervisão. Assim, haverá menos desperdício de tempo e esforços, direcionando os recursos para os reais problemas da empresa.
- Menos acidentes. Erros podem ocorrer se os funcionários não têm conhecimento e as habilidades necessárias para fazer um trabalho particular. Quanto mais treinado for um funcionário, menores são as chances de acontecerem acidentes de trabalho, além do aumento da proficiência no trabalho por parte do empregado.
- Empregados, ao adquirir habilidades e eficiência durante um treinamento, tornam-se mais elegíveis para uma promoção, ficando capacitados como recursos ativos e importantes para a organização.
- A formação melhora a eficiência e produtividade dos funcionários. Bem treinados, eles mostram tanto a quantidade quanto desempenho de qualidade. Há menos desperdício de tempo, dinheiro e recursos quando os funcionários estão devidamente treinados. Tendem também a trabalhar melhor em grupo e valorizar as relações criadas dentro do ambiente de trabalho.
O treinamento pode ser realizado de duas formas, basicamente: dentro ou fora do ambiente de trabalho. Na primeira opção, o funcionário aprende fazendo. É simples e tem um baixo custo, já que não muda muita a rotina da empresa nem do próprio empregado. Na maior parte das vezes este tipo de treinamento é ministrado por um funcionário da própria empresa, normalmente um superior imediato ou que esteja mais tempo na empresa.
Fora do ambiente de trabalho, o treinamento normalmente é focado nos novos funcionários. Oficinas, seminários, conferências e workshops são alguns exemplos de treino fora da organização. São mais caros e só são eficazes quanto um grande número de funcionários precisam ser treinados em um curto período de treino. Pode ser responsável a trazer ares frescos para dentro da companhia e agir como catalisador de mudanças dentro da empresa.
O mais importante a saber é que nem sempre a solução é o treinamento. Às vezes os problemas podem estar na estrutura do trabalho ou mesmos nas tarefas que estão sendo executadas. Por isso ressaltamos que o constante treinamento, o clima de constante evolução rende muito mais e custa muito menos para uma companhia. Ao invés de censurar novas decisões, incentive-as. Crie um ambiente que premie a inovação. A competitividade de sua empresa só tem a crescer com a colaboração dos funcionários e a constante evolução profissional e pessoal destes.
Sobre o autor
André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.
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