INSS autônomo – Por que você deve pagar?
Digamos que você tenha decidido trabalhar como seu próprio patrão. Seja qual for o motivo, é hora de começar a se preparar para um futuro de muitos desafios e buscar uma certa segurança financeira e estabilidade, das mais diversas formas. Uma das coisas que você tem que planejar na hora de trabalhar por conta própria é sua aposentadoria, ou seja, sua segurança financeira quando mais velho.
Como autônomo, além de poder fazer uma previdência privada e/ou um seguro de vida, você pode continuar contribuindo para a Previdência Social, garantindo um futuro mais seguro e se prevenindo de possíveis problemas que podem acontecer durante seu trabalho. Muitos pensam apenas no impacto financeiro da previdência no salário e não pensam nos benefícios que o dinheiro que “falta” no final do mês é um investimento na sua saúde e segurança financeira.
Leia também
Dizemos isso por que a maioria das pessoas só associa o pagamento do INSS a aposentadoria, o que não é verdade. Ao contribuir para a previdência social, o trabalhador tem todos os direitos de uma pessoa que trabalhe com a carteira assinada, tais como licença maternidade, aposentadoria por invalidez, pagamento de salário durante recuperações de cirurgias e afins e mais ainda.
Além do mais, pagando o INSS como uma obrigação todo mês te garante que você terá um dinheiro investido em algum lugar para um futuro mais seguro e onde você não terá que se preocupar tanto com problemas que possam acontecer.
Mas para fazer o pagamento do INSS autônomo, seu negócio deve estar regularizado e você deve estar em dia com o governo e a Previdência Social. Caso não esteja, é preciso que você entre em contato com a unidade da Previdência Social mais próxima para regularizar sua situação e começar suas contribuições. É preciso também que o autônomo faça o cálculo de desconto sobre seu salário no valor de 20% sobre o total do salário. Assim, você já garante que este dinheiro estará separado ao final do mês para suas responsabilidades com a Previdência Social.
Além do pagamento do INSS, para garantir a melhor segurança para você e sua família, é altamente recomendado que você faça um seguro de vida e diversifique seus investimentos, reduzindo assim seus riscos e garantindo um futuro seguro para você e toda sua família.
Sobre o autor
André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.
Veja também
Quem nunca trabalhou tem direito ao auxílio maternidade?
Aposentado pode ter MEI?
Aviso prévio conta para o seguro desemprego? E para outros benefícios?
Desconto no contracheque: INSS, IRRF e outros! Como conferir?
Um comentário para: “INSS autônomo – Por que você deve pagar?”
Janes Alves da Silva
Interessante!