O que é marketing? Quais os principais tipos?

Em Aconteceu na empresa por André M. Coelho

Muitas pessoas estão falando sobre todas as novas formas de marketing que uma empresa pode adotar. É verdade que o marketing tradicional já existe há algum tempo e ainda é usado hoje, mas com a Internet desempenhando um papel tão importante no sucesso de qualquer empresa, as pessoas estão buscando cada vez mais maneiras de comercializar seus produtos ou serviços. Quanto mais pensamos sobre todas as diferentes variedades de marketing, mais percebemos que existem diversas maneiras diferentes de promover algo. Mas antes de sairmos descrevendo os diversos tipos de marketing, que tal entender um pouco do que é o marketing?

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O que é marketing?

Marketing não é apenas a publicidade e propaganda de um negócio, produto, ou serviço. São as ações que uma empresa ou indivíduo toma para transformar a propaganda em resultados financeiros palpáveis. Isso inclui pesquisas de mercado para potenciais clientes, demandas do mercado, aceitação do público para seus produtos e serviços e feedback dos consumidores.

Para atingir esses objetivos, o marketing pode adotar diferentes facetas, dependendo do tipo adotado, as metas e estratégias que um negócio quer adotar.

Todos os tipos de marketing: Marketing na Internet

É qualquer estratégia de marketing que ocorre online. Também conhecido como marketing online, abrange uma variedade de formas de marketing, tais como anúncios em vídeo, marketing através de motores de busca de sites e marketing por email. É o oposto do marketing offline, e também pode se encaixar no âmbito do marketing digital. Marketing na internet precisa de um bom desempenho nas áreas de design, desenvolvimento e publicidade. Uma empresa com um plano de marketing online terá mais sucesso do que um que acaba de projetar uma presença online sem pensar em como comercializar a sua empresa através da internet.

Tipos de marketing existentes: Marketing Offline

Marketing offline, o oposto do marketing online, inclui todas as formas de marketing que não são feitas na Internet. Exemplos de marketing offline são a publicidade local em jornais e na televisão. No mundo do marketing de hoje, as empresas estão encontrando maneiras de alavancar suas campanhas de marketing offline em combinação com campanhas online, tornando-as complementares umas às outras.

Tipos de Marketing: Marketing Outbound ou de saída

Quando você pensa em marketing, as diferentes forma que você vai pensar são principalmente marketing de saída, também chamado de marketing tradicional. A maioria das empresas hoje estão usando diferentes tipos de marketing de saída para alcançar seus clientes em potencial. O marketing de saída inclui todos os esforços de marketing que são tomados para introduzir um produto ou serviço para alguém que não está à procura desse produto ou serviço. Alguns exemplos são o contato direto (cold calling), envio de boletins informativos, outdoors e banners em lugares físicos ou digitais.

Tipos de marketing

Entre os vários tipos de marketing, você não precisa ficar preso a um ou outro tipo. Eles podem ser combinados para dar melhores chances aos seus produtos e serviços no mercado, resultando em uma maior lucratividade. (Foto: marketingemedia.com.br)

Marketing Inbound ou de entrada

Este tipo de marketing se concentra em fazer sua empresa ser encontrada pelos clientes, em oposição a chegar a eles diretamente como no marketing de saída. A coisa importante a lembrar aqui é que uma pessoa começa com a necessidade de comprar um produto ou serviço, e eles saem para encontrá-lo. Quando procuram esse produto ou serviço em um mecanismo de pesquisa, a página de resultados do mecanismo de pesquisa mostrará os resultados de marketing de entrada. Em vez de usar anúncios pagos, o marketing de entrada é uma parte de SEO (Search Engine Optimization) do marketing na internet.

Marketing de newsletter

Também conhecido como marketing de email, são formas de promover a sua empresa através de emails, como o próprio nome já diz. Normalmente, uma empresa usando marketing de newsletter terá um grupo de contatos para quem eles vão enviar um boletim contendo algumas informações interessantes. O sucesso do marketing de newsletter depende de prender a atenção do público alvo, e de alcançar um número grande de clientes potenciais.

Tipos de marketing digital: Marketing de artigos e notícias

As empresas costumam escrever artigos relacionados à indústria na qual estão e distribuí-los online e offline. Esses artigos irão informar as pessoas sobre um tema importante e dar a empresa que escreveu mais credibilidade no mercado. A organização também pode incluir suas informações de contato de negócios no artigo, permitindo-lhes obter novos clientes.

Marketing de Feiras e eventos

As empresas que desejam alcançar um grande número de clientes potenciais podem participar de feiras e eventos comerciais públicos ou privadas. Feiras e outras formas de marketing de eventos muitas vezes exigem um grande investimento para participar, mas permitem às empresas para demonstrar novos produtos e analisar o que está acontecendo na indústria.

Marketing de pesquisa (SEM)

O Search Engine Marketing (SEM) é a maneira pela qual as empresas promovem seus negócios por meio de canais pagos em mecanismos de pesquisa como o Google. Em vez de aumentar os resultados de pesquisa orgânica que um site tem, as empresas vão pagar para ter seus anúncios na seção patrocinada dos motores de busca. Isso também é conhecido como propaganda paga por clique, ou PPC (Pay Per Click).

Marketing direto

O principal objetivo do marketing direto é enviar uma mensagem diretamente aos consumidores, sem ter que usar quaisquer intermediários. Exemplos de marketing direto incluem marketing por mala direta, telemarketing e venda direta. Marketing direto é muitas vezes preferível porque os resultados podem ser facilmente medidos, dando ao comerciante uma melhor compreensão do sucesso desse tipo de campanha.

Marketing de nicho

Quando um produto ou serviço não está sendo prontamente fornecido a uma determinada parcela de um mercado, uma empresa pode concentrar seus esforços nesse nicho para atender a uma necessidade que não está sendo suprida. Este marketing direcionado é bem sucedido porque o comerciante identifica uma necessidade que não está sendo resolvida por outros concorrentes. Às vezes é benéfico para uma empresa se concentrar em um nicho em vez de tentar competir em um mercado maior.

Marketing de gotejamento ou drip marketing

É o ato de enviar emails direcionados e programados, coordenados para o objetivo específico de conversão dos clientes. O remetente usa um software de marketing de emails que permite configurar vários emails ao mesmo tempo e deixá-los gotejando ao longo do tempo, isto é, sendo enviados pouco a pouco para o público alvo. Isso às vezes inclui chamadas telefônicas para verificar os resultados com os clientes ao longo do tempo.

Marketing de mídias sociais

O marketing de redes sociais e as campanhas de mídia social fornecem uma janela para comercializar um produto ou serviço na Internet por meio de diferentes redes sociais. As empresas podem usar esses meios para o seu marketing, atendimento ao cliente e vendas. Os meios mais comuns e bem sucedidos de marketing de mídia social são encontrados em sites como Facebook, Twitter, LinkedIn, YouTube, SnapChat, entre outros.

Marketing de referência ou boca a boca

Um dos tipos menos estratégicos de marketing, marketing de referência ou boca a boca se baseia no uso de referências de clientes para outras pessoas, conquistando novos mercados. Também chamado de marketing boca a boca, esta é uma forma mais espontânea de receber potenciais clientes, e não pode ser usada de forma isolada porque os resultados não são muito previsíveis. No entanto, o boca a boca ainda é uma parte poderosa dos esforços de uma empresa para trazer novos negócios, especialmente na comunidade de mídias sociais onde a comunicação é realizada instantaneamente.

Marketing de Guerrilha

Com um orçamento menor, o marketing de guerrilha causa um alvoroço usando grande energia, timing e abordagens incomuns para chamar a atenção do consumidor. O marketing não convencional envolvido nesse tipo tenta tirar o máximo de proveito de alguma coisa pequena para fazer uma imagem da marca duradoura na mente do consumidor.

Marketing Promocional

É uma forma comum de estratégia de marketing que as empresas usam para motivar um consumidor a tomar uma decisão e comprar seus produtos. Há uma série de maneiras que as empresas vão usar para promover um produto ou serviço, incluindo a realização de concursos para prêmios, oferecendo cupons para comprar um produto com desconto e dando amostras do produto para que as pessoas possam experimentá-lo antes de comprar.

Marketing de afiliados

Envolve grupos diferentes que contribuem para o esforço de marketing. O comerciante é a empresa que está produzindo e vendendo o produto, a rede é a saída que é usada para promover o link de afiliados, o editor ou afiliado é a pessoa que tem o site com o anúncio afiliado e, claro, o cliente fazendo a compra . Links de afiliados são encontrados em todos os tipos de sites, e eles são usados ​​para direcionar o tráfego para sites externos.

Marketing viral

Este tipo de marketing baseia-se na mensagem de um comerciante sendo espalhada rapidamente através de várias redes sociais afim de aumentar a consciência sobre a marca. Normalmente, uma campanha de marketing viral não vai durar tanto quanto outros tipos, mas se uma empresa pode surgir com uma boa ideia para o marketing viral e chegar às pessoas certas, ela se tornará muito bem sucedida em um curto espaço de tempo.

Marketing B2B (Business To Business)

Qualquer tipo de negócio, seja uma organização, indivíduo, governo ou outra instituição que faz propagandas para outras empresas está envolvida no marketing B2B. Como esse tipo de marketing envolve empresas que tentam vender quantidades maciças de produtos entre si, existe uma relação mais pessoal que precisa ser estabelecida entre as empresas. Se a sua empresa vende para outras empresas, seus esforços de marketing provavelmente serão mais diretos e focados nesse propósito.

Marketing B2C (Business To Customer)

As campanhas de marketing entre empresas e consumidores tentam atingir as pessoas que provavelmente comprarão seus produtos ou serviços. Os esforços de marketing que a empresa faz devem ser mais abrangentes do que o B2B, que se concentra em empresas específicas. O marketing de B2C pode envolver técnicas diferentes do marketing, tais como o marketing de porta em porta, o marketing promocional, marketing em jornais, TV, e rádio. No mundo do marketing de hoje, o marketing de internet B2C está se tornando mais importante para alcançar mais consumidores de forma mais eficiente.

Marketing Móvel

Junto com o marketing do Internet, o marketing móvel é parte dos mais novos grupos de atividades de marketing. As empresas tem experimentado com as certas maneiras de alcançar os consumidores através de seus smartphones, tablets, smartwatches e demais gadgets. Algumas maneiras de comercializar um produto ou serviço através de um telefone celular incluem marketing via SMS, marketing através de jogos, marketing de banners em diferentes páginas da web e marketing baseado em localização.

Marketing reverso

Esta forma de marketing é semelhante ao marketing de entrada. O objetivo do marketing reverso é comercializar um produto de uma forma que fará com que o consumidor procure a empresa que está fazendo o marketing. O marketing reverso pode ser conduzido através de meios como a televisão, mídia impressa e marketing pela Internet. Se uma empresa tem um produto que resolve um problema no mercado, eles terão mais sucesso usando o marketing reverso, porque as pessoas vão procurar esse produto.

Telemarketing

Uma forma de marketing direto, o foco do telemarketing é chegar aos consumidores por telefone. O telemarketing que conhecemos é chamado de cold marketing, que é impopular e tem levado a leis sendo criadas contra esse tipo de divulgação de um negócio. No entanto, telemarketing pode ser eficaz se a pessoa certa for contactada pelo telefone no momento certo.

Marketing de mala direta

A maioria das pessoas recebe grandes quantidades de material de marketing pelos correios, que é considerado marketing de mala direta. As empresas enviarão emails com promoções ou outras informações para uma grande lista de endereços, geralmente em uma área geográfica comum.

Marketing de banco de dados

É semelhante a outros tipos de marketing direto, mas o foco é mais direcionado para análise de dados. As empresas tentam restringir seus esforços de marketing para certos grupos de pessoas, e eles usam o marketing de banco de dados para analisar estatísticas como nome, endereço ou histórico de vendas, afim de criar o modelo mais preciso possível.

Marketing personalizado

O objetivo do marketing personalizado é criar uma oferta única para cada cliente individual. Esta forma de marketing não funciona para cada empresa, mas alguns podem capitalizar sobre seus produtos exclusivos e demografia de clientes do mercado para os indivíduos. Com a Internet se tornando um lugar mais popular para o marketing, as empresas estão descobrindo que o marketing personalizado é efetivo nos casos em que as empresas podem acompanhar os interesses específicos de um cliente e enviar-lhes mais informações para sugestões futuras.

Qual marketing escolher para meu negócio?

Dependendo da sua empresa e da indústria em que você está, você vai escolher diferentes tipos de marketing que irão produzir os melhores resultados para você. Não importa qual o tipo de marketing que você usará para sua empresa,

Quais tipos de marketing você usa no seu negócio hoje? Quais deles obtém os melhores resultados?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

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