Perguntas que você deve fazer em toda entrevista de emprego

Em Motivação no trabalho por André M. Coelho

Este é um conselho comum entre os candidatos a emprego: quando você está sendo entrevistado, você precisa entrevistar o empregador de volta. Afinal, você é quem vai potencialmente preencher esta posição, então você precisa saber se ele vai ser um bom ajuste, certo?

Só que, enquanto faixas salariais, benefícios e flexibilidade de horários são detalhes importantes que merecem respostas, os gerentes de contratação não apreciam questões como estas, pelo menos até a sua segunda entrevista ou talvez até depois de terem feito uma oferta.

Durante a sua primeira entrevista, a dança para impressionar o contratante ainda está em pleno andamento. Quando um potencial empregador perguntar se você tiver alguma dúvida, eles não querem investigações sobre estacionamento gratuito para quem trabalha no escritório, eles querem é ver se você está preparado, educado e curioso sobre o cargo. As perguntas abaixo, além de serem muito bem usadas para esclarecer suas dúvidas, podem ser essenciais na hora de impressionar o empregador e mostrar seu interesse no cargo.

Leia também

Se eu fosse começar amanhã, qual seria a prioridade na minha lista de coisas a fazer?

A resposta a esta pergunta vai lhe dar mais detalhes sobre o estado atual do cargo, enquanto a pergunta mostra que você está investido e interessado em aprender como você pode começar as coisas no novo emprego de forma impactante. O bônus está no truque mental: agora você já tem o seu entrevistador imaginando você como titular na posição.

O que você diria como primeiros traços de personalidade que alguém precisa para fazer bem este trabalho?

A resposta para isso vai ser muito reveladora. Criativo e intuitivo, duas respostas genéricas a esta pergunta, podem ser traduzidos para significar que você estará em uma zona de conforto, enquanto paciente e colaborativo poderia significar o oposto. Não só esta questão permitirá que você sinta saber se você vai se ajustar bem, mas também vai ter o seu entrevistador olhando através do seu passado no currículo de papel e vê-lo como um indivíduo.

Fazendo perguntas durante as entrevistas

Ao fazer perguntas ao entrevistador, você pode estar plantando a primeira semente da boa relação com seu futuro empregador por demonstrar interesse. (Foto: www.glassdoor.com)

Que melhorias ou mudanças que você espera que o novo candidato irá trazer para esta posição?

Essa resposta pode lançar luz sobre o que poderia ter feito a última pessoa a perder ou deixar o trabalho, além de dicas com o caminho para o sucesso no novo emprego. Perguntar isso mostra a um empregador que você está ansioso para ser o melhor candidato para preencher esta posição.

Eu sei que esta empresa baseia seus princípios em X e Y, e o que você diria que é o aspecto mais importante de sua cultura organizacional?

Este tipo de pergunta é certa para impressionar, pois mostra que você fez sua pesquisa sobre a empresa e dá-lhe a oportunidade de obter informações sobre quais valores são mantidos em qualquer instância, também te ajudando a descobrir  se há uma identificação com a empresa ou não.

Você gosta de trabalhar aqui?

Esta questão pode colocar entrevistadores um pouco em defesa, mas a sua resposta será reveladora. Um bom sinal é um sorriso confiante e um entusiasmado “sim”, emparelhado com uma explicação do que a empresa proporciona a ele. Se eles mudam no seu lugar, desviam o olhar, tosse e começam com “bem …”, considere isso uma bandeira vermelha e comece a procurar novas oportunidades.

Independentemente da sua resposta, os empregadores apreciam ter a chance de refletir sobre suas próprias opiniões, e isso transforma o processo de entrevista em um diálogo muito mais do que um interrogatório.

Dúvidas durante a entrevista

Melhor é fazer perguntas ao entrevistador do que deixar claro que tem dúvidas e não esclarecê-las. (Foto: www.missionaccomplishedconsulting.org)

Existe alguma coisa que se destaca para você que te faz pensar que eu posso não ser a pessoa certa para este trabalho?

Sim, esta pergunta pode ser assustadora, mas também pode ser benéfica. Não se limita a dar-lhe uma chance de redimir qualquer hesitação que o empregador possa ter sobre você, mas também demonstra que você pode receber uma crítica construtiva e está ansioso para melhorar. Isso é uma qualidades valiosa em qualquer candidato.

Vale, no mais, o bom senso. Se você sentir que tem alguma dúvida sobre o cargo, pergunte. Pesquise e busque se informar da melhor forma possível para então conseguir garantir sua vaga como o melhor candidato possível. A partir daí então, você poderá negociar a oferta de trabalho e descobrir se realmente aquela oportunidade é pra você.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

2 comentários para: “Perguntas que você deve fazer em toda entrevista de emprego”

  • Diego Santos

    Olá boa tarde! Minha duvida na minha carteira de trabalho a a numeracão e a série exemplo (002-0) esta competa… Porém no requerimento do seguro desemprego a série esta 20! Pois a a contadora da empresa que estava trabalhando disse que o requerimento que foi solicitado online MT automaticamento deixou desse modo, minha duvida é, se pode dar entrada no seguro do desemprego estando mesmo assim?

    Responder
    • Equipe Ponto Rh

      Diego, não sabemos ao certo sobre este assunto. Sugerimos que consulte um especialista para conferir se está tudo ok com sua documentação.

      Responder

Deixe um comentário