Como prestar mais atenção ao que as pessoas falam com você no trabalho?

Em Recursos Humanos por André M. Coelho

Os líderes inspiram suas equipes mostrando que se importam. Uma das maneiras mais importantes pelas quais os líderes de comunicação mostram que se importam é ouvindo o que as pessoas tem a dizer. Quando fazemos um esforço para ouvir as outras pessoas, todos entendem os benefícios em termos de engajamento e relacionamentos que movem uma organização para o sucesso.

Não se trata apenas de convidar os funcionários para contribuírem. Também é provar que você valoriza esse insumo agindo sobre ele. Para criar uma cultura onde as pessoas sentem que suas contribuições são valorizadas, você precisa facilitar o diálogo, aprendendo a realmente escutar o que as pessoas tem a falar.

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Aborde cada diálogo com o objetivo de aprender algo

Pense na pessoa como alguém que tem alguma coisa para te ensinar. Ao abordar essa atitude para suas conversas, você sempre estará disposto a ouvir, saindo sempre de cada conversa com algo novo para compartilhar com outras pessoas.

Como prestar mais atenção: pare de falar e fique mais próximo ao falante

Suprima o desejo de pensar sobre o que você vai dizer e ao invés disso, pense no que você vai ouvir. Se aproxime da pessoa que está falando para ouvir melhor e evitar ruídos na conversa. Para ouvir, a proximidade faz uma grande diferença mesmo nos diálogos mais simples.

Como prestar mais atenção ao que falam com você: abra e guie o diálogo

Abra e guie a conversa com perguntas amplas e abertas, tais como quais outras alternativas você considerou para resolver a situação X ou como a pessoa imagina resolver o problema Y. Evite questões fechadas que possam ser respondidas com apenas um sim ou não.

Como prestar atenção às pessoas

Aprenda a escutar ativamente para prestar mais atenção ao que as pessoas tem para realmente ouvir as pessoas. (Foto: Star12 Community)

Foque nos detalhes

Percorra os detalhes fazendo, perguntas específicas que focam a conversa. Isso pode ser feito com perguntas como “diga-me mais sobre isso”, “como você chegou a esta conclusão?”, ou “como isso funcionaria nessa situação?”.

Resuma o que você ouve e faz perguntas para verificar sua compreensão sobre a conversa

Questionamentos como “se eu estou entendendo bem, você está dizendo que…” ou “diga-me se é isso o que você está querendo dizer…” ajudam a entender melhor as mensagens que estão sendo passadas e auxiliam bastante no diálogo produtivo e com uma boa comunicação.

Incentive o feedback positivo

Se você pode ver que um falante tem algum problema para expressar um ponto ou falta confiança, encoraje a pessoa com um sorriso, um aceno de cabeça ou uma pergunta positiva para mostrar seu interesse. Isso ajuda para que você consiga ouvir muito melhor.

https://youtu.be/cMXoq_DJhXA

Ouça tudo que a pessoa tem para falar

Compreenda que, além do que está sendo dito, a mensagem real pode ser não-verbal ou emocional. Verificar a linguagem corporal é uma maneira de buscar uma verdadeira compreensão do que está sendo dito. Coisas como o tom de voz de uma pessoa podem dizer muito mais do que simples palavras.

Preste atenção às suas próprias respostas

Lembre-se de que a maneira como você responde a uma pergunta também faz parte do diálogo. Mantenha uma mente aberta e mostre respeito pelo ponto de vista da outra pessoa mesmo se você não concordar com o que a pessoa estiver falando.

Como esses passos te ajudaram a prestar mais atenção no que falam para você? O que você fez de diferente?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

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