Quais as desvantagens da carreira militar?
Juntar-se aos militares é uma decisão que muda sua vida e que não deve ser tomada de ânimo leve. Se você é um dos milhares considerando o serviço militar, há muitos prós ou razões pelas quais você deve se juntar, mas você não pode ignorar a crescente lista de desvantagens de ir para o exército.
Antes de bater o martelo, é importante entender o lado negativo, assim como os positivos do serviço militar. Em nenhuma ordem particular, reunimos os seguintes aspectos negativos.
1. A carreira militar te separa dos entes queridos
O estilo de vida militar é preenchido com mudanças permanentes de estação, implantações e atribuições temporárias. Embora esses termos militares não sejam intercambiáveis, todos se resumem para um aspecto recorrente da vida militar: deixar sua família e amigos para trás.
Leia também
- Certificado de reservista serve para quê?
- Carreira militar na aeronáutica: patentes e como ingressar!
Mesmo que os militares ofereçam subsídio de separação familiar, uma forma de pagamento militar, quando um membro de serviço é separado da família há mais de 30 dias, o dinheiro extra não compensa a maioria das pessoas que você mais ama. Se você é uma pessoa orientada para a família que não pode imaginar gastar uma quantidade considerável de tempo longe da família, por quilômetros de distância de cada vez, as forças armadas podem não ser a melhor opção para você.
2. Desvantagens da carreira militar como servidor público
O servidor público tem suas vantagens na estabilidade. Mas ela também traz uma série de problemas.
Os militares podem te “aposentar” do dever por várias razões, se você for encontrado incapaz de fisicamente ou psicologicamente de executar suas funções. E não pense em abandonar completamente os militares sem um pedido formal. Você perderá todo o pagamento, além de poder até ser preso. Isso sem contar a perda dos benefícios.
Outra desvantagem são os ganhos. O salário de um militar, apesar de ser bom, será mais ou menos estável ao longo da carreira. Você precisará gerenciar muito bem seu dinheiro para se tornar rico, pois o serviço público não é o caminho ideal para isso.
3. Carreira militar e as patentes
Assim como no mundo civil, os militares operam em uma cadeia de sistema de comando. Sua idade não é equivalente à sua classificação nos militares. Se você tem 28 anos e alguém de 21 anos tem patente mais alta do que você, você é obrigado a seguir suas ordens. E mais do que provável, sempre haverá um ranking mais alto que você e você deve respeitar sua classificação, não importa a idade. Isso sem contar que altos cargos só podem ser obtidos através da formação nas escolas militares.
4. Aparência física e higiene pessoal entre os militares
Os militares têm altos padrões quando se trata de como você se apresenta. Porque você é uma representação dos militares como um todo, você tem que se apresentar à parte, especialmente em uniforme.
Por exemplo, os pelos faciais, com exceção de um pequeno bigode, não são permitidos. Cabelo comprido está fora de questão para os homens. Os militares têm uma regulamentação de como usar o cabelo para o comprimento de suas unhas. Brincos longos, piercings, e correntes , enquanto em uniforme não pode ser usado e as tatuagens geralmente devem ser escondidas. A aparência física também escorre em seu estilo de vida fora de uniforme. Você não pode beber ou fumar de uniforme, mas quando você está fora de uniforme, você ainda é mantido em um alto padrão de requisitos.
5. Ser um militar te tira da individualidade
Os militares funcionam em uma missão primeiro, mentalidade da equipe. Se você não aprender a mudar de mim para nós, você pode ter dificuldade em se ajustar ao serviço militar. É um trabalhando coletivo, onde você sempre estará contando com seus amigos e parceiros de trincheira. Você deverá se anular, de certa forma, para fazer as coisas funcionarem.
6. Padrões de aptidão física
A aptidão física também é uma exigência, uma vez que os membros militares devem estar prontos em todos os momentos. Exceder um certo peso e você pode ser considerado impróprio para o dever. Se você não puder correr, fazer flexões, agachamentos e passar nos testes físicos, você também pode ser considerado impróprio para o dever.
7. Plano de saúde do exército
O plano de saúde deve ser um benefício, certo? É, na superfície. Quando você vai mais fundo, você também vê que isso também pode ser uma desvantagem.
Nos militares, você não pode escolher seu próprio médico. Você, assim como seus dependentes, são atribuídos a um médico de um hospital militar, geralmente. E as opções de médicos são limitadas.
8. Requisitos de educação para a carreira militar
Se você vai fazer uma carreira militar, precisará de ter o ensino médio completo ou ensino superior completo, para certos cargos.
Caso queira, poderá se formar no ensino médio em uma escola militar de formação de oficiais e ir para uma escola militar de formação de oficiais de nível superior. Mas precisará estudar bastante e trabalhar muito para ter um bom desempenho sempre.
9. Você é propriedade do governo brasileiro
Mesmo que você possa desfrutar das liberdades deste grande país, uma vez que você juntar as forças armadas, você se torna propriedade do Governo do Brasil. Você deve fazer o trabalho que lhe foi atribuído. Além disso, você deve agir de forma digna, ter respeito por si mesmo e aos outros. Você deve estar fisicamente apto e mentalmente estável. Você deve ir onde o militar diz-lhe para ir. Seus oficiais de comando são seus patrões e o que eles dizem é o que você obedece.
10. Riscos e perigos da carreira no exército
O militar pode ser uma profissão perigosa, com duração afeta em sua vida. Você pode sofrer ameaças de criminosos, poderá ser chamado par auma missão militar e claro, você sempre poderá ter de entrar em combate, o que é um risco constante.
Indo para o militar tem várias desvantagens. Sem orientação e apoio adequados, a vida no serviço militar pode ser desagradável. Certifique-se de considerar todas as opções antes de dedicar sua vida à carreira militar.
O que vocês acham da carreira militar? É a opção certa para você?
Sobre o autor
André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.
Veja também
Como gerir sua carreira de forma flexível?
Como crescer na carreira policial?
Regras para o uso de uniforme no trabalho e por quê é importante!
Carreira militar feminina: cargos e como ingressar