Quais habilidades um coordenador de equipe precisa?
Ao entrevistar uma potencial nova contratação, é procedimento padrão para um profissional de recursos humanos avaliar o candidato em comparação com uma lista de principais habilidades e características pessoais necessárias para o trabalho. Mesmo dentro de uma empresa, você pode parar e se perguntar quais habilidades a empresa precisa para que você seja promovido e se torne um recurso cada vez mais indispensável. Dentro de uma empresa, há vários cargos que você pode procurar. Dentre eles, os cargos de coordenação exigem conhecimentos e habilidades por parte do profissional, seja ele externo ou interno da empresa, que podemos descrever facilmente nos tópicos abaixo.
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Organização
A coordenação requer uma abordagem ordenada. Arquivos organizados, fortes habilidades de gerenciamento de tempo e eficiência pessoal são a chave para a função. Você está lidando com vidas e carreiras das pessoas aqui e saber encontrar e organizar os talentos destas pessoas para desempenharem funções específicas em uma equipe ou projeto são habilidades cruciais.
Multitarefa
Em qualquer dia, um coordenador vai lidar com questão pessoal de um colaborador, reivindicar o benefício de uma estratégia de recrutamento próximo, tratar de diminuir os problemas dentro dos projetos e dos grupos e organiza-los para que o foco não seja perdido. Prioridades e necessidades empresariais se movem rapidamente e mudam rápido, e você precisa ser capaz de atender a estas demandas simultaneamente. Você precisa ser capaz de lidar com todos e tudo ao mesmo tempo.
Discrição e ética empresarial
Coordenadores são a consciência da empresa, bem como os guardiões de informações confidenciais para o desenvolvimento dos projetos. Como você serve as necessidades da gestão diretora, você também monitorar as abordagens dos projetos, tarefas e políticas dadas aos funcionários para garantir que a ética adequada é observada. Você precisa ser capaz de colocar as coisas nos trilhos quando não estão, para manter a empresa no caminho certo. Não é uma responsabilidade fácil! Claro, você sempre tem que lidar de forma adequada, e nunca divulgar a qualquer pessoa não autorizada, informações confidenciais sobre qualquer um na organização.
Foco duplo
Coordenadores precisam considerar as necessidades dos empregados e administradores. Há momentos em que você deve tomar decisões para proteger o indivíduo, e outras vezes quando você proteger a organização, a sua cultura e valores. Estas decisões podem ser mal interpretadas por alguns, e você pode receber críticas por isso, mas você sabe que explicar as suas escolhas pode comprometer informações confidenciais. Isso é algo que você nunca faria. Você tem que compreender ambos os lados envolvidos para encontrar o meio termo ideal.
Confiança com os colaboradores
Os colaboradores esperam que coordenadores defendam seus interesses, mas também é necessário reforçar as políticas de topo que administração quer colocar em prática. O coordenador que pode colocar estas duas forças em equilíbrio ganha a confiança de todos os envolvidos e maior eficiência na execução de tarefas por sua equipe.
Imparcialidade
Coordenadores devem demonstrar imparcialidade. Isso significa que a comunicação deve ser clara, que as vozes das pessoas são ouvidas, que as regras e políticas são seguidas, e que a privacidade e respeito é mantida, levando em consideração apenas os aspectos profissionais do que é feito.
Dedicação para melhoria contínua
Coordenadores precisam ajudar seus colaboradores a executarem certas tarefas exigidas para suas funções. O objetivo é a melhoria contínua e inovação, bem como remediação. Aprender estas habilidades e dominá-las são essenciais para poder repassá-las aos colaboradores e assim, aumentar a eficiência da equipe.
Orientação estratégica
Coordenadores com visão de futuro assumir um papel de liderança e de rumo estratégico da administração. Na avaliação, acompanhamento, execução de projetos e tarefas, eles trazem conjuntos de habilidades que levam ao crescimento do negócio, fornecendo resultados sólidos e ajudando ao crescimento da empresa e da equipe.
Trabalho em equipe
Uma vez, as empresas foram organizados em hierarquias de trabalhadores liderados pelos supervisores. Hoje, a equipe é quem manda. Coordenadores devem entender a dinâmica da equipe e, consequentemente, encontrar maneiras de trazer personalidades díspares e fazer o trabalho chegar ao resultado final da melhor forma possível.
Mas também, há uma ressalva
Ao listar essas habilidades, uma coisa que não fizemos foi tentar priorizá-las. Porque nenhuma lista geral de habilidades pode levar em conta a estratégia de negócio da sua organização particular. O coordenador é um ser humano, que deve ser adaptável ao ambiente onde ele está inserido. Ele é quem começa a ter uma visão global da empresa, rumo a um cargo de diretoria. A partir desta compreensão é que o coordenador poderá exercer bem sua função e assim, colaborar para a criação de uma empresa mais forte e competitiva no mercado.
Sobre o autor
André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.
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Um comentário para: “Quais habilidades um coordenador de equipe precisa?”
Nice
Muito bom!