Quais são as escolas preparatórias para a carreira militar?
Os brasileiros que se interessam na carreira militar tem diferentes opções de formação em escolas militares preparatórias. Há diferentes escolas para os diferentes braços das Forças Armadas, ou seja, para a Marinha, Aeronáutica, e Exército.
Abaixo, apresentaremos as principais escolas preparatórias para a carreira militar.
Como entrar nas escolas preparatórias para a carreira militar?
Para entrar em uma carreira militar nas escolas preparatórias os candidatos precisam cumprir os requisitos de idade, geralmente mínimo de 15 anos e máximo de 18 anos, com ensino fundamental completo.
Leia também
- Certificado de reservista serve para quê?
- Não confie em sua faculdade para te preparar para o mercado de trabalho!
Somado aos requisitos de idade, os alunos precisam passar em concurso próprio para a escola preparatória.
Em todas as escolas preparatórias, os alunos receberão auxílio médico odontológico, alimentação, estadia, e um soldo como salário.
Escola preparatória para a carreira militar: colégios navais
O Colégio Naval é uma escola de Ensino Médio mantida pela Marinha Brasileira. Localizado no estado do Rio de Janeiro, em Angra dos Reis, o Colégio Naval prepara os alunos para o Curso de Graduação da Escola Naval, onde poderão continuar seus estudos para se tornarem oficiais da Marinha.
Como é a carreira militar no Colégio Naval?
Ao entrar no Colégio Naval, o aluno passará por 3 anos em regime de internato. Os alunos que forem bem classificados durante o Ensino Médio terão vaga garantida na Escola Naval, devendo também realizar exames de saúde e físicos.
Ao terminar o Ensino Médio no Colégio Naval, o aluno sairá formado com conhecimentos nos campos gerais da educação e conhecimentos militares/navais.
Escola Preparatória de Cadetes do Exército – ESPCex
A ESPCex está localizada na cidade de Campinas, SP. Seu principal foco é o preparo e condicionamento dos estudantes para a entrada na AMAN, que é a Academia Militar das Agulhas Negras, formadora de oficiais do Exército Brasileiro.
Aqui, o aluno deverá ter concluído a 3ª série do Ensino Médio, e ter idade dentro dos limites do Edital do Concurso.
Como é a carreira militar na ESPCex?
O aluno estudará durante um ano em internato, recebendo alimentação, uniformes, alojamento, assistência médico-odontológica, e soldo mensal para demais gastos.
Ao final do ano de estudos, o aluno passará por exames e testes. Caso aprovado, terá assegurada a matrícula na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN).
Escola Preparatória de Cadetes do Ar – Epcar
Localizada na cidade de Barbacena, em Minas Gerais, a Epcar prepara os jovens para o ingressso no Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAv) da Academia da Força Aérea (AFA), através do CPCAR (Curso Preparatório de Cadetes do Ar). Ao mesmo tempo, dá aos seus alunos a educação base do Ensino Médio.
Como é a carreira militar na Epcar?
A Epcar dura 3 anos para quem ingressa no primeiro ano do Ensino Médio e 1 ano para quem ingressa no terceiro ano. Além do Ensino Médio tradicional, o aluno terá também a educação nos campos geral e militar.
As aulas serão dadas em regime de internato, durante tempo em que o aluno receberá alimentação, alojamento, fardamento, assistência médica e dentária, além de pagamento mensal de soldo.
Ao final da Epcar, os alunos que estão melhor classificados terão vaga garantida no curso de oficiais, desde que estejam dentro do número de vagas disponíveis.
Ficou alguma dúvida sobre as diferentes escolas preparatórias? Caso ainda tenha perguntas, deixe nos comentários e iremos responder!
Sobre o autor
André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.
Veja também
Como ser um bom aluno?
Como ser um bom professor? Perfil e dicas!
Carreira militar feminina: cargos e como ingressar
Quais as desvantagens da carreira militar?