O que é um código de conduta? Com exemplos!
Se você já trabalhou em alguma empresa, deve ter ouvido falar de um Código de Conduta. Tais códigos são, essencialmente, normas que devem ser seguidas por todos os funcionários para que a identidade da empresa não seja perdida. Além disso, um Código de Conduta garante também um ambiente saudável em que todos são respeitados, protegendo também a empresa de maus profissionais
O que é Código de Conduta?
Um Código de Conduta é uma coleção escrita de regras, princípios, valores e expectativas, comportamentos e relacionamentos dos funcionários que uma organização considera significativos e acredita serem fundamentais para o sucesso da operação.
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Um Código de Conduta enumera os padrões e valores que tornam uma organização notável e que permitem que ela se destaque de organizações similares. O Código de Conduta é nomeado por uma organização para refletir a cultura presente na organização e fazer uma declaração que todos os funcionários e outras partes interessadas ouvem.
O código de conduta escrito fornece orientação para funcionários, clientes e quaisquer outras partes interessadas sobre o que é considerado mais significativo, valorizado e desejável em relacionamentos, interações e na visão de mundo da organização.
O objetivo do código de conduta de uma empresa
Embora o Código de Conduta seja um título popular para este documento escrito e sua série de expectativas, outras empresas o chamam de Código de Ética nos Negócios, Código de Conduta Ética nos Negócios e Código de Ética e Padrões.
Não importa como a organização o chama, o Código de Conduta serve como uma estrutura para a tomada de decisões éticas dentro de uma organização. O Código de Conduta é uma ferramenta de comunicação que informa as partes interessadas internas e externas sobre o que é valorizado por uma organização específica, seus funcionários e gerência.
O Código de Conduta é o coração e a alma de uma empresa. Pense em um Código de Conduta como uma visão detalhada do que uma organização acredita e como os funcionários de uma organização vêem a si mesmos e seu relacionamento entre si e com o resto do mundo. O Código de Conduta ilustra como os funcionários, clientes, parceiros e fornecedores podem esperar ser tratados como resultado.
Como é criado um Código de Conduta?
Todo tipo de organização desenvolve um Código de Conduta. As empresas desenvolvem um Código de Conduta para promulgar princípios e ética que os tornarão atraentes para clientes, funcionários e outras partes interessadas.
As organizações sem fins lucrativos criam um Código de Conduta por esses motivos e para garantir que funcionários e clientes entendam e confiem em sua missão de serviço. As associações profissionais desenvolvem um Código de Conduta por razões semelhantes e sugerem padrões de comportamento ético em todo o setor e no comportamento profissional de seus membros. O Código de Conduta deve orientar todas as interações e representações.
Códigos de conduta ganham fama por suas empresas
Vários exemplos de um Código de Conduta foram tão poderosos para orientar o comportamento, os padrões e a ética de uma organização que se tornaram famosos por si mesmos.
Na Johnson & Johnson, por exemplo, Robert Wood Johnson, presidente da empresa de 1932 a 1963 e membro da família fundadora da organização, escreveu seu famoso “Credo” em 1943, um Código de Conduta simples e bem estabelecido no mercado, que funciona até hoje.
O Código de Conduta da IBM oferece descrições extensivas de cada princípio para que pessoas e funcionários entendam claramente as expectativas da empresa.
Código de Conduta para Fornecedores de uma Organização
Um Código de Conduta também pode ser um documento que detalha as expectativas e exigências de uma organização de seus vendedores, fornecedores e parceiros. Também chamado de código de ética do fornecedor, o Código de Conduta estabelece as bases para o relacionamento da organização com seus parceiros.
Por exemplo, o Código de Conduta de Fornecedores da Apple (e da Indústria de Eletrônicos) declara que “a Apple está comprometida com os mais altos padrões de responsabilidade social e ambiental e conduta ética. Os fornecedores da Apple devem fornecer condições de trabalho seguras, tratar os trabalhadores com dignidade e respeito, aja de maneira justa e ética e use práticas ambientalmente responsáveis onde quer que produzam ou executem serviços para a Apple “.
Outro componente frequente do Código de Conduta para os fornecedores é que eles são desencorajados a oferecer presentes a funcionários que, por seu Código de Conduta, não podem aceitá-los, para que não haja uso questionável de seus serviços.
Como desenvolver e integrar o código de conduta?
Um Código de Conduta é escrito por uma equipe de liderança sênior; desenvolvido por uma seção transversal de funcionários de várias funções; ou projetado pelo desenvolvimento da organização, comunicações corporativas, marketing, relacionamento com fornecedores e / ou equipe de Recursos Humanos, dependendo da organização e seu modo interno de operação e estilo de gerenciamento.
Um Código de Conduta desenvolvido por um executivo poderoso e estimado, geralmente também o proprietário, ou por uma seção transversal de funcionários sem a influência de um executivo, é mais fácil de incorporar e integrar. É mais provável que afete as crenças e o funcionamento reais de uma organização.
O Código de Conduta provavelmente alcançará a implementação e a integração completas dentro da organização quando mais partes interessadas estiverem ativamente envolvidas em sua criação. O envolvimento dos funcionários cria a propriedade dos funcionários, que é a alma da implementação de um Código de Conduta por uma organização.
Como o processo recomendado para o desenvolvimento, alinhamento e comunicação dos valores de uma organização ou a integração de um plano estratégico, a participação contribui para a integração bem-sucedida de um Código de Conduta. Use as mesmas etapas recomendadas para o seu processo para desenvolver seu Código de Conduta.
Divulgue o Código de Conduta
Um Código de Conduta é publicado e divulgado a seus funcionários e às partes interessadas existentes e em potencial, como membros do conselho de administração, clientes, parceiros, vendedores, fornecedores, funcionários em potencial e público em geral. É a imagem que a empresa deseja transmitir a essas partes interessadas sobre quem é a empresa e o que elas podem esperar em termos de tratamento orientado a valor.
Frequentemente publicado no site da organização e em seu relatório anual aos acionistas, o Código de Conduta é um compromisso interno com um padrão de comportamento e crenças e uma declaração pública da posição da organização em um conjunto de padrões, valores, princípios e crenças.
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Sobre o autor
André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.
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