O que é e como fazer um mapa de carreiras?
Um mapa de carreira é um plano escrito detalhado, estabelecendo onde você está agora em sua carreira, onde gostaria de acabar e as etapas específicas que você precisa tomar para alcançar seu objetivo final.
Os empregadores podem criar mapas de carreira para ou com seus funcionários, explicando como os indivíduos podem avançar através da organização e os requisitos que precisam cumprir em cada estágio.
Seu próprio mapa de carreira, no entanto, será muito pessoal para você e é um documento que você cria para si mesmo. Pode envolver a determinação de uma rota de progressão em sua organização atual ou você pode estar buscando uma posição com uma empresa rival, iniciar seu próprio negócio ou até mesmo se mudar para outro setor.
Leia também
Por que criar um mapa de carreira?
Embora você possa ter uma vaga ideia do seu objetivo de carreira, se você não derrotou isso e fez um plano claro de como vai chegar lá, está deixando muito o acaso.
A criação de um mapa de carreira fornecerá mais controle sobre garantir que você faça os movimentos e decisões certos em sua carreira para chegar ao destino escolhido. Ele também oferece uma oportunidade de examinar as habilidades e pontos fortes que você já possui e quaisquer fraquezas ou lacunas em seu conhecimento que você pode precisar abordar.
O formato de um mapa de carreira incentiva você a pensar em metas de curto prazo e metas de longo prazo e a definir as etapas que você precisará seguir para avançar em direção ao seu objetivo final.
Passar algum tempo pensando em todos esses aspectos diferentes fornecerá uma visão muito melhor da carreira que você deseja seguir e como ter sucesso.
Ao anotá-lo, você terá um documento para o qual se referir, para garantir que permaneça no caminho certo enquanto reconhece e comemora o progresso que fez ao alcançar cada etapa.
Como fazer um mapa de carreira?
As etapas devem ser seguidas para que o mapa de carreira tenha sucesso.
1. Identifique seu ponto de partida
O primeiro passo para criar seu mapa de carreira é realizar uma avaliação aprofundada de onde você está agora.
Passe algum tempo considerando seus pontos fortes, habilidades e paixões, bem como suas fraquezas, lacunas de habilidade e qualquer outra coisa que possa impedi -lo.
Pense em onde você se destaca e o que o excita em seu trabalho atual e o que você não gosta ou luta.
Seja muito honesto consigo mesmo e escreva tudo. Esta revisão detalhada de si mesmo e da sua situação atual ajudará você a desenvolver uma idéia melhor de qual é o seu objetivo de longo prazo e como chegar lá.
2. Defina seu objetivo final
Novamente, você precisa ser detalhado e específico ao determinar para onde deseja que seu mapa de carreira o leve.
Se o seu objetivo é mudar para uma posição específica, identifique o que isso significa em termos de descrição do trabalho e especificação de pessoa.
Você pode encontrar essas informações através de seu próprio empregador ou através dos sites de empresas de empresas para as quais gostaria de trabalhar, ou pode precisar entrevistar pessoas em funções semelhantes para descobrir exatamente o que elas fazem (nosso artigo sobre entrevistas informativas irá ajuda com isso).
Seja qual for o seu objetivo, verifique se ele é mensurável, para que você saiba quando o tiver alcançado.
3. Defina suas metas de curto e longo prazo
Depois de saber onde está agora e onde deseja acabar, deve ser muito mais fácil estabelecer as habilidades, a experiência e as competências que você já possui e aqueles que você ainda precisa adquirir para alcançar seu objetivo. Você pode então dividir isso em uma série de etapas.
Definir objetivos menores que você pode marcar à medida que avança fará com que seu objetivo final pareça muito menos esmagador e o ajudará a sentir como se estivesse progredindo.
Seja muito claro sobre o que cada um de seus objetivos de curto prazo implica. Eles podem incluir obter qualificações ou experiência específicas ou assumir posições provisórias que você pode precisar manter antes de ser considerado para o emprego dos seus sonhos. Não mire muito baixo, mas mantenha esses objetivos realistas e estabeleça prazos para concluí-los.
Quando você alcançar um de seus objetivos menores, não se esqueça de reconhecer e celebrar sua conquista. Reconhecer o progresso que você já fez o ajudará a manter seu objetivo final à vista e permanecer motivado.
Veja nossos artigos sobre objetivos de carreira alcançáveis e estratégias de carreira para obter mais conselhos sobre como estabelecer metas.
4. Peça por conselhos
Se seu objetivo envolver o progresso em sua empresa atual, informar seu gerente sobre suas ambições pode ajudar a esclarecer seu mapa de carreira. Você pode discutir se o seu plano se encaixa em como eles veem você se movendo na empresa.
Eles também podem estar cientes dos caminhos para promoção ou desenvolvimento que você não estava ciente e pode ajudá-lo, direcionando você a programas de treinamento ou procurando oportunidades para atribuir projetos que o aproximarão de seu objetivo.
Como alternativa, considere encontrar um mentor fora da sua empresa que possa lhe dar uma visão da carreira que você pretende, além de feedback e apoio contínuos ao trabalhar no seu mapa de carreira.
5. Inclua metas de estilo de vida
Embora seu mapa de carreira esteja focado em sua vida profissional, é importante considerar suas ambições e objetivos pessoais e pensar em como isso pode afetar seu objetivo.
Por exemplo, se você deseja morar no exterior, trabalhe remotamente ou inicie uma família, isso pode afetar as decisões que você toma em sua carreira; portanto, leve em consideração ao criar seu mapa.
6. Continue checando
Depois de criar seu mapa de carreira, certifique -se de voltar a ele para ver como você está.
Se você criou um mapa de carreira física com caneta e papel, coloque -o em algum lugar, verá todos os dias.
Se estiver em formato digital, defina lembretes regulares para examiná-lo e avaliar seu progresso.
7. Seja flexível
Embora você queira que seu mapa de carreira seja detalhado e específico, você também deve estar preparado para adaptar seu plano conforme necessário.
Eventos externos podem exigir que você reconsidere alguns de seus objetivos, as indústrias evoluirão e suas próprias prioridades podem mudar, portanto, mantenha a mente aberta e não tenha medo de alterar ou atualizar seu mapa de carreira.
Modelo de mapa de carreira
O mapa de carreira que você criar será exclusivo para você e o setor em que você trabalha, e o formato que você segue refletirá isso. Abaixo, fornecemos um modelo que pode servir como um ponto de partida útil para começar a pensar em seu próprio mapa de carreira.
Para este exemplo de mapa de carreira, imaginamos alguém que atualmente trabalha como conselheiro de um grupo de escoteiros e cujo objetivo final é se tornar um diretor de uma escola primária.
1. Ponto de partida
Descreva onde você está agora, dando detalhes completos da descrição, habilidades e experiência atuais do trabalho.
Por exemplo:
Trabalho atual:
Conselheiro do grupo de escoteiros, trabalhando com crianças de 8 a 14 anos, incluindo:
Liderando um grupo permanente
Coordenando a programação diária do meu grupo
Criando e liderando atividades de acampamento
Ajudando nas atividades do acampamento
Monitorando as refeições
Mediando em quaisquer conflitos que surjam
Delegando tarefas quando necessário
Habilidades e atributos-chave:
Bom com crianças
Apaixonado por trabalhar na educação
Líder forte
Bom em multitarefa
Divertido e entusiasmado
Determinado
Capaz de trabalhar sob minha própria iniciativa
Bom em resolver conflitos
Fraquezas e lacunas de habilidade:
Sem qualificações de ensino
Nenhuma experiência de ensino em uma escola
Experiência limitada de trabalhar com crianças mais novas
Experiência limitada em liderar os pares
2. Metas e objetivos de curto prazo
Depois de estabelecer onde você está agora e criou uma definição detalhada do seu ponto final, resolva quais etapas você precisará seguir para ir de A a B.
Lembre-se de torná-los específicos e definir uma escala de tempo para concluir cada um.
Por exemplo:
Colocação de trabalho segura em uma escola, idealmente trabalhando com crianças com menos de oito anos para ganhar experiência com crianças mais novas. (No final do ano atual)
Obter o diploma em pedagogia. (Quatro anos desde o começo, é claro)
Atuar como professor do ensino fundamental enquanto trabalhar em uma especialização em liderança educacional.
Aproveitar todas as oportunidades de desenvolvimento e treinamento profissional disponíveis, bem como quaisquer oportunidades para assumir responsabilidades de liderança. (Dois anos)
Mudar até trabalhar como vice-diretor, assumindo mais responsabilidade e obtendo mais experiência em áreas como planejar melhorias na escola, lidar com a disciplina dos alunos e as preocupações dos pais, treinamento e observação de funcionários. (Dois anos)
3. Ponto final
Dê detalhes completos sobre a função que você está buscando, incluindo descrição do trabalho e qualidades pessoais.
Por exemplo:
Objetivo final – diretor de escola primária:
Liderar a equipe administrativa de uma escola e assumindo a responsabilidade por supervisionar as operações diárias
Coordenação de treinamento e desenvolvimento da equipe
Trabalhando diretamente com crianças, ajudando -as a alcançar seus objetivos
Em contato com o conselho escolar e garantir que a escola adere aos protocolos
Desenvolvimento de programas para melhorar o desempenho escolar
Criando benchmarks para acompanhar o progresso
Defender políticas educacionais e responder a preocupações de pais, professores ou alunos
Qualidades pessoais:
Deve ser um professor licenciado e experiente
Altos padrões e expectativas
A capacidade de motivar, inspirar e liderar
Comunicação e habilidades interpessoais excelentes
Altamente organizado
Evidências de contribuir para aumentar os padrões em um ambiente escolar
Compreensão completa do desenvolvimento do currículo, gerenciamento de sala de aula e política educacional nacional
Uma abordagem inovadora e criativa
Se você está apenas começando em sua carreira ou já está em sua profissão escolhida, sempre deve ter uma ideia clara de onde está indo e por quê. Sem objetivos definidos e uma estratégia de progressão, você corre o risco de sair do curso e não aproveitar ao máximo as oportunidades à medida que surgem.
Um mapa de carreira fornece a estrutura para fazer uma análise completa do que você deseja de sua carreira, criando um plano detalhado que o manterá se movendo em direção ao destino desejado.
Se tiver alguma dúvida, deixe suas perguntas nos comentários e iremos te ajudar!
Sobre o autor
André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.
Veja também
Como fazer um plano de carreira para seus funcionários?
Devo mudar de carreira para ganhar mais?
Devo tentar concurso público ou tentar carreira privada?
Como construir uma carreira sólida? 10 Dicas e opinião pessoal!