O que é um empresário? Entenda!
Curiosamente, há um debate sobre a definição de empreendedor e empresário. Alguns especialistas têm uma definição ampla para incluir quem trabalha por si mesmo. Outros têm um ponto de vista mais restrito, sugerindo que um empreendedor não trabalha apenas de forma independente, mas também, seus negócios envolvem inovação e liderança.
O que eles concordam é que um empreendedor ou empresário pega uma ideia, desenvolve um negócio em torno dele, gerencia o negócio e assume o risco de seu sucesso.
Quem é o empresário? Quais os tipos de empresários?
Uma das razões pelas quais há discordância quanto à definição de empreendedor é que ela inclui muitos tipos diferentes de empresas independentes. Alguns tipos comuns de empreendedorismo incluem:
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Pequenas empresas
Isso inclui lojas especializadas e para mamães e proprietários de empresas locais. As pequenas empresas podem incluir parcerias, proprietários únicos e sociedades. Geralmente, qualquer empresa que tenha menos de 500 funcionários ou até um certo faturamento anual.
Negócio em casa
Um negócio em casa pode se encaixar na categoria de pequenas empresas, mas o principal fator nesse caso é que ele é executado em casa, em oposição a um escritório ou outro local. Mas apenas porque uma empresa é administrada em casa, não significa que ela não possa competir com empresas maiores. De fato, muitas grandes corporações foram criadas em casa, incluindo Apple e Disney.
Negócios online
Os negócios baseados na Internet podem ser pequenos, domésticos ou até grandes corporações. A principal diferença aqui é que o negócio é operado principalmente online. Isso inclui empresas como a Amazon ou outras empresas de comércio eletrônico, blogueiros, proprietários de contas no Mercado Livre e qualquer outro negócio que faça a maioria de seus negócios online.
Inventores
Para que um inventor seja considerado empreendedor, ele precisa ir além do estágio da ideia para construir o produto e colocá-lo no mercado. Um bom exemplo de inventor que faz a transição para empreendedores são os concorrentes no programa de televisão Shark Tank.
Empreendedor serial
Muitos empreendedores desfrutam ao máximo de iniciar e construir um negócio, mas não em seu gerenciamento contínuo; portanto, eles o vendem para lançar uma nova ideia. Eles ainda são considerados empreendedores porque operam e assumem riscos nos negócios pelo tempo em que são proprietários. Outras vezes, empreendedores em série fazem malabarismos com várias empresas ao mesmo tempo, obtendo múltiplos fluxos de renda.
Empresário de estilo de vida
Embora a ideia de empresário de estilo de vida não seja nova, ela ganhou popularidade com o aumento da tecnologia, da Internet e da economia global. Um empreendedor de estilo de vida é aquele que constrói um negócio que incorpora seus interesses e paixões e sustenta seus objetivos de vida. Muitos nessa categoria são chamados de nômades digitais porque geralmente possuem negócios online que lhes permitem viajar. No entanto, viajar não é necessário para ser um empreendedor de estilo de vida. O fator chave em um empreendedor de estilo de vida é que ele faz o que ama e / ou a empresa apóia o estilo de vida escolhido.
Características de um empreendedor ou empresário de sucesso
Alguns especialistas em negócios sugerem que a motivação empreendedora é inata, uma característica adquirida no nascimento, enquanto outros acreditam que alguém pode se tornar um empreendedor. Se uma pessoa nasce ou desenvolve, existem características e traços necessários para o empreendedorismo bem-sucedido, incluindo:
Paixão – Fale com empreendedores de sucesso e quase sempre ouvirá a palavra paixão quando eles descreverem o que fazem. Seguir sua paixão é um dos melhores preditores de sucesso.
Pensamento independente – Os empresários costumam pensar fora da caixa e não são influenciados por outros que possam questionar suas idéias.
Otimismo – É difícil ter sucesso em qualquer coisa, se você não acredita em um bom resultado. Os empresários são sonhadores e acreditam que suas idéias são possíveis, mesmo quando parecem inatingíveis.
Autoconfiança – Isso não quer dizer que os empreendedores nunca tenham dúvida, mas são capazes de superá-la e acreditam que podem alcançar seu objetivo.
Solução de problemas e recursos – A falta de ativos, conhecimento e recursos é comum, mas os empreendedores conseguem o que precisam ou descobrem como usar o que têm para alcançar seus objetivos de negócios. Eles nunca deixam problemas e desafios. atrapalhe e encontre maneiras de obter sucesso, apesar das dificuldades.
Tenacidade e capacidade de superar dificuldades – Os empresários não param no primeiro, segundo ou até centésimo obstáculo. Para eles, o fracasso não é uma opção, então eles continuam trabalhando em direção ao sucesso, mesmo quando as coisas dão errado.
Visão – Algumas das definições mais estritas de empreendedorismo incluem a visão como um elemento necessário. Ajuda a conhecer seu objetivo final quando você começa. Além disso, a visão é o combustível que o impulsiona a avançar em direção ao seu objetivo.
Foco – É fácil neste mundo de informações rápidas e constantes se distrair. Isso é especialmente verdadeiro para as empresas iniciantes que costumam ficar de fora da síndrome dos objetos brilhantes (ou seja, produtos e serviços que prometem resultados rápidos) ou atoladas em trabalhos ocupados sem importância. Os empreendedores de sucesso estão focados no que trará resultados.
Orientado para a ação – Os empresários não esperam algo do nada e não esperam que as coisas aconteçam. Eles são praticantes. Eles superam desafios e evitam a procrastinação.
Como se tornar um empreendedor ou empresário?
Uma das grandes coisas de se tornar um empreendedor é que qualquer um pode fazê-lo. Steve Jobs, Bill Gates e Mark Zuckerberg estavam na faculdade quando começaram a Apple, Microsoft e Facebook, respectivamente. Mas você não precisa ser enorme ou famoso para ser um empreendedor de sucesso.
O mundo está cheio de empreendedores dos quais você nunca ouviu falar que tiveram uma ideia e a transformaram em um negócio lucrativo e próspero. Há mães que inventaram um gadget ou começaram um blog de estilo de vida. Adolescentes que estrelam seus próprios programas no YouTube. Pessoas aposentadas que transformaram uma experiência de vida em negócios de coaching ou consultoria. Tornar-se empreendedor não é difícil, mas é trabalho e requer muitas etapas, incluindo o desenvolvimento das características mencionadas acima, ter uma ótima ideia de que as pessoas pagarão dinheiro por, ter um plano de sucesso, e fazer uma execução consistente do plano.
Embora exija pesquisa, planejamento e trabalho, você pode iniciar um negócio em casa em um mês, talvez até mais rápido, dependendo do negócio.
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Sobre o autor
André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.
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