O que é escala 6×1?
A maioria das pessoas trabalha das 8 h às 18 h no Brasil, 5 dias seguidos. O dia de folga geralmente é domingo, e muitos trabalham meio expediente nos sábados. Mas há também rotinas de trabalho específicas, como a escala 6×1. Vamos tentar explicar em detalhes como funciona essa escala para não haver problemas legais.
Escala 6×1: o que é?
A rotina de boa parte dos brasileiros é do trabalho em uma “escala” de 6 dias seguidos e um dia de folga, o descanso semanal. Esses trabalhadores geralmente estão em shoppings e supermercados ou são técnicos que precisam de horários extremamente flexíveis para corrigir um problema em uma coisa importante quando isso acontece. O dia de folga não é fixo e pode ser qualquer dia da semana, mas por lei, eles devem ter um domingo de folga mensalmente.
Leia também
- Carga horária de 6 horas de trabalho: quais as regras?
- Controle de banco de horas: como fazer de forma precisa?
Outros terão outro tipo de escala quando trabalharem em um determinado horário e tiverem outro tempo de folga. Por exemplo, alguém trabalha 12 horas seguidas e descansa 36 horas.
Como funciona a escala 6×1?
E você tem outros tipos de contratos no campo, onde as pessoas tendem a trabalhar no padrão 8 às 18, cinco dias por semana. Nas grandes cidades, as “escalas” são preferidas, principalmente nos shoppings, mas alguns escritórios e indústrias podem ou não adotar esses horários. Algumas empresas podem ter menos uma hora de trabalho às sextas-feiras.
Como fazer um cronograma de escala 6×1?
“6×1”, significando que os trabalhadores trabalham seis dias e têm um dia de folga, geralmente trabalhando seis horas por dia ou 8 horas por dia de segunda a sexta e 4 horas de trabalho nos sábados. O número de dias de folga em um mês depende da quantidade de domingos e feriados no mês específico.
Os dias de folga são previamente definidos pelo empregador ou gerente e podem ocorrer em qualquer dia da semana. Um gestor de RH deve fazer a escala dos funcionários de forma apropriada para respeitar os dias de folga. Se a rotina não for feita como trabalho de segunda a sábado e a folga nos domingos, é necessário organizar os funcionários para que eles tenham 1 domingo de folga extra, sem que faltem funcionários na empresa.
Em relação ao desempenho organizacional, isso garante que os trabalhadores estejam disponíveis nos finais de semana, garantindo assistência o tempo todo. Os trabalhadores, por outro lado, reclamam muito raramente de ter um sábado ou domingo grátis. Os trabalhadores também podem trocar seus turnos com outros trabalhadores que praticam o mesmo acordo por motivos pessoais.
Mudança de escala no trabalho
Muitos funcionários podem negociar a troca das escalas e de folgas, desde que a gerência aprove as mudanças. É recomendável ao empregador que tenha documentos para registrar a mudança de escalas. Os empregados devem assinar o documento aprovando as mudanças de escala. Esse documento deve ser guardado junto da ficha dos funcionários para registro.
O horário de trabalho padrão (ou horário normal de trabalho) refere-se à legislação para limitar o horário de trabalho por dia, por semana, por mês ou por ano. Se um funcionário precisar fazer horas extras, o empregador precisará fazer pagamentos de horas extras aos funcionários, conforme exigido na lei.
De um modo geral, o horário de trabalho padrão dos países em todo o mundo é de cerca de 40 a 44 horas por semana, e o pagamentos adicionais de horas extras estão em torno de 25% a 50% acima dos pagamentos horários normais. O horário de trabalho máximo refere-se ao horário de trabalho máximo de um funcionário. O funcionário não pode trabalhar mais do que o nível especificado na lei de horário máximo de trabalho.
Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!
Sobre o autor
André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.
Veja também
Jornada com horário flexível: tudo que você precisa saber!
O home office é um direito do trabalhador?
Quando a empresa pode descontar seu domingo?
Trabalhar no sábado é hora extra?