O que é fraude no trabalho? Exemplos!
A fraude dos funcionários envolve tentativas deliberadas de usar mal posições de confiança e autoridade. Um funcionário com a intenção de cometer fraude geralmente leva tempo para conhecer o sistema que está explorando antes de cruzar a linha para um comportamento ilegal.
A fraude dos funcionários pode assumir muitas formas e aparecer em muitos níveis em sua organização. Lembre -se de que o funcionário poderia estar agindo para se enriquecer, a serviço a outra pessoa ou sob coação.
O que é fraude no trabalho?
Os tipos de fraude de funcionários incluem:
Leia também
Peculato
Suborno e corrupção
Abuso de autoridade
Fraude da folha de pagamento
Roubo de dados e propriedade intelectual
Os motivos para cometer fraude podem ser tão variados quanto o medo, a ganância, a inveja, a necessidade de controle ou compaixão por um ente querido.
Sinais de fraude no trabalho
Os funcionários que conseguiram violar ou abusar do seu sistema geralmente deixam evidências para trás quando aceitam fundos ilegalmente ou gastam fundos que não deveriam ter. Um sistema anti-fraude robusto detecta precursores de fraude, evidências do próprio ato criminoso e atividade suspeita de funcionários que cometeram fraude de funcionários.
1. Funcionários que trabalham em horários estranhos
Um funcionário que planeja explorar sua posição na sua empresa enfrenta um maior risco de detecção se os colegas de trabalho estiverem presentes. Ao chegar diante de todos os outros ou trabalhar até tarde, os funcionários têm a oportunidade de caso o local de trabalho, realizar transações sozinho, visualizar documentos e até violar áreas do prédio ao qual não têm acesso.
2. Contornando medidas de segurança
Um funcionário que “esquece” seu cartão de identificação e empresta que um colega pode ser esquecido, ou pode estar tentando disfarçar seus movimentos. Os funcionários com um padrão dos seguintes comportamentos estão no mínimo, mostrando desrespeito a segurança, mesmo que ainda não tenham cometido fraude:
Entrando em áreas não autorizadas
Roubar senhas
Usando mal cartões de identificação
Não registrar transações ou movimentos de inventário
Mentindo sobre o comportamento deles
3. Funcionários descontentes
Muitos funcionários que estão descontentes com seus empregos ou empregadores não cometem fraudes. No entanto, alguns funcionários que cometem fraude o fazem em retaliação pelo que consideram insultos, tratamento ruim, reconhecimento insuficiente ou outras ligações.
Se um funcionário mostrar desdém pela empresa em comunicações de escritório ou bate -papo com refrigerador de água, é melhor não colocar esse funcionário em uma posição em que eles possam explorar a empresa até que você resolva os problemas de moral e lealdade.
4. Funcionários que buscam posições que oferecem oportunidades para fraude
Seja agindo sozinho ou como parte de um ataque coordenado, funcionários sem escrúpulos podem procurar cargos com supervisão para obter acesso a dados valiosos, obter autorização para fazer transações confidenciais ou encobrir fraudes. Se um funcionário parece profundamente interessado em cargos com acesso a dinheiro, registros confidenciais ou supervisão de segurança em situações que não se encaixam na trajetória de carreira existente, é razoável suspeitar de um motivo oculto.
5. Transações suspeitas
Se um funcionário com permissão para executar transações estiver executando transações que diferem da norma, identifique o motivo da discrepância. Essas transações podem incluir:
Abrindo ou fechando contas de clientes
Emitindo retornos sobre inventário
Relatando o inventário perdido
Retirar dinheiro
6. Cobrar despesas incomuns em contas comerciais
Lembre-se de que transações suspeitas supostamente autorizadas por um funcionário podem ser o trabalho de outro. Por exemplo, um funcionário que deixa sua estação de trabalho desprotegido durante os intervalos de café poderia involuntariamente permitir que outro funcionário cometer fraude em seu nome.
7. Funcionários que vivem além de seus meios
Os funcionários que exploraram com sucesso seu sistema para aceitar subornos, roubar ativos ou abusar de sua autoridade podem exibir sua riqueza. Se eles fazem um salário modesto, mas têm uma casa grande, crianças em escolas caras, um hábito de jogo ou outras despesas, é prudente perguntar de onde vem o dinheiro extra.
Lembre-se de que alguns funcionários podem viver além do salário de seus funcionários devido a uma herança, hidroversa da loteria ou negócios paralelos legítimos.
Como impedir a fraude na empresa?
Nenhum passo por si só pode impedir a fraude dos funcionários, mas uma política integrada e abrangente antifraude reduz o risco.
1. Monitore transações
Manter um registro independente de todas as transações, incluindo saques de dinheiro insignificante, cheques e cobranças para contas comerciais, e a receita dificulta que os funcionários desviem dinheiro de sua organização.
2. Controle de inventário
Itens de pista comprados, vendidos, armazenados, transferidos ou devolvidos para o seu negócio. Investigue qualquer aumento ou padrão suspeito no inventário perdido, ausente ou relatado.
3. Audite sua segurança
Revise periodicamente seu sistema de segurança com a ajuda de um examinador de fraude certificado. Verifique se há sinais de sabotagem ou fraquezas em seu sistema. Pergunte a si mesmo como você contornaria o sistema se você fosse um funcionário definido para cometer fraude.
4. Empoderar os denunciantes
Pode parecer que a única maneira de combater a fraude dos funcionários é suspeitar de todos os seus funcionários, mas um relacionamento construtivo e confiante com seus funcionários é uma das proteções mais robustas contra a fraude dos funcionários. Se seus funcionários sentirem que têm uma participação na sua empresa e desejam que você tenha sucesso, eles o ajudarão a erradicar a fraude dos funcionários.
Você pode obter avisos avançados de problemas que, de outra forma, poderiam ser detectados por meses ou anos tomando medidas como:
Criar um processo de relatório de denunciante
Proteger os denunciantes
Comunicar a necessidade e a importância dos denunciantes
Os funcionários que cometem fraude e não valorizam a empresa provavelmente verão denunciantes como “traidores” ou “X9”. É essencial opor -se a essa narrativa e fornecer a seus funcionários motivos sólidos para enfrentar você contra qualquer funcionário que possa abusar de sua confiança.
5. Dê um bom exemplo
Crie regras claras para transparência, conformidade e responsabilidade para todos os níveis da sua organização e demonstre que você os cumprirá. Se os funcionários verem gerentes e supervisores como inexplicáveis ou envolvidos em si mesmos, é difícil desencorajar outros funcionários de cometer fraude ou denunciar seus colegas a seus superiores na empresa.
6. Entenda seus funcionários como indivíduos
Conhecer seus funcionários cria condições que impedem a fraude e impedem a corrupção de se enraizar. Em um sentido imediato, conhecer seus funcionários ajuda a detectar mudanças no comportamento deles que podem indicar:
Lealdades divididas
Problemas financeiros
Conflitos de funcionários
7. Baixa moral
Indiretamente, saber que seus funcionários podem torná-lo um empregador mais responsivo. Se você puder antecipar e atender às necessidades individuais de seus funcionários, eles valorizarão o emprego deles com você e, esperançosamente, desenvolverão uma conexão pessoal com seus negócios.
8. Promover a lealdade dos funcionários
Uma relação adversária entre funcionários e administração é tóxica para o moral dos funcionários e permite que uma cultura de corrupção apodreça. Se os funcionários reconhecerem que têm um caminho estável em sua organização, eles defenderão a estabilidade a longo prazo da empresa e defenderão a empresa contra funcionários que prejudicariam seu futuro cometer fraudes.
Os benefícios de longo prazo que podem reduzir a fraude dos funcionários incluem:
Benefícios da aposentadoria
Uma carreira ascendente
Oportunidades de desenvolvimento profissional
Seguro de Saúde Suplementar
Seguro de invalidez
Seguro de vida
Reconhecer que os funcionários têm necessidades e ambições válidas além do escopo de seu emprego, é uma etapa crucial no desenvolvimento de um pacote de compensação e um ambiente no local de trabalho que apoie os funcionários. Os funcionários não podem ser leais sem reservas a um empregador que os abandonará se ficarem doentes, ficarem incapacitados ou se aposentar.
Já viu casos de fraude no trabalho? Como a empresa lidou com os casos?
Sobre o autor
André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.
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