O que é gestão da qualidade? Como é o curso?

Em Recursos Humanos por André M. Coelho

No mundo competitivo e de ritmo acelerado de hoje, onde todo profissional trabalha duro e se esforça para ser o melhor, destacando-se da multidão e deixando sua marca no mundo está mais difícil do que nunca.

E em nenhum lugar isso é mais aparente do que no campo da gestão da qualidade, com sua atração de salários de seis dígitos, aplicabilidade quase universal e tremendo escopo para o desenvolvimento profissional.

No entanto, o sucesso como profissional de gestão da qualidade está realmente bem ao seu alcance. Ao longo dos anos, à medida que os profissionais de gestão da qualidade treinados aumenta, uma verdade simples e fundamental começou a se apresentar: o sucesso é uma questão de seguir uma abordagem sistemática informada.

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O que é gestão da qualidade?

O gerenciamento da qualidade envolve os processos de “controlar, garantir e melhorar a qualidade” na produtividade e operações dos negócios. Ele garante que as organizações, seus produtos e seus serviços sejam consistentes. O gerenciamento da qualidade consiste em quatro componentes principais:

Planejamento de qualidade

Controle de qualidade

Garantia da Qualidade

Melhoria da qualidade

Gestão da qualidade como carreira

A carreira em gestão da qualidade poderá te dar diversas opções de crescimento profissional. (Imagem: Pinterest)

Qual a importância do gerenciamento da qualidade?

Simplificando, o sucesso ou o fracasso de uma empresa passou a depender dos processos de qualidade em vigor. A qualidade é uma parte importante de qualquer empresa, e as empresas que não podem garantir a qualidade em seus produtos perderem rapidamente a credibilidade e a confiança do consumidor, resultando em vendas em queda.

Os clientes querem saber que seu dinheiro suado está sendo gasto em algo que vale o preço e não algo de baixa qualidade, muito menos defeituoso. Uma implementação de gerenciamento de qualidade de som garante que uma empresa forneça serviços que não apenas estão à altura dos clientes, mas excedem as expectativas dos clientes.

Por sua vez, a satisfação do cliente leva à lealdade do cliente. Se um cliente estiver satisfeito com o produto de uma empresa, ele voltará à empresa para outros produtos. No entanto, se eles receberem um produto defeituoso, provavelmente não voltarão a essa marca específica!

A implementação de ferramentas de gerenciamento da qualidade ajuda a garantir maior lealdade ao cliente, resultando em melhores negócios, o que, por sua vez, garante o aumento do fluxo de caixa e os funcionários satisfeitos, e o ciclo positivo continua, tornando a organização um lugar melhor para trabalhar.

Como é o curso de gestão da qualidade?

Primeiras coisas primeiro: a etapa inicial para o sucesso é entender o gerenciamento da qualidade como uma disciplina e o que ela tem a oferecer.

O gerenciamento da qualidade é um amplo espectro que abrange tópicos como:

Técnicas e conceitos de gerenciamento de qualidade

Softwares para gestão de qualidade

Conhecimento de padronização de processos

Conhecimento de diferentes abordagens para administrar uma organização

Teoria das restrições, que fornece um conjunto de processos e regras holísticas com base em uma abordagem de sistemas que se concentra em alguns pontos de alavancagem para sincronizar as peças para obter melhorias contínuas no desempenho de um sistema como um todo.

O curso vai focar também em conceitos de gerenciamento e gestão, dando também base teórica e prática para a gestão da qualidade prática.

Que habilidades necessárias na gestão da qualidade?

Certos campos requerem certas qualidades. Se você não possui essas qualidades, é importante cultivá -las. As três qualidades listadas abaixo são essenciais para torná -lo grande no setor de gestão da qualidade:

Habilidades auditivas

A escuta ativa é o primeiro passo para a solução eficaz de problemas. Quando os membros de uma equipe se sentem confortáveis ​​em comunicar as informações do seu ponto de vista, o líder da equipe ganha uma perspectiva diferente do problema que poderia trazer uma estratégia de equipe ou um processo de execução mais eficaz.

Auto confiança

Um gerente de qualidade deve sempre ter autoconfiança. Ele precisa ter certeza do que está fazendo. Se essa característica não for desenvolvida, ao encontrar um problema, sempre haveria o medo de correr um risco ou fazer algumas decisões difíceis.

Paciência

Esta é uma qualidade de liderança muito importante. Um profissional de qualidade deve ser paciente com as pessoas e processos com os quais está lidando. Reservar um tempo para se comunicar com as partes interessadas sobre os próximos processos e produtos resulta em melhores análises de clientes, o que, por sua vez, resulta em maior produtividade da equipe. Comunicação e paciência são características que andam de mãos dadas.

Gestão da qualidade: qual o salário?

O salário médio de profissionais em gestão da qualidade é de 3 salários mínimos, podendo chegar a até 6 salários mínimos. Profissionais que melhoram suas qualificações e buscam uma formação mais especializada podem aumentar esse salário, principalmente os que seguem carreira na área de engenharia.

O que acham dessa carreira? Vocês a seguiriam? Compartilhem nos comentários suas opiniões!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

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