O que é a gestão de recursos humanos?
O gerenciamento de recursos humanos é a função organizacional que gerencia todas as questões relacionadas às pessoas em uma organização. Isso inclui, mas não se limita a compensação, recrutamento e contratação, gerenciamento de desempenho, desenvolvimento da organização, segurança, bem-estar, benefícios, motivação de funcionários, comunicação, administração de políticas e treinamento.
Saiba mais sobre o que é o gerenciamento de recursos humanos e como funciona.
O que é a gestão de recursos humanos?
A gestão de recursos humanos também é uma abordagem estratégica e abrangente para gerenciar pessoas e a cultura e meio ambiente do local de trabalho. Feito bem, permite que os funcionários contribuam de forma eficaz e produtiva para a direção geral da empresa e a realização das metas e objetivos da organização.
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Os membros do departamento fornecem o conhecimento, ferramentas necessárias, treinamento, serviços administrativos, consultoria legal e de gestão e supervisão de gestão de talentos de que o restante da organização precisa de uma operação bem-sucedida.
A gestão de recursos humanos também tem ganhado os nomes gestão de capital humano ou gestão de talentos.
O que faz o gestor de recursos humanos?
Os funcionários do departamento de RH são parcialmente responsáveis por garantir que a organização tenha uma missão geral, visão e valores que são compartilhados e fornecem uma razão abrangente para os funcionários que desejem trabalhar para sua organização. Esses elementos podem ser inspiradores e ajudar os funcionários a sentir como se fossem parte de algo que seja maior do que eles.
Atividades adicionais patrocinadas pela gestão de RH podem incluir o contato com funcionários e com a comunidade. Eles são mentores frequentes e membros de equipes de funcionários que abordam atividades filantrópicas de doações, funcionários e eventos que envolvem famílias de funcionários.
O gerenciamento de recursos humanos evoluiu ao longo dos anos, e agora geralmente envolve contribuir para a direção estratégica de uma empresa e usar métricas para medir os esforços e demonstrar valor.
As funções dos gestores de RH também são realizadas por gerentes de linha que são diretamente responsáveis pelo engajamento, contribuição e produtividade de seus funcionários. Em um sistema de gestão de talentos totalmente integrados, os gerentes desempenham um papel significativo e assumem a propriedade da responsabilidade pelo processo de recrutamento. Eles também são responsáveis pelo desenvolvimento contínuo e retenção de funcionários.
A gestão de Recursos Humanos está se afastando do pessoal, administração e papéis transacionais tradicionais, que são cada vez mais terceirizados. Espera-se agora a função da gestão de RH está para adicionar valor à utilização estratégica dos funcionários e para garantir que os programas de funcionários recomendados e implementados impactem o negócio de maneiras mensuráveis positivas.
Os funcionários que trabalham em RH também devem ajudar a manter seus empregadores e empresas seguros de ações judiciais e do caos do local de trabalho resultante. Eles devem realizar um ato de equilíbrio para atender a todos os stakeholders de uma organização: clientes, executivos, proprietários, gerentes, funcionários e acionistas.
Requisitos para a gestor de RH
Aqueles que desejam entrar no campo do RH geralmente precisam de pelo menos um diploma de bacharel em gestão de recursos humanos ou um campo relacionado, como gestão de negócios, administração, ou psicologia. Alguns empregadores também podem exigir candidatos a mestrado em administração de empresas, recursos humanos ou relações trabalhistas.
A certificação especial nem sempre é necessária para obter um emprego em RH, mas pode ajudar os candidatos a se destacar, e alguns empregadores podem exigir. Várias associações profissionais oferecem esses tipos de certificações:
A quantidade de experiência necessária depende da preferência do empregador, mas a maioria das posições de HRM de nível gerente exigem vários anos no campo.
Os empregadores de habilidades suaves geralmente exigem que os candidatos de RH incluam habilidades de liderança, comunicação, tomada de decisões, organizacionais e interpessoais.
Resumo para a gestão de Recursos Humanos
Gestão de Recursos Humanos é a função de uma organização que lida com tudo que tem a ver com o seu povo.
O Departamento de RH permite que os funcionários contribuam de forma eficaz e produtiva.
A função do gestor de RH evoluiu e, muitas vezes, é esperada para agregar valor à direção estratégica da empresa.
A certificação não é necessária para conseguir um emprego em RH, mas pode dar vantagem de candidatos.
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Sobre o autor
André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.
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