O que é SaaS? O que significa?
Aprenda sobre o que um Software como Serviço, ou SaaS (Software as a Service em inglês), é e por que pode fazer sentido para sua organização. Afinal, muito do futuro vai depender do mundo na nuvem. Diversas empresas já estão migrando para este modelo de mercado, e você não pode perder a oportunidade de compreender isso.
O que é SaaS?
Uma empresa de SaaS é uma empresa que hospeda um aplicativo e disponibiliza aos clientes pela Internet. SAAS significa software como serviço (Software as a Service em inglês). Isso infere que o software fica no servidor da empresa SaaA enquanto o usuário o acessa remotamente.
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Google, Apple, Microsoft, e diversas empresas estão indo neste mercado.
Como funciona uma empresa de SaaS?
Uma empresa SaaS mantém servidores, bancos de dados e software que permitem que o aplicativo seja acessado pela Internet – provavelmente pelos navegadores da Web. Os usuários podem acessar o software de quase qualquer dispositivo.
Os clientes da SaaS geralmente pagam uma taxa de assinatura – muitas vezes mensalmente – para acessar o aplicativo. Algumas assinaturas são baseadas em quantos dados precisam ser armazenados, o número de usuários que acessarão o aplicativo ou o nível de suporte técnico desejado.
Exemplos de empresas SAAS
As empresas de SaaS podem lidar quase todas as funções comerciais. Alguns dos tipos mais populares de aplicativos SaaS disponíveis incluem:
Gerenciamento de recursos do cliente (CRM) – Esses aplicativos permitem que os clientes SaaS gerenciem informações do cliente e rastreiam vendas por meio de seu pipeline.
Planejamento de recursos corporativos (ERP) – Este é um sistema de muitos aplicativos SaaS mais adequados para grandes organizações.
Contabilidade e Faturamento – Algumas empresas de SaaS se concentram em serviços de faturamento e faturamento. Outros oferecem uma gama completa de serviços de rastreamento financeiro e relatórios.
Gerenciamento de projetos – O software pode ajudar colaboradores a se comunicar e permanecer no caminho certo.
Web Hosting e Ecommerce – Os servidores remotos podem lidar com tudo uma necessidade de negócios em sua presença online.
Recursos Humanos – As empresas de SaaS podem oferecer ferramentas para rastrear horas de funcionários, gerenciar a folha de pagamento, agendar e gerenciar o processo de contratação.
Gerenciamento de Dados – Os produtos SaaS podem ajudar a analisar e proteger os dados de uma empresa.
Vantagens das empresas de SaaS
O principal ponto de venda da empresa de SaaS é o quanto é mais eficiente para usar seus aplicativos gerenciados centralmente, em vez de instalar o software no local. Isso significa que os clientes SaaS podem perceber os seguintes benefícios:
Poupança de custos – A maioria das empresas de SaaS cobram uma taxa de assinatura que ajuda a distribuir o custo do aplicativo ao longo do tempo. Os clientes SaaS têm menores custos iniciais porque não precisam investir em hardware caro para hospedar os aplicativos.
Atualizações de baixo esforço – empresas de SaaS mantêm o software e atualizá-lo quando necessário. Os clientes SaaS não precisam instalar nenhum software ou instalar patches e atualizações.
Mobilidade – Em Teoria, os clientes SaaS podem acessar seus sistemas de qualquer dispositivo ou localização. Isso é muito útil para as forças de trabalho que não estão confinadas a uma localização central ou escritório.
Especialização de TI – As empresas de SaaS investem no necessário para solucionar problemas e manter aplicativos para que seus clientes não precisem. Além disso, as empresas de SaaS têm os recursos para manter a confiabilidade do sistema e a segurança de dados melhor do que os clientes com orçamentos limitados por TI.
Escalabilidade – Se um cliente Saas precisa expandir a capacidade ou adicionar usuários, ele não precisará comprar novos hardware ou instalar novos softwares. Uma empresa de SaaS pode aumentar rapidamente a capacidade, mas provavelmente virá a uma taxa de subscrição aumentada.
Riscos de empresas SAAS
Uma grande promessa de empresas de SaaS é que eles podem lidar com infraestrutura e manutenção para que seus clientes não precisem. Isso significa que um terceiro será responsável por funções básicas de negócios. Que implica algum risco.
Preços – Embora a flexibilidade do sistema seja uma característica fundamental das empresas de SaaS, seus contratos podem não ser tão flexíveis. Ter SAAS sob demanda pode ser caro. Escalando de volta a opções menos dispendiosas ou cancelar o contrato não pode ser permitido. E capacidade de atualização ou acesso pode vir a um aumento de preço íngreme.
Tempo de inatividade – Ser capaz de usar um aplicativo SaaS e acessar os dados depende da confiabilidade de terceiros. O tempo de inatividade da empresa SaaS pode ser seu tempo de inatividade.
Segurança – Segurança de dados está nas mãos de terceiros. Existem empresas de SaaS que não cumprem os padrões de segurança e não são transparentes sobre segurança. Considere também que permitir que os usuários O acesso remoto com qualquer dispositivo pode aumentar a conveniência e a vulnerabilidade ao uso não autorizado.
Solvência – Um aspecto crucial do negócio do cliente SaaS depende da empresa SaaS hospedando-se no negócio. Se o fornecedor sair do negócio, o acesso ao serviço de SaaS e os dados podem ser cortados. No cenário melhor caso, o cliente SaaS precisa encontrar uma nova empresa de SaaS e migrar os dados.
Melhores práticas para escolher uma empresa de SaaS
As empresas de Saas trabalham muito em fazer suas aplicações fáceis de usar para os usuários. E eles tentam torná-lo tão fácil de comprar seus produtos SaaS. Talvez muito fácil. Retardar o processo e considerar algumas práticas recomendadas para escolher uma empresa de SaaS:
Descubra o que acontece quando você não é mais um cliente. Você pode obter seus dados de usuário de volta em um formato padronizado facilmente?
Teste o suporte ao cliente. Quão bom é quando você é um cliente pagante?
Obtenha o máximo de treinamento e migração possível. Ou usá-lo como alavancagem nas negociações.
Descubra qual é o plano de backup. Nada é à prova de balas. Haverá tempo de inatividade. Ter um plano para quando o sistema está indisponível.
Procure por vulnerabilidades de dados. Falando de vulnerabilidade, a empresa SaaS oferece forte defesa contra hackers e violações de dados?
Entender os preços. Procure taxas ocultas e que tipo de uso desencadeará um nível de assinatura maior.
Certifique-se de que seus sistemas sejam compatíveis. A promessa de SaaS é funcionalidade em qualquer dispositivo usado em qualquer lugar. Mas o aplicativo realmente funciona com todos os navegadores ou telefones?
As empresas de SaaS podem fornecer serviços de negócios necessários a um baixo custo. A Due Diligence ajudará a garantir que a experiência do usuário corresponda às expectativas e promessas.
Depois de encontrar uma empresa de SaaS
Mesmo se você encontrar a solução perfeita, há uma chance de você não usá-lo em todo o seu potencial. Para um software complicado, muitas vezes há uma curva de aprendizado. Há uma série de etapas para levar para cada nova ferramenta que sua empresa usa.
Utilize materiais educacionais – a maioria dos produtos SaaS possui tutoriais, bases de conhecimento e outros materiais para ajudar os usuários a aproveitar ao máximo o produto.
Fale com a equipe de onboard – O próximo nível é entrar em uma chamada ou videoconferência com um rep (s). Certifique-se de que os principais membros da sua equipe também estejam lá.
Considere a configuração de terceiros – algumas ferramentas de SaaS são tão complicadas, tendo um contratante externo definido tudo é ideal. A empresa também pode oferecer este serviço.
Obtenha a equipe a bordo – a ferramenta certa emparelhada com educação e ampla comunicação tornará a adoção mais fácil, mas toda a mudança é preciso esforço para torná-lo bem sucedido.
Reavaliar o uso em intervalos regulares – depois de alguns meses, é uma boa ideia ver se o software está fazendo o que você esperava. Esta é uma prática boa e regular para cada ferramenta que sua empresa usa.
As empresas de SaaS podem fornecer serviços de negócios necessários a um baixo custo. A pesquisa e estudo ajudarão a garantir que a experiência do usuário corresponda às expectativas e promessas.
Como você usaria o SaaS? Quais partes da sua empresa usaria em um SaaS?
Sobre o autor
André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.
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