O que é trabalho efetivo?
Você se considera efetivo no trabalho? Embora muitos de nós gostem de pensar que somos 100% efetivos, a verdade é que a maioria de nós tem pontos fortes e fracos que afetam nossa efetividade.
Muitos de nós poderíamos se beneficiar de ajustar pelo menos algumas de nossas habilidades, a fim de se tornar ainda mais efetivas. Por exemplo, talvez você sempre se destacasse no gerenciamento de tempo. Mas quanto tempo você coloca em novas habilidades de aprendizagem ou permanece no topo das tendências da indústria?
Ou talvez você seja adepto de gerenciar as demandas consideráveis que você enfrenta o dia-a-dia. Mas, quando as coisas ficam realmente agitadas, suas habilidades de comunicação começam a sofrer como níveis de estresse começam a subir.
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O que é trabalho efetivo?
Ser verdadeiramente efetivos no trabalho pode pagar agora e ao longo de nossas carreiras. Trabalhadores efetivos recebem projetos emocionantes, ganham clientes importantes e são bem respeitados por seus colegas e chefes. Mas como você pode se tornar mais efetivo e se certificar de que não perca essas grandes oportunidades? E o que você deve se concentrar?
Isto é o que estaremos explorando neste artigo. Vamos ver as habilidades que você pode desenvolver para se tornar mais efetivo no trabalho, e revisaremos estratégias e recursos que você pode usar para aumentar sua efetividade.
Etapa 1: prioridades da efetividade no trabalho
Se alguém perguntasse o que seu trabalho era verdadeiramente, você teria uma boa resposta?
Uma das etapas mais cruciais em se tornar totalmente efetivo é conhecer seu propósito no trabalho. Afinal, se você não sabe o que seu trabalho está lá para alcançar, como você pode definir prioridades apropriadas? Se você não definir prioridades, você será para sempre enterrado sob uma montanha de trabalho, incapaz de contar a diferença entre o que é importante e o que não é.
Para identificar o verdadeiro propósito do seu trabalho e definir o que você precisa para alcançar em sua posição atual, execute uma análise de emprego. Isso ajudará você a descobrir seus objetivos mais importantes, para que você possa começar a priorizar efetivamente as tarefas.
Etapa 2: adote uma boa atitude de trabalho efetiva
Trabalhadores efetivos têm uma “boa atitude”. Mas o que isto significa realmente?
As pessoas com uma boa atitude tomam a iniciativa sempre que puderem. Eles de bom grado ajudarão a um colega que precisam, eles pegam a folga quando alguém está doente, e eles se certificam de que seu trabalho seja feito com os mais altos padrões. “Bom o suficiente” nunca é muito bom o suficiente para eles!
Uma boa atitude no trabalho fará mais do que apenas ganhar seu respeito: estabelecer padrões para o seu trabalho e seu comportamento significa que você está assumindo a responsabilidade por si mesmo. Este traço admirável é difícil de encontrar em muitas organizações. Mas demonstrar a tomada de decisões e a integridade ética poderiam abrir muitas portas para você no futuro.
Então, concentre-se na adoção de uma boa atitude no trabalho, e tomar decisões que intuitivamente “anel verdadeiras”. No mínimo, você vai dormir mais fácil à noite!
Etapa 3: construa habilidades essenciais para o trabalho efetivo
As chances são de que você tem muitas demandas concorrentes no seu tempo. Uma das melhores maneiras de se tornar mais efetivo no trabalho é aprender a gerenciar seu tempo com mais eficiência. Outras áreas-chave incluem aprender como gerenciar o estresse, melhorar suas habilidades de comunicação e tomar medidas sobre o desenvolvimento de carreira. Tudo isso pode ter um grande impacto na sua efetividade no trabalho.
Habilidades para o trabalho efetivo
O trabalho efetivo reúne as seguintes habilidades:
1. Gestão de tempo e produtividade
Provavelmente, a coisa mais crucial que você pode fazer para se tornar mais efetivo no trabalho é aprender a gerenciar seu tempo. Sem essa habilidade, seus dias se sentirão como uma raça frenética, com todos os projetos, emails e telefonemas competindo pela sua atenção.
Comece olhando para sua programação diária. Você sabe como você gasta seu tempo todos os dias? Se não, a resposta pode surpreendê-lo! Use um registro de atividades para analisar quanto tempo você está dedicando às suas várias tarefas, como reuniões, verificar emails e fazer telefonemas. Pode ser uma experiência de abertura de olhos para ver isso objetivamente, especialmente se você descobrir que você está gastando muito tempo em tarefas que não ajudam você a atender seus objetivos.
Depois de saber quanto tempo você está dedicando a tarefas diferentes, você precisa aprender a priorizá-los. Se você souber quais trabalhos são importantes, e que podem ser remarcados ou delegados, você poderá se concentrar no trabalho que traz mais valor. Para acompanhar tudo, use uma ferramenta organizadora como uma lista de tarefas ou (melhor ainda) um programa de ação, para garantir que você não se esqueça de tarefas e compromissos vitais.
Ser efetivo no trabalho significa que você usa tempo para sua vantagem. Agende seu maior valor de valor para os momentos do dia, quando você está se sentindo mais enérgico. Isso aumenta a probabilidade de resistir a distrações e entrar em estado de fluxo ao trabalhar.
A definição de metas é outro elemento importante em trabalhar de forma produtiva. Depois de ter feito uma análise de emprego (veja o passo 1), você deve ter um sentido claro de qual é o seu papel. Use essas informações para definir metas de curto e longo prazo. A vantagem de fazer isso é que seus objetivos agem como um roteiro – afinal, você nunca vai chegar a lugar algum se você não sabe para onde você está indo!
Boa organização também é importante para trabalhar de forma efetiva e produtiva. Se você é desorganizado, você pode desperdiçar uma enorme quantidade de tempo apenas procurando itens perdidos. Portanto, aprenda a apresentar corretamente e descobrir como criar um cronograma efetivo.
2. Habilidades de comunicação
Pense em quantas vezes nos comunicamos todos os dias. Fazemos telefonemas, participamos de reuniões, escrevemos emails, fazemos apresentações, conversando com clientes e assim por diante. Nós podemos parecer passar o dia todo se comunicando com as pessoas ao nosso redor. É por isso que boas habilidades de comunicação são essenciais, especialmente quando seu objetivo é trabalhar de forma mais efetiva.
Comece desenvolvendo suas habilidades ativas de audição. Isso significa que você está fazendo um esforço concertado para realmente ouvir e entender o que outras pessoas estão dizendo para você.
Não se deixe se distrair com o que está acontecendo ao seu redor, e não planeje o que você diria, enquanto a outra pessoa está falando. Em vez disso, apenas ouça o que eles estão dizendo. Você pode muito bem estar surpreso com a quantidade de falta de comunicação pode ser evitada simplesmente ouvindo ativamente.
Em seguida, olhe suas habilidades de escrita. Quão bem você se comunica por escrito? Comece com seus emails. A maioria de nós escreve dezenas de e-mails todos os dias. Mas há muitas técnicas que podemos usar para garantir que escrevemos emails efetivos – aqueles que realmente são lidos!
Por exemplo, mantenha sempre para um tópico principal ao escrever um email. Colocar vários tópicos importantes em uma mensagem tornará difícil para o seu colega priorizar e classificar as informações. Se você precisar trazer vários pontos diferentes, numerá-los sequencialmente ou dividi-los em mensagens separadas, com cabeçalhos de assunto relevantes.
Claro, fazemos muito mais escrita do que apenas email. Nós escrevemos através de mensageiros instantâneos, escrevemos relatórios, e criamos apresentações. Você será mais efetivos em seu papel se aprender como se comunicar melhor em todas essas mídias, e seu chefe e colegas são obrigados a apreciar suas habilidades, já que serão os principais beneficiários!
3. Gestão de estresse
Um pouco de pressão pode ser uma coisa boa. Mas quando a pressão excede sua capacidade de lidar com isso de forma efetiva, sua produtividade diminui, e seu humor sofre. Você também perde sua capacidade de tomar decisões sólidas e racionais; e o estresse excessivo pode causar problemas de saúde, tanto a curto quanto a longo prazo.
Não importa o que você faça, você provavelmente experimentará estresse várias vezes ao longo de sua carreira, talvez até regularmente. É por isso que aprender como gerenciar o estresse é um fator chave para se tornar mais efetivo no trabalho.
Tente ter uma boa noite de sono todas as noites, e faça o seu melhor para evitar levar o trabalho para casa com você. Também é importante relaxar quando chegar em casa à noite.
Se você não tem certeza do que desencadeia seu estresse, mantenha um diário de estresse por uma semana ou duas. Isso ajuda você a identificar os eventos que causam estresse e entenda o grau em que você a experimenta. Quando você está se sentindo calmo, você pode analisar esses gatilhos e criar estratégias efetivas para administrá-las.
4. Desenvolvimento de carreira e aprendizagem
Não importa o que seu campo seja, é importante que você continue aprendendo e desenvolvendo suas habilidades. Para começar, execute uma análise pessoal de SWOT para identificar as áreas que você precisa trabalhar.
Além das habilidades técnicas necessárias para fazer o seu trabalho, você também precisa se concentrar em habilidades suaves. Estes incluem áreas como habilidades de liderança, técnicas de resolução de problemas, habilidades emocional de inteligência e pensamento criativo. Qualquer coisa que você possa fazer para melhorar essas habilidades será paga no local de trabalho.
Além disso, considere se há quaisquer qualificações que você não tem que uma pessoa razoável consideraria apropriada para o seu campo. Se sim, isso poderia estar segurando você de um avanço ou promoção? Por exemplo, seria útil ter um determinado grau ou outra certificação se você quiser solicitar uma posição de gerenciamento? Você está faltando alguma habilidade específica?
Em alguns papéis, mantendo-se atualizado com os desenvolvimentos em sua indústria ajuda você a permanecer relevante. Isso ajudará você a melhorar o seu trabalho, especialmente quando você sobe as fileiras.
Pontos chave para o trabalho efetivo
Quando somos verdadeiramente efetivos no trabalho, nós administramos nosso tempo bem, nos comunicamos claramente, e temos uma boa atitude.
Trabalhadores eficazes são frequentemente os mais respeitados e mais produtivos em seus locais de trabalho, e muitas vezes são os primeiros a serem considerados para uma promoção. Então, definitivamente vale o esforço para melhorar suas habilidades aqui!
Comece fazendo uma análise de emprego para descobrir qual é o seu papel. Em seguida, aprenda a gerenciar seu tempo melhor, comunique-se de forma mais eficaz e controle qualquer estresse.
Além disso, certifique-se de dedicar tempo para um novo aprendizado e desenvolvimento de carreira. Você nunca sabe como ou quando essas novas habilidades vão pagar!
Este site ensina as habilidades que você precisa para uma carreira feliz e bem-sucedida. Se ainda tem dúvidas, deixe nos comentários suas perguntas e iremos te ajudar!
Sobre o autor
André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.
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