O que faz um analista? E um supervisor?
Posições de trabalho para analistas e supervisores são bem comuns no ambiente de trabalho. Porém, ainda levantam muitas dúvidas sobre as atribuições e a capacitação necessária para exercer esses cargos com eficiência. Dúvidas as quais tentaremos esclarecer abaixo, com o detalhamento dessas duas posições profissionais.
O que faz um analista?
No ambiente de negócios complexo de hoje, a capacidade de adaptação, agilidade e capacidade de uma organização para gerenciar mudanças constantes através da inovação podem ser chaves para o sucesso. Os métodos tradicionais não podem mais levar a alcançar objetivos quando as condições econômicas são desfavoráveis. É aí que o analista entra. As empresas alcançam objetivos através de projetos que traduzem as necessidades dos clientes em novos produtos, serviços e lucros. Os analistas podem fazer com que tudo aconteça de forma mais eficiente e eficaz.
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O principal objetivo do analista é ajudar as empresas a implementar soluções de forma econômica, determinando os requisitos de um projeto ou programa e comunicando-os claramente às partes interessadas, facilitadores e parceiros.
O que é preciso para ser um analista?
O treinamento de análise ensina gerenciamento, uma das principais habilidades dos analistas. É também uma habilidade necessário o desenvolvimento de soluções técnicas para problemas ou para promover os esforços de uma empresa, começando com a definição, análise e documentação de requisitos para que um trabalho seja realizado. O gerenciamento de requisitos no nível do projeto pode ajudar a atender às necessidades do negócio.
Os analistas geralmente assumem o papel principal em:
- Ajudando em casos de negócios
- Planejamento e monitoramento
- Elicitar requerimentos
- Organização de requisitos
- Traduzir e simplificar os requisitos
- Gestão de requisitos e comunicação
Analistas especializados também usam requisitos para dirigir o design ou revisão de casos de teste, solicitações de mudança de processo, gerenciando o escopo, aceitação, instalação e implantação de um projeto.
O que é preciso ser um analista?
Tornar-se um analista bem-sucedido tem competências empresariais essenciais e conhecimentos especializados que avançarão os objetivos de uma empresa e contribuirão para a competitividade restante em uma economia complexa. Essas habilidades básicas incluem:
- Comunicação escrita e verbal, incluindo habilidades técnicas de redação
- Compreensão de conceitos de engenharia de sistemas
- A capacidade de realizar a análise de custo/benefício
- Desenvolvimento de caso de negócios
- Técnicas e métodos de modelagem
- Liderança
O que faz um supervisor, no geral?
O título de supervisor normalmente é aplicado a uma função gerencial de primeira linha ou inferior, muitas vezes em configurações industriais ou administrativas. A designação do supervisor é menos comum hoje em dia do que em épocas anteriores, onde o trabalho real de observar colegas de trabalho de perto era considerado uma tática de gerenciamento necessária. Ainda assim, há uma variedade de papéis e vocações hoje onde a designação e o papel de supervisor ainda existe.
Funções de um supervisor
Um supervisor é responsável pelo desempenho do dia a dia de um pequeno grupo. Pode ser uma equipe, um departamento ou um turno de trabalho. Normalmente, o supervisor tem experiência no que o grupo faz e ganhou o cargo com base na crença da administração de que ele ou ela é capaz de orientar a equipe.
As tarefas comuns de supervisão incluem:
- Ajudar a equipe a entender metas e objetivos de desempenho
- Treinar ou garantir que os trabalhadores sejam treinados adequadamente para seus papéis específicos
- Programação de horas de trabalho e turnos
- Coordenação da rotação de trabalho e treinamento cruzado
- Fornecer feedback em tempo real sobre o desempenho do trabalhador.
- Compartilhar atualizações da empresa, resultados financeiros e novos objetivos com os membros da equipe.
- Ajudar na resolução de emergências. Por exemplo, um problema de qualidade ou com um cliente pode ser escalado para o supervisor da equipe para resolução
- Identificar e resolver problemas no local de trabalho, incluindo atrasos ou ausências.
- Fornecer relatórios e atualizações de atividades para o gerenciamento.
- Assistir às atividades de contratação e demissão, embora muitas vezes o supervisor exija a aprovação gerencial de todas as novas contratações ou demissões.
Como se tornar um supervisor?
A função de supervisor é aquela em que o indivíduo deve ter uma excelente compreensão do trabalho da equipe e também uma compreensão das tarefas e atividades de um gerente. O supervisor é muitas vezes escolhido pela equipe de trabalho porque a gerência aprecia sua ética de trabalho, a atitude da empresa e o compromisso com a qualidade. As organizações muitas vezes exigem indivíduos promovidos a papéis de supervisão para participar de treinamento de gerenciamento de primeira linha ou linha de frente, onde eles aprendem importantes habilidades de comunicação e gerenciamento.
Desafios para os supervisores
O papel de um supervisor é muitas vezes um desafio. O novo supervisor geralmente deve navegar a transição incomum de ser um dos membros da equipe para ser o indivíduo responsável por orientar o trabalho, oferecendo feedback construtivo e até mesmo redigir, disciplinar ou demitir um colega ou amigo de longa data. Em vez de ser um membro da equipe, o indivíduo, como supervisor, faz parte da administração. Esta transição é muitas vezes extremamente desconfortável para todas as partes.
Uma grande parte do papel do supervisor envolve oferecer feedback, tanto construtivo quanto positivo, sendo o ser construtivo o mais desafiador para a maioria dos indivíduos entregar.
Se o treinamento não foi oferecido, muitos supervisores relatam lutar com a entrega de feedback construtivo.
No papel de supervisor, o indivíduo é responsável pelo desempenho da equipe, que oferece pressão acima e além do nível que ele ou ela pode ter experimentado como membro da equipe.
Muitas vezes, o supervisor é responsável pela equipe e desempenho geral, mas tem relativamente pouca autoridade direta sem obter suporte gerencial.
Melhores Práticas de Supervisores bem-sucedidos
Eles entendem a importância do desenvolvimento da equipe, e eles trabalham duro para apoiar sua equipe.
Eles trabalham para ganhar a credibilidade e o apoio dos membros da equipe.
Eles se concentram na criação de uma cultura onde a prestação de contas e a justiça estão presentes em cada encontro.
Eles apoiam o desenvolvimento profissional e treinamento de seus membros da equipe.
Eles protegem sua equipe e muitas vezes se mantêm visivelmente responsáveis por erros ou contratempos.
Eles trabalham duro para dominar a arte e a ciência de fornecer feedback efetivo e construtivo.
Entenderam as posições? Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos respondê-las com carinho!
Sobre o autor
André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.
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