O que significa KPI? Com exemplos!
O KPI significa Key performance Indicator ou indicador de desempenho chave, uma medida quantificável de desempenho ao longo do tempo para um objetivo específico. Os KPIs fornecem alvos para as equipes alcançarem, marcos para avaliar o progresso e insights que ajudam as pessoas em toda a organização a tomar melhores decisões.
De finanças e RH a marketing e vendas, os principais indicadores de desempenho ajudam todas as áreas da empresa a avançar no nível estratégico.
Métricas vs KPI: significado
Embora os principais indicadores e métricas de desempenho estejam relacionados, eles não são os mesmos. Aqui está uma explicação rápida:
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Os KPIs são os principais alvos que você deve rastrear para causar o maior impacto nos resultados estratégicos dos negócios. Os KPIs apoiam sua estratégia e ajudam suas equipes a se concentrarem no que é importante. Um exemplo de um indicador de desempenho importante é “novos clientes direcionados por mês”.
As métricas medem o sucesso das atividades comerciais diárias que apoiam seus KPIs. Enquanto eles afetam seus resultados, eles não são as medidas mais críticas. Alguns exemplos incluem “visitas mensais de lojas” ou “downloads de white paper”.
Por que os KPIs – Key Performance Indicator – são importantes?
Os KPIs são uma maneira importante de garantir que suas equipes estejam apoiando os objetivos gerais da organização. Aqui estão algumas das maiores razões pelas quais você precisa de indicadores de desempenho importantes.
Mantenha suas equipes alinhadas: se medindo o sucesso do projeto ou o desempenho dos funcionários, os KPIs mantêm as equipes se movendo na mesma direção.
Forneça uma verificação de saúde: os principais indicadores de desempenho fornecem uma visão realista da saúde da sua organização, desde fatores de risco a indicadores financeiros.
Faça ajustes: os KPIs ajudam você a ver claramente seus sucessos e fracassos para que você possa fazer mais do que está funcionando e menos do que não é.
Responsabilize suas equipes: verifique se todos fornecem valor com indicadores de desempenho importantes que ajudam os funcionários a acompanhar seu progresso e ajudar os gerentes a avançar.
Tipos de KPIs
Os principais indicadores de desempenho vêm em muitos sabores. Enquanto alguns são usados para medir o progresso mensal em relação a uma meta, outros têm um foco de longo prazo. A única coisa que todos os KPIs têm em comum é que estão ligados a objetivos estratégicos. Aqui está uma visão geral de alguns dos tipos mais comuns de KPIs.
1. Estratégico
Esses indicadores de desempenho importantes monitoram as metas organizacionais. Os executivos geralmente procuram um ou dois KPIs estratégicos para descobrir como a organização está a qualquer momento. Os exemplos incluem o retorno do investimento, receita e participação de mercado.
2. Operacional
Esses KPIs normalmente medem o desempenho em um período mais curto e estão focados em processos e eficiências organizacionais. Alguns exemplos incluem vendas por região, custos médios mensais de transporte e custo por aquisição (CPA).
3. Funcional
Muitos indicadores de desempenho importantes estão vinculados a funções específicas, tal financiamento ou TI. Embora possa acompanhar o tempo de resolução ou o tempo de atividade média, os KPIs funcionais rastreiam a margem de lucro bruto ou o retorno dos ativos. Esses KPIs funcionais também podem ser classificados como estratégicos ou operacionais.
4. Adiantado vs Atrasados
Independentemente do tipo de indicador de desempenho chave que você define, você deve saber a diferença entre indicadores adiantados e indicadores atrasados. Embora os principais KPIs possam ajudar a prever resultados, os KPIs atrasados rastreiam o que já aconteceu. As organizações usam uma mistura de ambos para garantir que estejam rastreando o que é mais importante.
Como desenvolver KPIs?
Com tantos dados, pode ser tentador medir tudo – ou pelo menos coisas mais fáceis de medir. No entanto, você precisa ter certeza de que está medindo apenas os principais indicadores de desempenho que ajudarão você a alcançar suas metas de negócios. O foco estratégico é um dos aspectos mais importantes da definição do KPI. Aqui estão algumas práticas recomendadas para o desenvolvimento dos KPIs certos.
1. Defina como os KPIs serão usados
Converse com pessoas que usarão o relatório KPI para descobrir o que desejam alcançar e como as usarão. Isso o ajudará a definir KPIs relevantes e valiosos para os usuários empresariais.
2. Amarre-os a objetivos estratégicos
Se seus KPIs não se relacionam com o que você está tentando alcançar em seus negócios, você está perdendo tempo. Embora possam estar relacionados a uma função comercial específica, como RH ou marketing, todos os principais indicadores de desempenho devem vincular diretamente as metas gerais de negócios.
3. Escreva KPIs inteligentes
Os KPIs mais eficazes seguem a fórmula inteligente comprovada. Verifique se eles são específicos, mensuráveis, atingíveis, realistas e com tempo limitado. Alguns exemplos incluem “Crescer as vendas em 5% ao trimestre” ou “Aumentar os resultados líquidos em 25% nos próximos três anos”.
4. Mantenha-os claros
Todos na organização devem entender seus KPIs para que possam agir sobre eles. É por isso que a alfabetização de dados é tão importante. Quando as pessoas entendem como trabalhar com dados, podem tomar decisões que moverão a agulha na direção certa.
5. Planeje iterar
À medida que sua empresa e clientes mudarem, pode ser necessário revisar seus principais indicadores de desempenho. Talvez certos não sejam mais relevantes ou você precise ajustar com base no desempenho. Certifique -se de ter um plano para avaliar e fazer alterações nos principais indicadores de desempenho quando necessário.
6. Evite sobrecarga de KPI
A inteligência de negócios deu às organizações acesso a montes de dados e visualização de dados interativos, facilitando a medição de tudo e qualquer coisa. Lembre-se de que a principal definição do indicador de desempenho se refere aos objetivos mais importantes. Evite a sobrecarga do KPI, concentrando-se nas medidas mais impactantes.
Passos para uma estratégia KPI mais forte
Se seus principais indicadores de desempenho não estão entregando os resultados que você espera, é hora de ajustar sua estratégia. Aqui estão três coisas que você pode fazer para garantir que as pessoas de toda a organização saibam o que seus KPIs significam e como usá-los para tomar decisões orientadas a dados que afetam seus negócios.
1. Selecione os KPIs que mais importam
Para ter certeza de que você está medindo o que importa, você deve incluir um equilíbrio dos indicadores de liderança e atraso. Os indicadores de atraso ajudam a entender os resultados por um período de tempo, como vendas nos últimos 30 dias. Os principais indicadores ajudam a prever o que pode acontecer com base nos dados, permitindo que você faça ajustes para melhorar os resultados.
2. Crie uma cultura orientada por KPI
Os principais indicadores de desempenho não significam muito se as pessoas não entenderem o que são e como usá-las (incluindo o que o acrônimo do KPI significa). Aumente a alfabetização de dados em sua organização, para que todos trabalhem em direção a metas estratégicas. Eduque os funcionários, atribuam-lhes KPIs relevantes e use uma melhor plataforma de BI da categoria para manter todos tomando decisões que impulsionam seus negócios.
3. Itere
Mantenha seus principais indicadores de desempenho atualizados, revisando-os com base nas mudanças de mercado, clientes e organizacionais. Encontre-se regularmente para revisá-los, examinar de perto o desempenho para ver se os ajustes precisam ser feitos e publique quaisquer alterações que você faça para que as equipes estejam sempre atualizadas.
Exemplos de KPI
Toda unidade de negócios possui indicadores de desempenho importantes que os ajudam a acompanhar o progresso. Muitas organizações usam painéis KPI para ajudá-los a visualizar, revisar e analisar suas métricas de desempenho, tudo em um só lugar. Aqui estão alguns exemplos de KPI por departamento, incluindo uma visão do painel de cada um.
1. Finanças
De despesas e receita à margem e gerenciamento de caixa, os gerentes financeiros têm muitas opções quando se trata de rastrear o progresso financeiro. Aqui estão alguns exemplos a serem considerados ao definir seus próprios indicadores de desempenho.
Margem de lucro bruto (e %)
Margem de lucro operacional (e %)
Margem de lucro líquido (e %)
Taxa de despesas operacionais
Razão de capital de giro
2. Vendas
Garanta que suas equipes estejam cumprindo metas de vendas, rastreando e revisando regularmente os principais indicadores de desempenho de vendas, incluindo os leads, oportunidades, vendas fechadas e volume. Aqui estão alguns exemplos de KPIs para equipes de vendas:
Novos leads de entrada
Novas oportunidades qualificadas
Valor total do pipeline
Volume de vendas por local
Valor médio do pedido
3. Marketing
Suprimento de gastos com marketing, taxas de conversão e outros indicadores de sucesso de marketing, definindo claramente os principais indicadores de desempenho e alinhando -os com os objetivos estratégicos da sua organização. Aqui estão alguns KPIs de marketing para você começar.
Leads qualificados de marketing (MQLS)
Leads qualificados de vendas (SQLS)
Taxas de conversão (para metas específicas)
Programa social ROI (por plataforma)
Retorno sobre gastos com anúncios (roas)
Saiba mais sobre KPIs de marketing
4. Os principais indicadores de desempenho
Desde os ingressos de suporte até o tempo de inatividade do servidor, os principais indicadores de desempenho podem ajudar a manter as equipes responsáveis e alertá-las para quaisquer problemas em potencial que entrem na linha. KPIs para equipes de TI podem incluir alvos como o seguinte:
Total de apoio
Tickets de suporte aberto
Tempo de resolução do ingresso
Tempo de inatividade relacionado à segurança
Custo versus receita
Tickets reabertos
5. Atendimento ao Cliente
Os líderes de atendimento ao cliente devem rastrear o progresso relacionado a clientes, funcionários e finanças. Além disso, os principais indicadores de desempenho devem cobrir metas de curto e longo prazo, incluindo tempos de resposta de suporte, satisfação do cliente e outros que ajudam a atingir os objetivos do serviço.
Taxa de resolução de primeiro contato
Tempo médio de resposta
Agentes de suporte mais ativos
Custo por conversa
Pontuação do esforço do cliente
Qual é a melhor definição de KPI?
Os principais indicadores de desempenho (KPIs) são metas que ajudam a medir o progresso em relação aos seus objetivos mais estratégicos. Embora as organizações possam ter muitos tipos de métricas, os KPIs são alvos que são “essenciais” para o sucesso do seu negócio.
Quais são os diferentes tipos de KPIs?
Os principais indicadores de desempenho podem ser estratégicos ou operacionais e se aplicar a unidades de negócios específicas. Por exemplo, o financiamento rastreia a taxa de crescimento da receita e a margem de lucro líquido, as vendas mede as vendas e as vendas líquidas por região, o atendimento ao cliente rastreia a pontuação da promoção líquida e o tempo médio de resolução e o marketing pode medir a relação de tráfego e líder e custo por lead. Os principais indicadores de desempenho operacional podem incluir o atendimento de pedidos várias vezes para o mercado.
Como você define KPIs?
Existem muitos fatores a serem considerados ao desenvolver seus principais indicadores de desempenho (KPIs). Aqui estão alguns a ter em mente: defina como eles serão usados, amarre-os a objetivos estratégicos, mantenha-os inteligentes (específicos, mensuráveis, atingíveis e com tempo limitado), torne-os compreensíveis, ajuste-os conforme necessário e tome cuidado apenas para Meça as coisas mais importantes.
Quais são os melhores KPIs para usar?
Embora todas as organizações sejam diferentes, existem algumas maneiras de criar indicadores importantes de desempenho de alto desempenho: inclua um equilíbrio dos indicadores de liderança e atraso, crie uma cultura orientada por KPI aumentando a alfabetização de dados e revise regularmente e ajuste seus principais indicadores de desempenho como seu público, mercado e mudança de negócios.
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Sobre o autor
André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.
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