Regras para o uso de uniforme no trabalho e por quê é importante!

Em Recursos Humanos por André M. Coelho

Mesmo durante os anos de guerra, as pessoas muitas vezes optavam por ter a melhor aparência quando saíam, o que frequentemente incluía meias, luvas, ternos duplos, chapéus e similares. Os homens costumavam usar ternos no escritório, com casacos e chapéus também. Antes de 1950, era uma época de formalidade para a pessoa média, mesmo quando as pessoas só tinham uma oferta limitada de roupas. Mas agora, o vestuário está aberto à interpretação e, com a era das empresas de tecnologia vestindo camisetas, alguns funcionários não sabem o que é e o que não é apropriado para o escritório.

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Hoje, as regras de uniforme são importantes, e o uso deles no ambiente de trabalho não apenas melhora a identidade da empresa como pode garantir a segurança dos empregados.

Regras para uso de uniforme no trabalho e termo de responsabilidade

Estabelecer regras para o uso de uniforme no trabalho vai gerar custos para a empresa. Mas apenas se ela demandar o uso de uniforme no ambiente de trabalho. Assim, a empresa deverá fornecer o uniforme ou pagar pelos custos desse uniforme. No caso do estabelecimento de normas para o uso de roupas no trabalho, a empresa não é obrigada a dar uma ajuda de custo, nem sequer comprar os uniformes. Mesmo que haja algum custo para a empresa, estabelecer o uso de uniformes ou padrão de roupa será muito útil para a imagem da empresa e para o marketing.

No caso da empresa fornecer o uniforme, ela deverá entregar o uniforme junto a um termo de responsabilidade pelo uniforme entregue. Nesse termo deve estar o nome do funcionário, o dia da entrega do uniforme, o estado das peças entregues, responsabilidade por conta de danos, regras para uso e a assinatura de quem recebeu e quem entregou o uniforme. Ao devolver o uniforme, um termo semelhante deverá ser assinado pelo funcionário, confirmando a entrega de todas as peças. Todos esses documentos devem ser entregues em duas vias, uma para a empresa e uma para o funcionário.

Uso de uniforme na empresa gera um visual mais inteligente

O código de vestimenta nem sempre é sinônimo de uniforme, mas, dependendo da sua indústria, você pode considerar um uniforme como uma forma de os funcionários parecerem mais inteligentes e combinarem com a marca da sua empresa. Quer você siga a rota do uniforme ou não, estabelecer o que as pessoas devem usar é uma boa ideia. Em sua política, defina os tipos de aparência que você preferiria. Se todos devem usar ternos, então diga. Se as camisetas estiverem ok, desde que não sejam rasgadas e pareçam adequadas, diga isso também. Muitos escritórios sugerem que um visual “casual de negócios” é melhor, mas “casual de negócios” é vago, portanto, seja mais específico sobre o que ele consiste. É calça colorida cáqui para homens com camisas de botão e calças com blusas femininas? Dê aos funcionários uma ideia realista do que eles devem usar para garantir que todos tenham uma aparência inteligente. Usar fotos e imagens com exemplos ajuda bastante.

Uniformes e regras para roupas estabelecem adequação

Você pode ter um funcionário aparecendo no escritório com short de ginástica curto e outra garota aparecendo em um vestido que parece mais apropriado para uma noite de sexta-feira na cidade, então um código de vestimenta pode servir para delinear adequação; No entanto, essa parte da política é complicada, já que você não quer entrar em território discriminatório e apenas promulgar políticas que afetam as mulheres (ou seja, não muita maquiagem, roupas não muito apertadas, saias não muito curtas, sem decote, etc.) porque é sexista e injusto. Certifique-se de que as políticas permitem que os funcionários saibam o que é esperado, sem isolar nenhuma pessoa.

Uniformes estabelecem a marca da empresa

Se você usa uniformes, pode estabelecer uma marca da empresa com um código de vestimenta. Entre em qualquer McDonald’s, por exemplo, e você verá todos os funcionários usando uniformes até os calçados. Os funcionários são facilmente reconhecíveis se um cliente precisar de ajuda. Para as empresas de fachada, baseadas no cliente, ter um uniforme que estabeleça a marca da empresa pode ser uma excelente ideia; no entanto, certifique-se de ter informações sobre os funcionários nesse ponto, ofereça opções uniformes e garanta que o uniforme seja elegante e confortável – e lisonjeie a maioria dos tipos de corpo.

Se sua empresa não tem capital para uniformes, pode estabelecer padrões de roupas e usar chapéus, lenços, adesivos ou cartões de identificação à mostra para identificar os funcionários.

Regras de uniforme

O uniforme de trabalho deve ter regras para o uso pois garante que a identidade da empresa seja mantida, além da segurança dos trabalhadores. (Foto: theperseusgroupllc.com)

Fortaleça a unidade da empresa com padrões de vestimentas

Assim como equipes esportivas e escolares usam uniformes para criar união, as empresas podem ter um código de vestimenta que promova a pertença. Uniformes e códigos de vestuário podem fazer com que as pessoas se sintam pertencentes, fora das linhas de classe e gênero. Se os funcionários sentirem que estão trabalhando para atingir as mesmas metas da empresa, usando uma aparência unificada (seja um traje uniforme ou profissional), eles se sentirão mais alinhados com os valores da empresa.

Uniforme e vestimentas podem aumentar a produtividade

Estudos mostram que usar “trajes de trabalho” específicos tem um impacto mental na produtividade individual. Observando que certas roupas têm significado simbólico para as pessoas, então, assim como usar uma roupa de ginástica, pode fazer as pessoas se sentirem mais em forma e concentradas para trabalhar, usar um traje de trabalho específico fará com que as pessoas se sintam mais concentradas. Considere como a maioria das pessoas muda depois do trabalho. O ato psicológico de trocar de roupa permite que as pessoas percebam que estão “de folga”. Além disso, “sua teoria apóia a ideia de que ficaríamos mais concentrados ao usar roupas de trabalho e poderíamos estar mais alerta cognitivamente do que se Portanto, não importa o seu código de vestimenta definido – do casual ao formal – dar aos seus funcionários um “traje de trabalho” definitivo impacta positivamente na produtividade.

Trajes de trabalho devem priorizar a segurança

Para certas indústrias onde o EPI é necessário, políticas de uniformes podem estabelecer vestimentas seguras. Mesmo, por exemplo, na indústria da hospitalidade, roupas seguras podem incluir uniformes ou roupas de negócios com algo como um crachá para determinar a que portas e prédios os funcionários tem acesso. Um código de vestimenta pode diferenciar entre aqueles que estão nos lugares certos e errados e aqueles que pertencem ou não em determinadas áreas. Por exemplo, você não usaria um terno para cozinhar em uma cozinha, mas usaria uma jaqueta de chef e calças de cozinheiro porque o terno ficaria quente demais e pegaria fogo, tornando a escolha insegura. Delinear sua política de uniforme pode destacar questões de segurança que os funcionários podem não ter considerado em setores como manufatura, serviço de alimentação, hospitalidade e até mesmo para o escritório.

Regras de uniforme podem garantir orgulho e responsabilidade

Se um funcionário faz parte de uma equipe de vendas de alta potência, por exemplo, e todo mundo usa roupas de força bem adaptadas e há aquela pessoa que usa roupas que não combinam, esse senso de orgulho, responsabilidade e imagem da empresa diminuído. Ter um código de vestimenta no local de trabalho garantirá orgulho e responsabilidade entre os funcionários, pois todos saberão que representam sua empresa e usarão seu traje de trabalho com orgulho – seja apenas uma diretriz até o uniforme.

Embora as opiniões dos códigos e uniformes de vestimenta do local de trabalho sejam uma mistura de avaliações positivas e negativas, um código de vestimenta no local de trabalho estabelece limites e regras que farão com que todos os funcionários se sintam confortáveis ​​em geral. O código de vestimenta da sua empresa pode ser uma política informal, não escrita, flexível para manter os funcionários felizes, ou que você possa contratar trabalhadores e delinear uma política acordada mais formalmente. Não acorde de repente um dia, anunciando que todo mundo tem que usar poliéster, camisetas verdejantes e calças que não fazem jus à empresa, porque, se os seus funcionários estiverem desconfortáveis ​​e não quiserem usar as roupas que você fornece ou aplica, você Terá uma força de trabalho menos produtiva e menos feliz. Mas se você mantiver as opiniões de todos a bordo e incluir os funcionários no processo de tomada de decisão do código de vestuário, um código de vestimenta funcionará bem para você.

Você acha que um código de vestimenta é ideal para o seu negócio? Já tentou reunir com a equipe para saber o que fazer?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

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