Serviço social: o que faz? Qual o salário?
As perspectivas de carreira e o alcance salarial mostram estabilidade e crescimento à medida que mais empregos estão abertos todos os anos para profissionais de serviço social de todos os setores. Uma carreira no serviço social pode cobrir uma ampla gama de ocupações em vários ambientes de trabalho.
Serviço social: o que faz?
Qualquer trabalho que gire em torno de corrigir questões sociais pode ser considerado trabalho social. Os assistentes sociais geralmente trabalham com crianças e famílias, aquelas com deficiência, abuso de substâncias ou questões criminais ou que recebem assistência médica. Além disso, os assistentes sociais trabalham para agências governamentais, escolas, departamentos de polícia e instalações médicas.
Leia também
Faculdade de serviço social e habilidades profissionais
Os interessados em uma carreira em serviço social em qualquer cenário podem ter um diploma focado no serviço social. Associado, bacharelado, mestrado e doutorado são todas as opções. A maioria das posições requer um diploma de bacharel.
As posições de trabalho de campo geralmente precisam de um diploma de bacharel ou mestrado, além de várias horas supervisionadas sob um assistente social sênior. Os diplomas normalmente abrem apenas posições fundamentais de nível básico que giram em torno do trabalho de escritório e tarefas administrativas em um governo. Portanto, é melhor entrar no campo com um diploma de bacharel.
Às vezes, os indivíduos podem atingir posições de assistente social sem um diploma em serviço social, mas em um campo semelhante. Por exemplo, áreas semelhantes geralmente incluem educação, serviços humanos, justiça criminal ou aconselhamento. O grau apropriado, neste caso, pode variar dependendo do local e do tipo de serviços necessários.
Outras habilidades para os assistentes sociais
Os empregadores também estão procurando outras habilidades, incluindo o desejo de ajudar os outros e melhorar suas vidas. Sem surpresa, as habilidades sociais e o carisma são essenciais na resolução de conflitos e na solução de problemas. Os assistentes sociais geralmente lidam com clientes e situações desafiadores e devem lidar com ambas as de acordo.
Os assistentes sociais não são advogados, mas devem ter algum conhecimento prático das leis e regulamentos aplicáveis. Eles possuem práticas regulatórias rigorosas e geralmente aparecem no tribunal por vários casos.
Carreiras no serviço social
Os assistentes sociais trabalham em várias funções e em muitas instituições diferentes. Os institutos estatais que lidam com os casos de abuso ou assistência social são os principais empregadores de assistentes sociais. Infelizmente, esses trabalhos geralmente são as opções mais baixas.
As secretarias de educação são o próximo maior empregador de assistentes sociais. Os assistentes sociais escolares geralmente lidam com casos de educação especial. Eles também trabalham com crianças atualmente em assistência estatal para garantir que obtenham os serviços educacionais necessários.
Esses assistentes sociais costumam ser uma ponte entre o lar e a vida acadêmica de uma criança. Eles também são conselheiros de orientação que ajudam jovens na graduação, entrada da faculdade e
Assistentes sociais em hospitais
Os hospitais são o terceiro maior empregador de assistentes sociais. Cada hospital tem pelo menos um assistente social. Esses indivíduos ajudam os pacientes a cumprir suas metas de atendimento e os ajudam com a documentação de seguros e outras tarefas para concluir o lado legal ou de clerical de sua visita.
Nos casos em que são necessários serviços de atendimento a longo prazo ou pacientes ambientais adicionais, o assistente social do hospital ajudará pacientes e famílias a estabelecer a situação de cuidados intensivos. Eles podem fornecer informações ou entrar em contato com várias instituições ou fornecedores em nome do paciente.
Perspectiva de carreira com um diploma avançado em serviços sociais
Aqueles com doutorado em serviço social geralmente se formam no trabalho de campo. Muitos trabalham para agências governamentais como analistas ou por universidades como professores. Essas posições geralmente são muito mais gerenciáveis que o trabalho de campo e geralmente têm salários mais altos. No entanto, a demanda por essas posições é muito baixa em comparação com o trabalho de campo.
Aqueles com um nível de doutorado de educação podem se sentir frustrantemente super-qualificados para posições de trabalho de campo, mas incapazes de encontrar uma posição no nível de sua educação. A maioria dos assistentes sociais possui mestrado.
Salário de serviço social
O salário pelo serviço social não é pobre nem excelente. O salário médio está entre 2 e 3 salários mínimos. As posições mais bem remuneradas estão no sistema educacional, serviços de saúde mental e ambientes hospitalares.
Um grau de nível superior geralmente resulta em salários mais altos, mas não necessariamente. As perspectivas de carreira e o salário são muito mais dependentes do local do emprego e da instituição empregadora. A antiguidade também desempenha um papel significativo.
Outros benefícios do serviço social
As posições de serviço social geralmente são muito seguras, considerando o alto faturamento da maioria dos empregos. Embora o serviço social seja uma opção de carreira exigente, as perspectivas e o salário da carreira social são ótimos. Muitos assistentes sociais se queimam depois de apenas alguns anos.
No entanto, aqueles com boa auto-ajuda e estratégias de enfrentamento podem durar no campo e experimentar as muitas alegrias de ajudar as pessoas a obter sucesso e estabilidade em suas vidas.
A maioria das posições de serviço social é de tempo integral e vem com os benefícios usuais. Os assistentes sociais seniores também podem ter horários flexíveis ou auto-dirigidos. Eles geralmente escolhem quando e como atendem ao seu número de casos e geralmente serão livres para trabalhar independentemente da supervisão direta.
O que acham da carreira de serviço social? Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!
Sobre o autor
André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.
Veja também
Biomedicina é uma boa carreira?
Como calcular o tempo de serviço?
Qual o impacto das redes sociais na sociedade?
Como você se vê daqui a 5 anos? Como responder?