Técnico em nutrição e dietética, o que faz? Qual salário?
Você está interessado no campo da saúde, e particularmente em ajudar as pessoas a fazer melhores escolhas alimentares? Você pode considerar uma carreira como técnico em nutrição e dietética. Vamos entender como é a carreira e os ganhos possíveis nessa escolha podem te trazer.
O que é um técnico de nutrição e dietética?
Técnicos em nutrição e dietética são profissionais de bem-estar que desenvolvem planos nutricionais para promover a saúde, tratar doenças ou prevenir doenças. Eles ajudam as pessoas a assumir o controle de sua saúde, ajudando -as a entender como fazer melhores escolhas sobre a comida que comem. Mudanças positivas na dieta podem ajudar a reduzir o risco de obesidade, diabetes, doenças cardíacas e outros problemas de saúde.
Leia também
- O que faz o responsável técnico? Quais as atribuições?
- Técnico judiciário, o que faz? Concurso e o que estudar!
O que faz um técnico em nutrição e dietética?
O trabalho de um técnico em nutrição e dietética envolve o planejamento de refeições, fornecendo terapia nutricional e ajudar os clientes a levar estilos de vida saudáveis.
Os técnicos dietéticos podem promover uma alimentação saudável por meio de sessões de aconselhamento, durante as quais podem instruir pacientes, clientes e suas famílias a escolher e preparar alimentos saudáveis. Frequentemente, sob a orientação de nutricionistas registrados, os técnicos podem preparar planos nutricionais para pacientes e clientes em uma variedade de contextos, incluindo hospitais, casas de repouso, instituições, agências comunitárias de saúde ou consultório particular.
Os técnicos em nutrição e dietética podem planejar e preparar refeições dos pacientes, pedir alimentos e suprimentos, fornecer terapia nutricional de direção e documentar a ingestão de pacientes. Eles também educam os prestadores de serviços de saúde, grupos comunitários ou estudantes sobre nutrição por meio de programas e sessões de treinamento. Eles podem desenvolver, implementar ou recomendar programas de nutrição para indivíduos e grupos com base em avaliações de necessidades alimentares.
Os técnicos em nutrição e dietética também podem consultar outros profissionais de saúde sobre modificações ou restrições alimentares que melhor promoverão a saúde do paciente e se encaixam em outros métodos de tratamento para condições e doenças.
Funções do técnico em nutrição e dietética
Os deveres de trabalho de um técnico em nutrição e dietética em vários ambientes de trabalho podem incluir:
Empresas de alimentos – supervisionando práticas de saneamento e segurança alimentar, ajudando a desenvolver menus e preparar análises nutricionais e etiquetas de alimentos
Clubes de saúde – Educar clientes sobre como a comida afeta a saúde e a aptidão geral de alguém
Programas de saúde comunitária/agências de saúde pública – Desenvolvendo o currículo de um programa de nutrição e ensinando essas aulas ao público
Restaurantes, lanchonetes (em escolas, hospitais e corporações) – Gerenciando funcionários do serviço de alimentação, participando do lado financeiro da gestão de serviços de alimentação, preparando orçamentos, compra de alimentos e ajudando a preparar alimentos
Hospitais, instalações de cuidados de longo prazo, clínicas de saúde e instalações de pesquisa – trabalhando em aspectos de prevenção da nutrição, triagem de clientes, coletando dados de clientes e auxiliando o nutricionista registrado no fornecimento de serviços de terapia de nutrição médica aos clientes
O curso técnico em nutrição e dietética é para você?
Técnicos em nutrição e dietética têm personalidades distintas. Eles tendem a ser indivíduos sociais, o que significa que são gentis, generosos, cooperativos, pacientes, atenciosos, prestativos, empáticos, tatos e amigáveis. Eles se destacam em socializar, ajudar os outros e ensinar. Alguns deles também são investigativos, o que significa que são intelectuais, introspectivos e curiosos.
Como é o local de trabalho de um técnico em nutrição e dietética?
Os técnicos em nutrição e dietética trabalham ao lado de nutricionistas registrados em hospitais, lares de idosos, instalações de cuidados de longo prazo, escolas, creches, clínicas de gerenciamento de peso, agências governamentais e prisões.
Alguns técnicos em nutrição e dietética trabalham em consultório particular, desenvolvendo menus saudáveis para pacientes individuais. Alguns se concentram na educação, no ensino de crianças, mães e outras pessoas a importância da nutrição adequada.
Outros trabalham no setor de serviços de alimentação, ajudando os fornecedores a criar alimentos preparados mais saudáveis e garantir que os rótulos de alimentos sejam precisos. Outros técnicos dietéticos trabalham em escritórios ou agências governamentais, que é um ambiente mais limpo e menos estressante do que uma cozinha comercial.
Os técnicos em nutrição e dietética podem trabalhar todos os tipos de horas, principalmente de manhã cedo e nos fins de semana e férias, e devem aderir a padrões rigorosos de segurança e limpeza.
Como se tornar um técnico em nutrição e dietética?
O primeiro passo para escolher uma carreira é garantir que você esteja realmente disposto a se comprometer a seguir a carreira. Você não quer perder seu tempo fazendo algo que não deseja fazer.
Para se tornar um técnico em nutrição e dietética, os indivíduos interessados podem optar por concluir um diploma de associado de dois anos em um programa aprovado pelo MEC, fazer cursos de educação continuada e fazer estágio na área. Um bom programa inclui diversas horas de experiência em prática supervisionada em vários programas comunitários, cuidados de saúde e instalações de serviço de alimentos.
Qual o salário do técnico em nutrição e dietética?
A média salarial de um técnico em nutrição e dietética é de até 2 salários mínimos. O teto salarial fica entre 3 e 4 salários mínimos, possivelmente maior se o indivíduo buscar uma formação de ensino superior na área de nutrição.
Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!
Sobre o autor
André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.
Veja também
Curso técnico de farmácia: valor, quanto tempo dura, e mais!
Técnico em eletrotécnica: salário e carreira
10 Trabalhos com Horários Flexíveis! Escolha o seu!
Curso técnico agrícola: como escolher? Qual preço?