Por que trabalhar com vendas pode lhe ajudar em qualquer carreira?
O sucesso vem do domínio de um conjunto de habilidades que podem ser aplicadas a qualquer posição, campo ou empresa em que você segue sua carreira. Quando você pratica e fortalece essas habilidades em seu trabalho, você vai subir ao topo muito mais rápido, tornando toda a jornada muito mais prazerosa e eficiente. Uma das vantagens de trabalhar com vendas é que todas essas habilidades são trabalhadas constantemente, mesmo que você esteja trabalhando por um baixo salário, em um emprego temporário. Afinal, toda experiência pode ter muito a ensinar, e saber o que você deve aprender ao trabalhar com vendas diretas vai ajudar bastante para subir mais rápido na carreira.
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Negociação
Vendas é a base de todo o sucesso de qualquer negócio. Você está sempre vendendo, mesmo que o seu contrato não inclua vendas diretas. Você vende durante as atividades de marketing, reuniões de equipe, atendimento ao cliente, gestão de produtos, conferências, desenvolvimento de negócios, engenharia, experiência do usuário e muito mais. Uma base sólida na habilidade de vendas pode dar-lhe uma ampla vantagem sobre seus colegas e concorrentes. Se você não trabalhou com vendas ainda, tente começar a trabalhar com vendas por catálogo, para começar a aprender a negociar condições de pagamento, atendimento, negociação, descontos e muito mais.
Competências transferíveis
Trabalhando com vendas, você tem a oportunidade de absorver competências transferíveis. Estas vão te dar a capacidade de ver a sua experiência passada sob uma nova luz. Essa experiência pode ser tão variada quanto o trabalho voluntário, um emprego em tempo integral, o seu hobby de fim de semana ou um trabalho freelancer como garçom. Durante cada experiência, você adquiri habilidades que podem ser aplicadas para o seu sucesso profissional e nas vendas, esse é um processo constante. Por exemplo, como uma garçonete ou garçom, você provavelmente aprendeu habilidades de pessoas eficientes, como a comunicação rápida, atendimento ao cliente e trabalho em equipe. Essa perícia interpessoal pode ser aplicada em seu próximo trabalho de relações públicas, e, na verdade, deve ser destacado em sua carta de apresentação e currículo ao se aplicar para o trabalho.
Mais importante: além de trabalhar com vendas ajudar muito nessas competências, você estará constantemente aprendendo a ter empatia, que é se colocar no lugar da outra pessoa. Você vai aprender como o consumidor pensa e, assim, estará sempre focado em melhorar a experiência para quem compra.
A capacidade de perguntar
Você já deve ter chegado em uma loja e ido embora porque nenhum vendedor te atendeu, mesmo com vendedores disponíveis. Quem sabe trabalhar com vendas de roupas, principalmente, sabe que não se pode deixar um cliente sem atendimento, ou é venda perdida. Principalmente em uma época onde muitos querem fazer carreiras públicas, a arte de perguntar tem sido deixada de lado. E ao formar, quando a pessoa cai de paraquedas em uma carreira privada, o profissional não faz perguntas para apresentar suas ideias, não pede um aumento ou promoção, não pede aumento de metas ou para assumir maiores responsabilidades. A pergunta é a base para “sair da caixa”, principalmente para quem é tímido. Pois é partir da pergunta que você sai da sua zona de conforto. E é perguntando ao cliente que entra na sua loja que você faz com que uma visita “só para dar uma olhadinha” possa se tornar uma grande venda. Faça perguntas e deixe sempre as pessoas responderem antes de complementar com mais uma pergunta.
Programação
Você não precisa saber como fazer a nova revolução na internet, mas uma compreensão básica de como ela funciona e como softwares e aplicativos são construídos, pode ser uma vantagem para mudar o jogo. Um número crescente de cargos exigem conhecimento técnico, mas, mesmo se o seu trabalho não requer que você seja técnico, você deve saber o que está acontecendo sob o capô. O conhecimento vai ajudá-lo a interagir com as equipes de desenvolvimento e engenharia, bem como manter as expectativas mais realistas. Tente fazer pequenos projetos paralelos para se familiarizar com os conceitos de programação, como a construção de um blog. Ou escolher uma das muitas aulas online gratuitas disponíveis online. Mas como aprender isso nas vendas?
Quem trabalha com vendas em loja já conhece bem os temidos aplicativos e programas de gestão de estoque e vendas. Uma boa parte deles é lento e faltam muitas funções básicas para ajudar os vendedores. Porém, por não saberem como o programa funciona, o direcionamento que os vendedores dão para os gestores do sistema é, geralmente, ruim, o que acaba resultando em um programa ruim também. Entender os processos de vendas e como um programa é feito para atender à esses processos vai ajudar bastante na sua carreira. E no Brasil, principalmente para quem sabe trabalhar com vendas pela internet, as oportunidades de emprego só tem crescido.
Habilidades de comunicação
Habilidades de comunicação escrita e oral são básicas, mas isso não significa que eles não são difíceis de dominar. Pense em maneiras de desafiar a si mesmo e ajustar como você escrever um e-mail ou se comporta durante uma venda. Por exemplo, você não deve, em hipótese alguma, conversar com alguém quando você ou a outra pessoa estão com raiva ou frustrados. Isso é muito comum em ambientes de vendas de alta competitividade, e pode espantar um cliente rapidamente. Eu mesmo já fui embora de uma loja quando dois vendedores discutiram sobre “de quem era a venda”, ao invés de esperar a venda ser concretizada para depois conversarem.
Mesmo que vendas exijam um certo dinamismo, você deve aprender que a paciência para dar um “puxão de orelha” no momento certo nos colegas de trabalho vai te dar amizades pro resto da vida, além de muitas vendas garantidas.
Habilidades interpessoais
A capacidade de ser um jogador de equipe é tão fundamental para o seu trabalho que há poucas coisas melhores para se concentrar. Habilidades interpessoais são apenas uma maneira elegante de dizer como você se dá bem, relaciona-se e se comunica com os outros. Pense sobre como se tornar mais simpático. Você pode tentar imitar a linguagem corporal das pessoas com quem você está falando, repetindo as suas ideias e opiniões de volta para eles e realmente ouvindo. Mas tenha em mente que todas as dicas e truques do mundo não vão ajudar se você não tem interesse genuíno em ter empatia com o seu cliente ou seu colega de trabalho em vendas.
Habilidades de gerenciamento de projetos
Ao trabalhar com vendas externas, é muito comum ter uma meta de vendas mensal. Quem vende há mais tempo, sabe que para conseguir cumprir essas metas, a melhor estratégia é dividir a meta de vendas mensal para uma meta semanal e uma diária. Existem também detalhes dessas metas, que pode ser vender logo um produto ou serviço com poucas vendas, e por aí vai. Com projetos, é a mesma habilidade, pois você consegue dividir o projeto em partes menores, que são facilmente executáveis. Se você tiver a capacidade de priorizar e fazer as coisas, saber quais metas são mais importantes e devem ter prioridade.
Por exemplo, ao fazer vendas de produtos perecíveis, você sabe que quando está perto do prazo de validade, os produtos devem ser vendidos mais rapidamente com promoções. Entender como isso te ajuda na sua meta vai te ajudar também na carreira, priorizando o que é mais urgente e se planejando melhor para evitar que a situação se repita.
Espírito vendedor
Muitas grandes empresas começaram quando alguém teve que trabalhar com vendas em casa. Esse é o espírito empreendedor, e os empregadores valorizam cada vez mais pessoas que podem tomar a iniciativa e fazem um projeto do início ao fim. Com o espírito empreendedor, você aprende a tomar riscos calculados, ter idéias novas executar tudo com precisão. Ofereça sua ajuda, melhore processos na empresa, ajude seu chefe estando sempre um passo à frente. É assim que você aumenta suas vendas e é assim que você cresce na sua carreira.
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A capacidade de ser curioso
Para realmente se destacar em uma empresa, você deve sempre estar olhando para melhorar, tanto individualmente como em equipe. Aprimore suas habilidades de pensamento inquisitivo, fazendo perguntas como “por quê?” e “como?” a seus empregadores, seus clientes e a si mesmo. Todos irão apreciar o seu interesse e sede de conhecimento. Embora possa ser difícil de abrir-se, inicialmente, e admitir que você não sabe tudo, a curiosidade ajuda a fortalecer a auto-confiança. Como resultado, você vai aprender novas idéias e habilidades de trabalho que vão te seguir por toda carreira.
Em um emprego de vendas, você pode ser curioso conversando com o gerente, com os colegas de trabalho, com vendedores mais experientes. Pela internet, existem fóruns, grupos de discussão, blogs e cursos que podem, constantemente, te ajudar a crescer profissionalmente. Melhor ainda, de graça!
Capacidade de gerar resultados
Você quer trabalhar com vendas autônomo. Se você não vende, não ganha nada. Portanto, você tem que vender sempre. Você deve saber quais são seus objetivos e como você fará para alcançá-los. Esta habilidade requer que você sintetize muitas de suas outras habilidades em uma camada intensa de paixão e foco. Estabelecendo metas e superando-as, você será um melhor vendedor e, com certeza, um melhor profissional.
Como você acha que vendas podem te ajudar a ser um melhor profissional? Já teve alguma experiência importante como vendedor que te ajudou? Como foi a experiência e o que você aprendeu com ela?
Sobre o autor
André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.
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Um comentário para: “Por que trabalhar com vendas pode lhe ajudar em qualquer carreira?”
Guilherme
Muito boa matéria, irei utilizar este conhecimento numa estrevista de emprego para assistente comercial, amanhã.